Page 18 - Revista EAA - Edição 62
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IAA HANOVER
Furgão remasterizado
A Renault também expôs o novo Master, que incorpora tec-
nologias e visual renovados. Disponível nas versões furgão,
van e chassi com cabine simples ou dupla, o modelo oferece
capacidade de carga de 2,8 a 4,5 t, câmbio manual ou ro-
botizado, e motor de 2,3 litros (adequado à norma EURO
5b+), com cinco opções de potência.
As versões com 135 cv e 165 cv trazem, de série, o sis-
tema de superalimentação biturbo, composto por um tur-
bocompressor de baixa pressão e outro de alta, que podem
trabalhar de forma sequencial ou simultânea, resultando o
aproveitamento máximo do motor em todas as faixas de ro-
tação. As outras versões do Master dispõem de 110 cv, 125
cv e 150 cv de potência.
O Renault Master também passa a oferecer o sistema
Stop&Start, que desliga automaticamente o motor enquan-
to se espera o sinal verde nos semáforos, entre outras situ-
ações. Combinado com a tecnologia biturbo, este recurso
permite a economia de até 10% no consumo de combustí-
vel, segundo a divulgação.
DAF trabalha em silêncio
A holandesa DAF apresentou o CF Silent, modelo vol- para a economia de combustível e a redução de CO 2. O
tado à aplicação urbana e, por isso, concebido para emitir pacote de baixo ruído ainda inclui o encapsulamento da
o mínimo nível de ruído, que não ultrapassa os 72 dB(A), caixa de câmbio.
tornando-o ideal para operações noturnas. Por meio de um O DAF CF Silent vem com motorização Paccar MX-
botão no painel de instrumentos, um programa eletrônico 11, de 10,8 litros, com potência de 286 cv ou 435 cv. O mo-
ativa o modo silencioso, limitando o torque e os giros do delo chega aos mercados da Europa no próximo ano, com
motor, além de efetuar as trocas de marcha em rotações tração 4x2, cabine simples ou leito, e distância entre-eixos
mais baixas – e menos ruidosas –, o que também contribui com várias opções.
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