Page 20 - Revista EAA - Edição 62
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IAA  HANOVER





           Volvo I-Shift Dupla Embreagem                                       o consumo de combustível ser igual
           A Volvo Trucks lançou o câmbio I-Shift Dupla Embreagem, o primeiro com   ao do I-Shift convencional, a I-Shift
           esta tecnologia para veículos pesados. Já utilizada em automóveis, o câmbio   Dupla Embreagem proporciona me-
           robotizado de dupla embreagem é composto por duas caixas de marchas uni-  nor custo de manutenção, pois, tam-
           das numa só, permitindo que sejam selecionadas duas marchas, simultanea-  bém de acordo com a fabricante, as
           mente. Assim, quando uma marcha está ativa na primeira caixa, a seguinte   mudanças  de  marcha  mais  suaves
                                             está  pré-selecionada  na  outra.  Em   reduzem o desgaste da transmissão
                                             cada troca de marcha, a embreagem   e do restante do veículo. Desenvol-
                                             ligada à primeira caixa é desaco-  vido para oferecer maior conforto
                                             plada no mesmo momento em que     para o motorista, o câmbio I-Shift
                                             a segunda embreagem é acoplada,   Dupla Embreagem também possibi-
                                             evitando, dessa forma, qualquer in-  lita a menor movimentação da carga,
                                             terrupção de potência – exceto nas   condição ideal para as operações de
                                             mudanças  de reduzida para normal,   transporte de animais e de líquidos,
                                             que ocorrem da 6a para a 7a marcha.   entre outras.
                                             A I-Shift Dupla Embreagem baseia-    O câmbio I-Shift Dupla Em-
                                             -se na I-Shift, mas a metade frontal   breagem está disponível como item
                                             da caixa de câmbio foi totalmente   opcional no  Volvo FH, com motor
                                             redesenhada e utiliza componentes   D13 Euro 6 nas versões de 460, 500
                                             completamente novos.              e 540 cv de potência.
                                                De acordo com a Volvo, o I-Shift
                                             Dupla Embreagem é especialmente   Future Truck
                                             eficaz em operações de longo curso e   Para a Mercedes-Benz, a direção au-
                                             condições que requerem muitas mu-  tônoma  aplicada  aos  caminhões  será
                                             danças de velocidade, como em subi-  uma realidade nos modelos de longa
                                             das, estradas muito sinuosas ou ain-  distância em curto espaço de tempo.
           Transmissão automatizada I-Shift  da em condução urbana. Apesar de   Antecipando a tecnologia de amanhã,
                                                                               a  empresa  desenvolveu  o  caminhão-
                                                                               -conceito  Future  Truck  2025,  equi-
                                                                               pado com um sistema de assistência
                                                                               inteligente chamado “Highway Pilot”
                                                                               (ou piloto de rodovia, em português),
                                                                               que permite, entre outras habilidades,
                                                                               que ele seja conduzido de forma total-
                                                                               mente autônoma, em velocidades de
                                                                               até 85 km/h (matéria na EAA nº 61).

                                                                               Scania é o mais verde
                                                                               Apresentando  uma  série  de  novas
                                                                               soluções, o Scania G 410 4x2 rece-
                                                                               beu o prêmio Green  Truck of the
                                                                               Year (Caminhão  Verde do Ano, em
                                                                               português), por apresentar o menor
                                                                               consumo de combustível.  O modelo
                                                                               é equipado com o motor Scania de 13
                                                                               litros, 6 cilindros em linha, com 410
                                                                               cv de potência e 219,3 kgf•m de tor-
                                                                               que, que utiliza a tecnologia SCR para

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