Page 19 - Revista EAA - Edição 62
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KX, o Dongfeng mundial
A chinesa Dongfeng aproveitou a edição deste ano do Sa-
lão da Hanover para apresentar o seu passaporte mundial, o
rodoviário KX. “Com esse produto, vamos expandir os nos-
sos negócios e estabelecer novas conexões com o mercado
da Europa Oriental, África, Oriente Médio, Ásia-Pacífico
e América Latina”, afirmou Huang Gang, presidente da
Dongfeng Veículos Comerciais. Equipado com trem de
força que permite baixo consumo de combustível e redu-
zido nível de emissões, segundo a fábrica, o Dongfeng KX
também oferece bom acabamento e uma lista de itens de
série que inclui ar-condicionado e sistemas de segurança
ativa, além de recursos de proteção aos ocupantes previstos
pela legislação europeia. A marca também exibiu os mode-
los KL, KC e KR.
VW Tristar é multiuso
Assinada pela Volkswagen Veículos Comerciais, a picape- 30 mm em relação ao solo, que pode ser usado tanto para ven-
-conceito Tristar combina características de utilitário esporti- cer terrenos acidentados, quanto para compensar o peso adi-
vo e de veículo de transporte. Para tanto, o modelo dispõe de cionado pela carga. Com o propósito de servir também como
tração integral permanente e bloqueio do diferencial do eixo um home-office sobre rodas, a Tristar oferece cabine estendi-
traseiro, além de um dispositivo que eleva a carroceria em mais da, que, além dos faróis de LED e bancos giratórios de couro,
vem equipada com tela no console, mesa com tablet de 20”,
sistema para videoconferência, apoio para refeição e, como em
qualquer bom escritório, uma máquina de café expresso.
MAN TGX hybrid
A MAN também apresentou um conceito híbrido de seu
modelo TGX de longa distância. O caminhão será movi-
do por um sistema paralelo, composto pelo motor Diesel
de 446 cv e por outro, elétrico, de 177 cv. O motor elétri-
co atua como um alternador quando o caminhão está em
ponto morto ou freando. A caixa de câmbio MAN Tip-
Matic transfere a potência para o eixo traseiro. A energia
recuperada é armazenada em uma bateria de íons de lítio
com capacidade para aproximadamente 3,8 kW•h. O TGX
híbrido usa essa energia para aumentar o torque do motor
Diesel. Desta forma, nas subidas, o motor a combustão pode
ser usado na rotação mais econômica, pois o torque adicio-
nal evita que se tenha de reduzir as marchas, beneficiando a
economia de combustível.
O conceito híbrido do TGX foi concebido para otimizar
o custo total para o transportador. O foco, nesse caso, é a
economia de combustível por meio da diminuição das tro-
cas de marcha e da recuperação da energia cinética durante
as frenagens e declives. Testes mostram que esta configu-
ração tem potencial para poupar até 8% de combustível, e
reduzir, na mesma proporção, a emissão de CO 2.
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