Page 19 - Revista EAA - Edição 62
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KX, o Dongfeng mundial
           A chinesa Dongfeng aproveitou a edição deste ano do Sa-
           lão da Hanover para apresentar o seu passaporte mundial, o
           rodoviário KX. “Com esse produto, vamos expandir os nos-
           sos negócios e estabelecer novas conexões com o mercado
           da Europa Oriental, África, Oriente Médio, Ásia-Pacífico
           e América Latina”, afirmou Huang Gang, presidente da
           Dongfeng  Veículos Comerciais. Equipado com trem de
           força que permite baixo consumo de combustível e redu-
           zido nível de emissões, segundo a fábrica, o Dongfeng KX
           também oferece bom acabamento e uma lista de itens de
           série que inclui ar-condicionado e sistemas de segurança
           ativa, além de recursos de proteção aos ocupantes previstos
           pela legislação europeia. A marca também exibiu os mode-
           los KL, KC e KR.

           VW Tristar é multiuso
           Assinada pela  Volkswagen  Veículos Comerciais, a picape-  30 mm em relação ao solo, que pode ser usado tanto para ven-
           -conceito Tristar combina características de utilitário esporti-  cer terrenos acidentados, quanto para compensar o peso adi-
           vo e de veículo de transporte. Para tanto, o modelo dispõe de   cionado pela carga. Com o propósito de servir também como
           tração integral permanente e bloqueio do diferencial do eixo   um home-office sobre rodas, a Tristar oferece cabine estendi-
           traseiro, além de um dispositivo que eleva a carroceria em mais   da, que, além dos faróis de LED e bancos giratórios de couro,
                                                              vem equipada com tela no console, mesa com tablet de 20”,
                                                              sistema para videoconferência, apoio para refeição e, como em
                                                              qualquer bom escritório, uma máquina de café expresso.

                                                              MAN TGX hybrid
                                                              A MAN também apresentou um conceito híbrido de seu
                                                              modelo TGX de longa distância. O caminhão será movi-
                                                              do por um sistema paralelo, composto pelo motor Diesel
                                                              de 446 cv e por outro, elétrico, de 177 cv. O motor elétri-
                                                              co atua como um alternador quando o caminhão está em
                                                              ponto morto ou freando. A caixa de câmbio MAN Tip-
                                                              Matic transfere a potência para o eixo traseiro. A energia
                                                              recuperada é armazenada em uma bateria de íons de lítio
                                                              com capacidade para aproximadamente 3,8 kW•h. O TGX
                                                              híbrido usa essa energia para aumentar o torque do motor
                                                              Diesel. Desta forma, nas subidas, o motor a combustão pode
                                                              ser usado na rotação mais econômica, pois o torque adicio-
                                                              nal evita que se tenha de reduzir as marchas, beneficiando a
                                                              economia de combustível.
                                                                 O conceito híbrido do TGX foi concebido para otimizar
                                                              o custo total para o transportador. O foco, nesse caso, é a
                                                              economia de combustível por meio da diminuição das tro-
                                                              cas de marcha e da recuperação da energia cinética durante
                                                              as frenagens e declives. Testes mostram que esta configu-
                                                              ração tem potencial para poupar até 8% de combustível, e
                                                              reduzir, na mesma proporção, a emissão de CO 2.

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