Page 32 - Revista EAA - Edição 62
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TECNOLOGIA




           Carro elétrico: tendências



           e modelos de negócio





           ESTUDOS CONCLUEM QUE CARROS 100% ELÉTRICOS                             Ao se comparar os dois tipos de
           SÃO ECONOMICAMENTE VIÁVEIS, CONTUDO, O RETORNO                      motorização e combustíveis, conclui-
           ECONÔMICO SERÁ PERCEBIDO PELO USUÁRIO APENAS                        -se que a eletricidade proporciona
           EM LONGO PRAZO                                 AILTON CONDE JUSSANI*  veículos mais silenciosos, limpos e efi-
                                                                               cientes. Adicionalmente, um carro elé-
                                                                               trico deve preencher melhor os requi-
           No início do século 20, os automóveis elétricos eram mais comuns do que os au-  sitos de tráfego urbano. Dessa forma,
           tomóveis a gasolina na maior parte das cidades americanas. Entretanto, em fun-  procura-se responder, sob o ponto de
           ção da indústria do petróleo possuir grande sinergia com a tecnologia do motor   vista da previsão tecnológica, quais as
           de combustão interna; por volta de 1905, os automóveis a gasolina começaram a   principais características de um carro
           tomar a dianteira em termos de popularidade e desempenho superior.  elétrico familiar para deslocamentos
             Dessa forma, não havia motivação para desenvolver tecnologia para o carro   urbanos e os possíveis modelos de ne-
           elétrico, uma vez que problemas de poluição ambiental e dependência do petróleo   gócio a ele associados.
           não existiam na época. Esse contexto foi alterado no início dos anos de 1970, com   A relevância da pesquisa é justifi-
           o surgimento da crise do petróleo, associada ao embargo imposto pela Organiza-  cada em função do momento histórico
           ção dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).                     que o setor automobilístico atraves-
             Um motor de combustão interna é pouco eficiente, ou seja, apenas 30% do   sa, isto é, o desenvolvimento de um
           combustível é convertido em trabalho mecânico – deslocamento do veículo e dos   motor que utilizará a energia elétrica
           passageiros. Os 70% restantes representam energia dissipada em forma de calor.   como combustível sustentável em vez
           (CARNOT, 1890). Já o motor do carro puramente elétrico aproveita de 90% a   do  tradicional  combustível  fóssil  não
           95% da energia fornecida pela fonte.                                renovável. Além disso, pode-se consi-
                                                                               derar que há uma carência de estudos
                                                                               que analisem o problema de pesquisa
                                                                               da forma como ele foi proposto.

                                                                               Modelos de negócio e
                                                                               análise dos resultados
                                                                                  As expressivas diferenças entre as
                                                                               estruturas de custo dos modelos de
                                                                               combustão interna de ciclo Otto e
                                                                               Diesel e os diferentes tipos de veícu-
                                                                               los elétricos irão, ao longo dos próxi-
                                                                               mos  anos,  exigir  diferentes  modelos
                                                                               de negócio na medida em que deles
                                                                               se espera a solução aos três principais
                                                                               problemas que inibem a penetração de
                                                                               mercado destes últimos:
                                                                               v  eliminação ou expressiva redução
                                                                                 do custo de aquisição inicial;
                                                                               v  supressão da ansiedade de autonomia; FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                                               v  equalização gradativa dos custos to-

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