Page 15 - Revista EAA - Edição 62
P. 15

linha Renault em um segmento que
           vem crescendo a passos largos no
           Brasil, e onde a marca está ausente?
           Se viável, em que prazo isso poderia
           ser feito?
           Murguet - O showcar Duster Oroch
           é uma demonstração do interesse da
           Renault pelo segmento das picapes,
           sempre levando em conta a evolução
           das necessidades dos clientes. Para
           atingir o nosso objetivo de chegar a
           8% de mercado vamos entrar em no-
           vos segmentos.

           EAA - Parte do sucesso de Logan e
           Sandero está no fato de que eles são
           carros de bom porte para a categoria.
           Eles não merecem uma versão mais
           potente (mantendo-se o 1,6 litro atual
           para as versões mais baratas) ou de
           caráter mais esportivo?
           Murguet - O Logan e o Sandero são   de produtos no país. Em eficiência   EAA – A propósito, que papel
           produtos importantes que podem ter   energética, hoje temos seis carros   e competências a área de
           uma gama maior. Certamente, outras   destacados com nota  “A” (menor   desenvolvimento de produtos no
           novidades virão.                  consumo de combustível) no Progra-  Brasil assume com o programa Inovar-
                                             ma Brasileiro de Etiquetagem Veicu-  Auto?
           EAA - O que está faltando para    lar (PBEV), elaborado pelo Instituto   Murguet -  No  Complexo  Ayrton
           o Fluence, que é um bom carro,    Nacional de Metrologia, Qualidade e   Senna, encontra-se o Renault Tecno-
           conquistar o consumidor brasileiro?   Tecnologia (Inmetro), além do carro   logia Américas (RTA), um centro de
           Isso passa pela parte tecnológica ou   com motor a combustão mais econô-  engenharia estruturado em 2007, que
           trata-se do gosto brasileiro?     mico do Brasil, o Renault Clio. Além   conta hoje com cerca de 600 enge-

           Murguet - Acabamos de lançar o novo   disso, somos reconhecidos também   nheiros no Brasil focados em novas
           Fluence 2015 com mais design, mais   pelo  Programa  Nacional  da  Racio-  tecnologias, entre elas as que permi-
           tecnologia e mais segurança. Ele sem-  nalização do Uso dos Derivados do   tem a construção de motores cada vez
           pre foi um dos melhores sedãs do país   Petróleo e do Gás Natural (Conpet),   mais econômicos e eficientes - graças
           e, agora, está ainda mais forte. O nosso   devido aos resultados obtidos no   ao trabalho do RTA, como mencio-
           objetivo é estar no Top 5 do segmento   desenvolvimento de veículos mais   namos anteriormente, a Renault se
           que tem mais de 10 concorrentes.  eficientes. Os modelos Clio, Novo   destaca no Programa Brasileiro de
                                             Sandero 1.0 e Novo Logan 1.0,     Etiquetagem Veicular e no Conpet.
           EAA - O Inovar-Auto já teve reflexos   além da nota “A” no PBEV, também   Já o Renault Design América Latina
           nas atividades da Renault? Eficiência   atendem aos critérios de melhor efi-  (RDAL), inaugurado em 2008, está
           energética e desempenho são os focos   ciência energética e, por isso, foram   localizado na cidade de São Paulo.
           de desenvolvimento?               merecedores do selo Conpet, entre-  Trata-se do primeiro estúdio de de-
           Murguet -  A Renault se enquadra   gue à Renault durante o último Salão   sign  da marca no continente ame-
           perfeitamente no Inovar-Auto em   do Automóvel de São Paulo. Toda a   ricano, colocando o Brasil no seleto
           termos de produção, integração local   estrutura de desenvolvimento que te-  grupo de cinco países escolhidos para
           (temos um índice de nacionaliza-  mos hoje no Brasil está trabalhando   abrigarem os centros de criação nessa
           ção de 80%) e de desenvolvimento   para os desafios futuros.        área em todo o mundo.         n

                                                                                                           15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20