Page 20 - Revista EAA - Edição 62
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IAA HANOVER
Volvo I-Shift Dupla Embreagem o consumo de combustível ser igual
A Volvo Trucks lançou o câmbio I-Shift Dupla Embreagem, o primeiro com ao do I-Shift convencional, a I-Shift
esta tecnologia para veículos pesados. Já utilizada em automóveis, o câmbio Dupla Embreagem proporciona me-
robotizado de dupla embreagem é composto por duas caixas de marchas uni- nor custo de manutenção, pois, tam-
das numa só, permitindo que sejam selecionadas duas marchas, simultanea- bém de acordo com a fabricante, as
mente. Assim, quando uma marcha está ativa na primeira caixa, a seguinte mudanças de marcha mais suaves
está pré-selecionada na outra. Em reduzem o desgaste da transmissão
cada troca de marcha, a embreagem e do restante do veículo. Desenvol-
ligada à primeira caixa é desaco- vido para oferecer maior conforto
plada no mesmo momento em que para o motorista, o câmbio I-Shift
a segunda embreagem é acoplada, Dupla Embreagem também possibi-
evitando, dessa forma, qualquer in- lita a menor movimentação da carga,
terrupção de potência – exceto nas condição ideal para as operações de
mudanças de reduzida para normal, transporte de animais e de líquidos,
que ocorrem da 6a para a 7a marcha. entre outras.
A I-Shift Dupla Embreagem baseia- O câmbio I-Shift Dupla Em-
-se na I-Shift, mas a metade frontal breagem está disponível como item
da caixa de câmbio foi totalmente opcional no Volvo FH, com motor
redesenhada e utiliza componentes D13 Euro 6 nas versões de 460, 500
completamente novos. e 540 cv de potência.
De acordo com a Volvo, o I-Shift
Dupla Embreagem é especialmente Future Truck
eficaz em operações de longo curso e Para a Mercedes-Benz, a direção au-
condições que requerem muitas mu- tônoma aplicada aos caminhões será
danças de velocidade, como em subi- uma realidade nos modelos de longa
das, estradas muito sinuosas ou ain- distância em curto espaço de tempo.
Transmissão automatizada I-Shift da em condução urbana. Apesar de Antecipando a tecnologia de amanhã,
a empresa desenvolveu o caminhão-
-conceito Future Truck 2025, equi-
pado com um sistema de assistência
inteligente chamado “Highway Pilot”
(ou piloto de rodovia, em português),
que permite, entre outras habilidades,
que ele seja conduzido de forma total-
mente autônoma, em velocidades de
até 85 km/h (matéria na EAA nº 61).
Scania é o mais verde
Apresentando uma série de novas
soluções, o Scania G 410 4x2 rece-
beu o prêmio Green Truck of the
Year (Caminhão Verde do Ano, em
português), por apresentar o menor
consumo de combustível. O modelo
é equipado com o motor Scania de 13
litros, 6 cilindros em linha, com 410
cv de potência e 219,3 kgf•m de tor-
que, que utiliza a tecnologia SCR para
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