Page 29 - Revista EAA - Edição 62
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Gráfico 1 Medição  de
                 tempo de partida em baixa
                    temperatura em veículo








             Os sistemas de aquecimento tra-  sem funcionamento quanto nas fases após a partida, quando os injetores estão
           dicionais necessitam de uma unidade   trabalhando. Infelizmente, o etanol não é um dos melhores condutores térmicos
           de controle eletrônica para realizar o   existentes. Assim, para conseguir realizar essa tarefa, o trocador de calor metálico
           ajuste da temperatura. Isso ocorre por-  abriga no seu interior os semicondutores PTC. Para transferir a energia térmica
           que os elementos de aquecimento uti-  desses componentes para o combustível, o trocador de calor possui diversas aletas
           lizados apenas aquecem o combustível.   ao longo do seu corpo. Essas aletas diminuem a espessura de combustível ao má-
           A unidade de controle estima qual a   ximo possível no volume de controle permitido.
           temperatura do combustível baseado   Dessa forma, o etanol é aquecido em grande quantidade com homogeneidade
           em calibrações feitas na fase de desen-  de temperatura, evitando altas temperaturas que elevam o risco de vaporização
           volvimento do veículo e libera pulsos   de combustível. Ocorrendo a vaporização, o aquecimento do combustível é ainda
           de tensão elétrica aos aquecedores para   mais difícil pela formação de bolsas de ar no sistema e em caso extremo impe-
           seu controle. Ou seja, a utilização do   dem a partida pelo excesso de vapores de combustível que chega aos injetores.
           material semicondutor PTC elimina   Além disso, o trocador de calor se mantém aquecido mesmo na condição de fluxo
           a necessidade de unidade de controle,   contínuo de etanol, permitindo manutenção da dirigibilidade do veículo após a
           simplificando a arquitetura elétrica do   partida a frio e ganhos em emissões segundo norma NBR 7024.
           sistema, reduzindo o tempo de calibra-
           ção pela menor quantidade de mapas e
           variáveis a serem definidas na fase de
           desenvolvimento do veículo e reduzin-
           do o risco de manutenção incorreta.
             O segundo conceito é a tecnologia
           do trocador de calor metálico. Esse
           componente tem como principal fun-
           ção permitir o aquecimento de uma
           grande quantidade de etanol tanto na
           fase em que os injetores ainda estão





                Gráfico 2 Energia Consumida
               em Veículo a 10 °C baseado em
                 medição de corrente elétrica

                                                                                                           29
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