Page 29 - Revista EAA - Edição 62
P. 29
Gráfico 1 Medição de
tempo de partida em baixa
temperatura em veículo
Os sistemas de aquecimento tra- sem funcionamento quanto nas fases após a partida, quando os injetores estão
dicionais necessitam de uma unidade trabalhando. Infelizmente, o etanol não é um dos melhores condutores térmicos
de controle eletrônica para realizar o existentes. Assim, para conseguir realizar essa tarefa, o trocador de calor metálico
ajuste da temperatura. Isso ocorre por- abriga no seu interior os semicondutores PTC. Para transferir a energia térmica
que os elementos de aquecimento uti- desses componentes para o combustível, o trocador de calor possui diversas aletas
lizados apenas aquecem o combustível. ao longo do seu corpo. Essas aletas diminuem a espessura de combustível ao má-
A unidade de controle estima qual a ximo possível no volume de controle permitido.
temperatura do combustível baseado Dessa forma, o etanol é aquecido em grande quantidade com homogeneidade
em calibrações feitas na fase de desen- de temperatura, evitando altas temperaturas que elevam o risco de vaporização
volvimento do veículo e libera pulsos de combustível. Ocorrendo a vaporização, o aquecimento do combustível é ainda
de tensão elétrica aos aquecedores para mais difícil pela formação de bolsas de ar no sistema e em caso extremo impe-
seu controle. Ou seja, a utilização do dem a partida pelo excesso de vapores de combustível que chega aos injetores.
material semicondutor PTC elimina Além disso, o trocador de calor se mantém aquecido mesmo na condição de fluxo
a necessidade de unidade de controle, contínuo de etanol, permitindo manutenção da dirigibilidade do veículo após a
simplificando a arquitetura elétrica do partida a frio e ganhos em emissões segundo norma NBR 7024.
sistema, reduzindo o tempo de calibra-
ção pela menor quantidade de mapas e
variáveis a serem definidas na fase de
desenvolvimento do veículo e reduzin-
do o risco de manutenção incorreta.
O segundo conceito é a tecnologia
do trocador de calor metálico. Esse
componente tem como principal fun-
ção permitir o aquecimento de uma
grande quantidade de etanol tanto na
fase em que os injetores ainda estão
Gráfico 2 Energia Consumida
em Veículo a 10 °C baseado em
medição de corrente elétrica
29