Page 33 - Revista EAA - Edição 60
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luz inócua e dispersa se projeta para o
exterior do farol. Um sistema de segu-
rança integral e de vários níveis evita
a saída direta do laser. Por causa da
similaridade com a luz diurna, o olho
humano percebe esta luminosidade de
maneira agradável.
Os faróis a laser estão acoplados a
um mecanismo de regulagem automá-
tica do alcance do facho de luz, capaz
de manter constante a altura de proje-
ção mesmo se o carro estiver subindo
ou descendo uma ladeira, no limite de
carga máxima admissível ou somente A iluminação a laser estabelecerá um novo nível de referência em
com o motorista a bordo. O assistente relação à segurança, à eficiência e ao desenho dos veículos
de ativação das luzes de longo alcance,
que funciona de maneira digitaliza-
da e com ajuda de câmeras, evita que E no Brasil...
o sistema a laser cegue os motoristas Enquanto as mais recentes tecnologias de iluminação automobilística têm sua
dos carros que trafegam à frente ou em aplicação acelerada em mercados mais desenvolvidos, no Brasil damos ainda os
primeiros passos com a utilização de LEDs convencionais em lanternas traseiras. É bem
sentido contrário.
verdade que para itens de iluminação menores como luzes auxiliares de freio ou piscas
Durante a fase de desenvolvimen-
laterais em espelhos retrovisores, o uso de LEDs já está totalmente consolidado, mas
to, ainda segundo a BMW, o desafio em componentes maiores ainda há
dos engenheiros consistiu em adaptar muito espaço para o crescimento
a nova tecnologia de iluminação às de sua utilização. Já existem, é
verdade, alguns veículos nacionais
exigências específicas para a aplicação
com lanternas traseiras a LED, o que
automobilística, de maneira que fun- prenuncia uma tendência gradual
cionasse de forma confiável em qual- para novos projetos. Mas em um
quer ambiente climático, sobre qual- mercado como o nosso, muito
quer tipo de pavimento e durante toda sensível a preço, ainda é maior o
número de soluções que utilizam
a vida útil do veículo.
como fonte de luz as tradicionais
Apresentado como conceito no lâmpadas.
Salão de Detroit de 2011, o BMW i8 Na parte frontal do veículo
teve as primeiras oito unidades entre- um item que tem chamado a
atenção dos usuários brasileiros e que utiliza LEDs é o dispositivo DRL (do inglês
gues aos consumidores no início de
Daytime Running Light, ou Luz de Rodagem Diurna), montado junto com os faróis ou
junho deste ano, na fábrica de veícu-
incorporado aos mesmos. Tal componente, que teve seu conceito criado na Europa e
los elétricos da marca, localizada em hoje é obrigatório por lá, cumpre o papel de estar continuamente ativado durante o
Leipzig, no leste da Alemanha, com dia, permitindo a fácil visualização
preço básico de US$ 135.925 (equi- do veículo por quem dirige em
sentido contrário e por pedestres.
valente a R$ 300.394,00) – o que não
Alguns veículos nacionais e uma
inclui o sistema de faróis a laser, ofere-
imensa gama de importados já
cido como equipamento opcional. incorporam esse componente
que, mais do que se apresentar
OLED, a iluminação orgânica esteticamente muito agradável,
cumpre, principalmente, uma
Outra novidade da fabricante com
importante função de segurança.
sede em Munique são os diodos orgâ-
Fernando Herrera Neto
nicos de emissão de luz, também cha-
CEO OLSA America
mados simplesmente OLED, os quais
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