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ra traseira. O sistema de gerenciamento da carga integrado
                                                              à carroceria identifica o tipo de mercadoria transportada,
                                                              também por meio de sensores, e indica qual a distribuição
                                                              mais adequada dos volumes no seu compartimento.

                                                              Renault Optifuel
                                                              Entre as muitas novidades exibidas no estande da marca
                                                              francesa, a Renault Trucks levou para o IAA deste ano uma
                                                              maquete do veículo-laboratório Optifuel Lab 2, que reúne
                                                              uma série de tecnologias destinadas à redução do consumo
                                                              e prepara, segundo o fabricante, o futuro para os seus cami-
                                                              nhões de série. Construído a partir do modelo de série Re-
                                                              nault T, como evolução do Optifuel Lab 1, apresentado em
                                                              2009, o carro, atualmente, está em circulação para avaliar os
                                                              ganhos de consumo que podem ser conseguidos, cujos valo-
                                                              res serão anunciados no primeiro trimestre do ano que vem.
                                                                 Buscando a máxima eficiência na gestão das fontes de
                                                              energia, vários acessórios do veículo foram eletrificados,
                                                              como o sistema de climatização e as bombas d´água, de
                                                              combustível e da direção. Para alimentar esses componen-
                                                              tes, foram multiplicadas as fontes de energia elétrica, com
                                                              a instalação de painéis solares (formados por 48 módulos,
                                                                               repartidos em uma superfície de 40 m²
                                                                               e com rendimento 30% superior aos
                                                                               convencionais) e a adoção de um siste-
                                                                               ma de recuperação de energia térmica
                                                                               dos gases do escapamento, baseado no
                                                                               ciclo de Rankine. “A ideia é tomar a
                                                                               menor energia possível do motor tér-
                                                                               mico”, explica Claude Covo, diretor
                                                                               do projeto. “Quando o motorista ou o
                                                                               veículo precisam de energia, um com-
                                                                               putador analisa as necessidades, encon-
                                                                               tra a fonte de energia mais disponível e
                                                                               eficaz (solar, recuperada etc.) e a distri-
                                                                               bui em tempo real.”
                                                                                  O aspecto externo do Optifuel Lab
                                                                               2 também foi trabalhado para a adequa-
                                                                               ção perfeita entre o cavalo-mecânico e
                                                                               a carreta, a fim de reproduzir o efeito
                                                                               de gota d´água, reduzindo a dispersão
                                                                               aerodinâmica e, portanto, o consumo.
                                                                               Outra inovação é o defletor de teto
                                                                               móvel, que se mantém aberto durante
                                                                               as paradas, para isolar melhor a cabine,
                                                                               e é recolhido, automaticamente, a partir
                                                                               de 50 km/h, para assegurar uma perfei-
                                                                               ta continuidade com o semirreboque.

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