Page 31 - Revista EAA - Edição 62
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ligados. Comparando os poluentes emitidos quando o sistema de aquecimen-
                                             to permaneceu desligado com o sistema de aquecimento referência ligado, o
                                             valor de hidrocarbonetos não metano com desconto do etanol não queimado
                                             (NMHC-Etoh) apresentou uma redução em 8% e o valor de NOX apresen-
                                             tou uma redução em 1%. O valor de CO teve acréscimo em 21% superando o
                                             valor limite para o requisito legal Proconve L6.
                                                Comparando os poluentes emitidos quando o sistema de aquecimento
                                             permaneceu desligado com o sistema de aquecimento “Self Controlled Elec-
                                             tronic Cold Start” ligado com otimização da calibração, o valor de hidrocar-
                                             bonetos não metano com desconto do etanol não queimado (NMHC-Etoh)
                                             apresentou redução em 23%, redução de NOx em 4% e redução de CO em
                                             24%. Nesse caso específico, foi possível atingir nível de emissão Proconve L6
                                             sem alteração de componentes do veículo.
                                                Em adição a esses poluentes considerados na legislação brasileira, foram
                                             também medidos os valores de hidrocarbonetos não metano sem descontar a
                                             quantidade de etanol não queimado. Considerando essa condição, o sistema
                                             “Self Controlled Electronic Cold Start” ligado conseguiu reduzir os valores
                                             em 80%, permitindo que o veículo atingisse o limite da legislação Proconve
                                             L6 sem o desconto do etanol não queimado. A alteração do requisito de hi-
                                             drocarbonetos não metano sem descontar o etanol não queimado é uma das
                                             tendências para nova regulamentação Proconve L7, demonstrando o poten-
                                             cial da solução para novos ciclos de emissões.

                                             Conclusão
                                             O sistema “Self Controlled Electronic Cold Start” se mostrou como uma so-
                                             lução inovadora, com novos conceitos de produto para sistema de aquecimen-
                                             to com a integração de função de gerenciamento térmico do combustível, ma-
                                             ximizando a transferência de calor entre elemento de aquecimento e etanol,
                                             permitindo ganhos de desempenho na partida a frio e no ciclo de emissões
                                             do veículo.
                                                Esse projeto também demonstra a competência de inovação tecnológica
                                             dos grupos de engenharia do produto no Brasil para principal matriz energé-
                                             tica veicular escolhida pelo país para veículos leves. Mesmo em assuntos de
                                             alta complexidade e com necessidade de desenvolvimento de conhecimentos
                                             em diversas áreas como eletrônica, termodinâmica da injeção de combustível,
                                             calibração de motores em veículos, materiais e cadeia de fornecimento, novos
                                             produtos e conceitos foram desenvolvidos e comprovados, habilitando, inclu-
                                             sive, a utilização da mesma tecnologia em novas condições de contorno que
                                             estão chegando ao mercado brasileiro e global.                  n

                                             *Fábio Moreira, Fernando Jun Yoshino, Heitor Moreira Cavalhieri, Roberta Jussara Silva Diniz da Cruz e
                                                Tadeu Miguel Malagó Amaral são do Tech Center MAHLE Metal Leve S.A.

                                             Referências
                                             Paper SAE 2014-36-0208 “Self Controlled Electronic Cold Start for Flexible Fuel Vehicles”. Autores:
                                              Tadeu Miguel Malagó de Amaral, Fábio Moreira, Heitor Moreira Cavalhieri, Roberta Jussara Silva
                                              Diniz da Cruz, Werner Schadler e Fernando Jun Yoshino.
                                             Paper SIMEA PAP45 “Self Controlled Electronic Cold Start System – Vehicle Tests Demonstration”.
                                              Autores: Tadeu Miguel Malagó de Amaral, Heitor Moreira Cavalhieri, Marcos Cardoso Romano.

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