Page 21 - Revista EAA - Edição 62
P. 21
pós-tratamento dos gases de escapamento. A transmissão
usa a caixa automatizada Opticruise, de 12 marchas, in-
tegrada ao retarder (freio-motor). Com esta configuração
e deslocando uma carga de 40 t, segundo o fabricante, o
modelo percorreu 100 km com o consumo de 23,3 litros
de diesel, ou 4,3 km/l.
Os destaques de 2015
O IAA também elegeu os veículos que mais inovaram em
tecnologias para a preservação ambiental e para a seguran-
ça, por meio de uma banca de jurados formada por jorna-
listas das mais importantes publicações europeias do setor.
Na categoria Caminhão, o Renault T foi anuncia-
do como o Truck of the Year 2015 (Caminhão do Ano
2015, em português), em função do novo desenho, que
trouxe soluções aerodinâmicas inovadoras, e ao trem de
força, também renovado, que permite ao Renault T ofe-
recer um consumo de combustível 5% menor compara-
do à versão anterior.
Já o troféu de “Ônibus do Ano 2015” foi entregue à
MAN, pelo modelo Lion’s City GL CNG, um articulado
urbano que pode rodar com GNV (gás natural veicular);
além da possibilidade de utilização de um combustível
mais limpo, o veículo também permite a economia de 15%
nas despesas de manutenção.
Por fim, entre as vans, o prêmio foi para o novo Iveco
Daily, que chega à terceira geração totalmente redesenhado
e com índice de 80% de renovação em seus componentes.
O Daily 2015 estreia uma gama de motores com ver-
sões entre 106 cv e 205 cv de potência, entre os quais a op-
ção a GNV, com 136 cv. Fora isso, é equipado com a nova
suspensão dianteira Quad-Leaf, que possibilita elevar para
100 kg a carga máxima permitida, além da Quad-Tor, que
aumenta para 2,5 t a sua capacidade total. n
21