Page 31 - Revista EAA - Edição 62
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ligados. Comparando os poluentes emitidos quando o sistema de aquecimen-
to permaneceu desligado com o sistema de aquecimento referência ligado, o
valor de hidrocarbonetos não metano com desconto do etanol não queimado
(NMHC-Etoh) apresentou uma redução em 8% e o valor de NOX apresen-
tou uma redução em 1%. O valor de CO teve acréscimo em 21% superando o
valor limite para o requisito legal Proconve L6.
Comparando os poluentes emitidos quando o sistema de aquecimento
permaneceu desligado com o sistema de aquecimento “Self Controlled Elec-
tronic Cold Start” ligado com otimização da calibração, o valor de hidrocar-
bonetos não metano com desconto do etanol não queimado (NMHC-Etoh)
apresentou redução em 23%, redução de NOx em 4% e redução de CO em
24%. Nesse caso específico, foi possível atingir nível de emissão Proconve L6
sem alteração de componentes do veículo.
Em adição a esses poluentes considerados na legislação brasileira, foram
também medidos os valores de hidrocarbonetos não metano sem descontar a
quantidade de etanol não queimado. Considerando essa condição, o sistema
“Self Controlled Electronic Cold Start” ligado conseguiu reduzir os valores
em 80%, permitindo que o veículo atingisse o limite da legislação Proconve
L6 sem o desconto do etanol não queimado. A alteração do requisito de hi-
drocarbonetos não metano sem descontar o etanol não queimado é uma das
tendências para nova regulamentação Proconve L7, demonstrando o poten-
cial da solução para novos ciclos de emissões.
Conclusão
O sistema “Self Controlled Electronic Cold Start” se mostrou como uma so-
lução inovadora, com novos conceitos de produto para sistema de aquecimen-
to com a integração de função de gerenciamento térmico do combustível, ma-
ximizando a transferência de calor entre elemento de aquecimento e etanol,
permitindo ganhos de desempenho na partida a frio e no ciclo de emissões
do veículo.
Esse projeto também demonstra a competência de inovação tecnológica
dos grupos de engenharia do produto no Brasil para principal matriz energé-
tica veicular escolhida pelo país para veículos leves. Mesmo em assuntos de
alta complexidade e com necessidade de desenvolvimento de conhecimentos
em diversas áreas como eletrônica, termodinâmica da injeção de combustível,
calibração de motores em veículos, materiais e cadeia de fornecimento, novos
produtos e conceitos foram desenvolvidos e comprovados, habilitando, inclu-
sive, a utilização da mesma tecnologia em novas condições de contorno que
estão chegando ao mercado brasileiro e global. n
*Fábio Moreira, Fernando Jun Yoshino, Heitor Moreira Cavalhieri, Roberta Jussara Silva Diniz da Cruz e
Tadeu Miguel Malagó Amaral são do Tech Center MAHLE Metal Leve S.A.
Referências
Paper SAE 2014-36-0208 “Self Controlled Electronic Cold Start for Flexible Fuel Vehicles”. Autores:
Tadeu Miguel Malagó de Amaral, Fábio Moreira, Heitor Moreira Cavalhieri, Roberta Jussara Silva
Diniz da Cruz, Werner Schadler e Fernando Jun Yoshino.
Paper SIMEA PAP45 “Self Controlled Electronic Cold Start System – Vehicle Tests Demonstration”.
Autores: Tadeu Miguel Malagó de Amaral, Heitor Moreira Cavalhieri, Marcos Cardoso Romano.
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