Page 34 - Revista EAA - Edição 62
P. 34
TECNOLOGIA
A análise morfológica requer a identificação de to- o histórico da sua carteira de identi-
das as combinações das variáveis do sistema, apresenta- dade e de motorista avaliado e, após
das na tabela, ou seja, venda de energia elétrica ao con- aprovado, recebe o seu zipcard em
sumidor; local de abastecimento; público-alvo inicial. até uma semana.
Esse estudo aborda apenas as combinações pos- v Por meio do site ou de um celular
síveis que atualmente estão em operação em âmbi- o usuário escolhe: o tipo de veículo,
to mundial. Com relação ao local de abastecimento qual o tempo necessário para rea-
consideram-se as seguintes estruturas: lizar a reserva e a localidade mais
próxima para buscar o carro (ao
Eletroposto contrário das locadoras convencio-
O Eletroposto consiste em uma estrutura, seme- nais, o zipcar possui estacionamen-
lhante a dos postos de abastecimento de combus- tos espalhados pela cidade).
tível, na qual os veículos elétricos podem efetuar a v No dia e horário agendados, o usuá-
recarga das baterias. Há dois tipos de eletropostos. O primei- rio vai até o carro e segura o zipcard
ro está disponível em estacionamentos, shopping centers, hotéis etc. Tais eletro- próximo ao para-brisa para que ele,
postos estão em operação nos Estados Unidos, Europa e Japão. então, possa abrir suas portas e co-
A existência de pontos de recarga públicos confere maior liberdade aos usu- mece a usar imediatamente. Os veí-
ários, que não precisam ficar restritos aos carregadores domésticos. Assim, seria culos não possuem chave; abrem-se
facilitada a criação de mecanismos que incentivem a distribuição da carga ao com a proximidade do zipcard e se
longo do dia, evitando, assim, uma sobrecarga nos horários de pico. ligam por um botão de partida.
v Paga-se por hora ou dia de uso e na
Car sharing tarifa, preestabelecida, estão todos
Neste modelo, existe a necessidade do usuário se cadastrar em um sistema para os custos inclusos: gasolina, segu-
que possa utilizar o veículo de forma semelhante ao aluguel de carros. A seguir, a ro, taxas etc. e não existem taxas e
descrição dos passos para a utilização do zipcar (ZIPCAR, 2011). coberturas adicionais (como fazem
v O usuário faz o cadastro no site da empresa Zipcar em poucos minutos, tem as locadoras). Ao término do uso do
carro, basta devolvê-lo em um dos
pontos de estacionamento da em-
1 BATERIA As mais populares são de íon-lítio, como 2 MÓDULO DE CONTROLE Essa peça recebe presa proprietária do veículo.
as de celulares. Mas, para ter a capacidade necessária, informação do acelerador para gerenciar a
pesam cerca de 200 kg. Representam 10% a 20% do eletricidade que flui da bateria para o motor, Parte das unidades Zipcar ficam
peso do veículo, e até 40% do seu custo regulando a velocidade do carro em regiões universitárias, onde existem
poucas pessoas com carro, mas muita
gente precisa de transporte pessoal ou
de pequenas cargas. Para esse público,
a meta é conseguir alugar principal-
2 3 mente modelos elétricos, pois a grande
maioria dos trajetos não se aproxima
1
da autonomia do veículo (150 km em
média) e o custo da energia elétrica por
km fica muito baixo.
Destaca-se que o público univer-
4 5 sitário é um dos mais afetados pelo
discurso “verde” dos modelos elétricos.
3 MOTOR ELÉTRICO Transforma 4 TRANSMISSÃO No carro 5 FREIO RENERATIVO A Zipcar pode criar locais para devo-
a energia elétrica em movimento, elétrico só existe uma marcha (mais Transforma cerca de 90% do
para girar o eixo do carro e fazê-lo a ré). A força que o movimenta é calor gerado pelo atrito entre as lução dentro do campus ou até mesmo
andar. É cerca de três vezes mais diretamente proporcional a energia pastilhas e o disco do freio em permitir a escolha das cores dos veí-
eficiente que o movido a gasolina, fornecida pelo motor, então não se energia elétrica, que reabastece
além de ter metade do peso e do usam as engrenagens típicas de um a bateria e diminui a necessidade culos para combinar com as cores da
volume. E não faz barulho carro normal de recarga universidade.
34