Page 32 - Revista EAA - Edição 62
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TECNOLOGIA
Carro elétrico: tendências
e modelos de negócio
ESTUDOS CONCLUEM QUE CARROS 100% ELÉTRICOS Ao se comparar os dois tipos de
SÃO ECONOMICAMENTE VIÁVEIS, CONTUDO, O RETORNO motorização e combustíveis, conclui-
ECONÔMICO SERÁ PERCEBIDO PELO USUÁRIO APENAS -se que a eletricidade proporciona
EM LONGO PRAZO AILTON CONDE JUSSANI* veículos mais silenciosos, limpos e efi-
cientes. Adicionalmente, um carro elé-
trico deve preencher melhor os requi-
No início do século 20, os automóveis elétricos eram mais comuns do que os au- sitos de tráfego urbano. Dessa forma,
tomóveis a gasolina na maior parte das cidades americanas. Entretanto, em fun- procura-se responder, sob o ponto de
ção da indústria do petróleo possuir grande sinergia com a tecnologia do motor vista da previsão tecnológica, quais as
de combustão interna; por volta de 1905, os automóveis a gasolina começaram a principais características de um carro
tomar a dianteira em termos de popularidade e desempenho superior. elétrico familiar para deslocamentos
Dessa forma, não havia motivação para desenvolver tecnologia para o carro urbanos e os possíveis modelos de ne-
elétrico, uma vez que problemas de poluição ambiental e dependência do petróleo gócio a ele associados.
não existiam na época. Esse contexto foi alterado no início dos anos de 1970, com A relevância da pesquisa é justifi-
o surgimento da crise do petróleo, associada ao embargo imposto pela Organiza- cada em função do momento histórico
ção dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). que o setor automobilístico atraves-
Um motor de combustão interna é pouco eficiente, ou seja, apenas 30% do sa, isto é, o desenvolvimento de um
combustível é convertido em trabalho mecânico – deslocamento do veículo e dos motor que utilizará a energia elétrica
passageiros. Os 70% restantes representam energia dissipada em forma de calor. como combustível sustentável em vez
(CARNOT, 1890). Já o motor do carro puramente elétrico aproveita de 90% a do tradicional combustível fóssil não
95% da energia fornecida pela fonte. renovável. Além disso, pode-se consi-
derar que há uma carência de estudos
que analisem o problema de pesquisa
da forma como ele foi proposto.
Modelos de negócio e
análise dos resultados
As expressivas diferenças entre as
estruturas de custo dos modelos de
combustão interna de ciclo Otto e
Diesel e os diferentes tipos de veícu-
los elétricos irão, ao longo dos próxi-
mos anos, exigir diferentes modelos
de negócio na medida em que deles
se espera a solução aos três principais
problemas que inibem a penetração de
mercado destes últimos:
v eliminação ou expressiva redução
do custo de aquisição inicial;
v supressão da ansiedade de autonomia; FOTOS DIVULGAÇÃO
v equalização gradativa dos custos to-
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