Page 33 - Revista EAA - Edição 62
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tais de propriedade, isto é, soma do   veículo puramente elétrico, a bateria (BEV) tenciona obter resultados decorren-
             preço pago na aquisição do carro e   tes da inovação, da eficiência energética e da responsabilidade social e ambiental
             dos custos operacionais, de manu-  – elementos fundamentais das ações voltadas para o crescimento sustentável.
             tenção, entre outros.              Adicionalmente, verificam-se benefícios tanto para pessoas físicas quanto
             Tendo em mente que o desenvolvi-  para empresas. Para motoristas e passageiros, haverá maior conforto, seja pela
           mento de um mercado sustentável de   inexistência da troca de marchas, seja pela diminuição de ruídos. Para as empre-
           veículos elétricos em qualquer região   sas, cujas garagens situam-se em ambientes fechados e até mesmo em subsolos,
           do planeta implica no desenvolvimen-  quando ocupadas com BEVs tornam-se menos sujeitas aos efeitos danosos da
           to e viabilidade de modelos de negócio   poluição do ar. Além dos benefícios da economia de combustível, ausência de
           inovadores e igualmente sustentáveis,   ruído e emissões locais, verifica-se que haverá um acréscimo nas vendas de ener-
           as seguintes questões terão de, neces-  gia elétrica.
           sariamente, ser endereçadas (KAMP-   Assim, na medida em que haja uma penetração mais densa de veículos pura-
           MAN et al, 2011):                 mente elétricos no mercado, deverão ocorrer melhorias na qualidade do serviço
           1. a presença de incertezas quanto ao   de fornecimento de energia elétrica. Há evidências de que boa parte da recarga da
             desenvolvimento tecnológico  das   bateria ocorrerá em horário noturno. Tais evidências dizem respeito ao tempo de
             baterias e a sua consequente vida   recarga das baterias, uma vez que essa atividade demonstrou consumir, em média,
             útil econômica, o que irá exigir um   sete horas no modelo i-MiEV. (MITSUBISHI, 2010).
             mercado secundário de baterias     Verifica-se que o setor de autopeças sofrerá grande transformação. Por exem-
             para fins não automobilísticos, com   plo, motores elétricos, diferentemente dos motores de combustão interna, não ne-
             consequências diretas não somente   cessitam de óleo lubrificante para diminuir o atrito interno das peças; ou radiador
             sobre seus  valores residuais, como   para diminuir a temperatura interna do motor; ou escapamento para eliminar os
             também sobre os dos modelos que   gases produzidos com a queima do combustível.
             os equipam;                        Outra forma de análise utilizada nesta pesquisa foi o emprego da matriz mor-
           2. a necessidade de mudanças de há-  fológica para analisar os prováveis modelos de negócios de comercialização do
             bitos e costumes no que tange à   carro elétrico. A análise morfológica é uma técnica não quantitativa que utiliza
             estimação consistente dos custos   um formato multidimensional para representar o cruzamento de dois, ou mais,
             totais de propriedade,  não  apenas   conceitos verbais. As dimensões são definidas pelos elementos e pelas formas
             restringindo-os à comparação de   alternativas conforme as características da questão que foi analisada (WRIGHT
             preços públicos dos veículos;   et al, 1987).
           3. a existência de um grande número   O objetivo da análise morfológica é explorar de forma sistemática os futuros
             de agentes que não somente com-  possíveis a partir da representação de todas as combinações resultantes da decom-
             petem na cadeia de valor da indús-  posição de um sistema.
             tria automobilística, como também   Cabe alertar, que nesta pesquisa, o desenvolvimento da matriz morfológica
             em outros setores econômicos, tais   foi puramente empírico, isto é, utilizaram-se os dados secundários e a experiência
             como os de geração e distribuição   que o pesquisador possui no tema. A tabela abaixo apresenta os elementos de
             de energia elétrica, empresas de ar-  análise neste estudo.
             rendamento mercantil e outras que
                                             Modelos de                  ENERGIA ELÉTRICA
             possam aportar  recursos e  capaci-                                                   PÚBLICO ALVO
                                             negócio para          VENDA AO          LOCAL DE
             tações específicas mencionadas a                     CONSUMIDOR       ABASTECIMENTO     INICIAL
                                             veículos elétricos
             seguir, nas descrições dos distintos               Pela concessionária de   Recarga domiciliar  Frotas oficiais
             modelos de negócio.                                   distribuição
                                                                                   Postos integrados
             Um veículo elétrico deve preencher                                                      Frotas de
                                                                  Por um varejista  de combustível e de
           todos os requisitos de tráfego urbano.                                   energia elétrica  empresas
           Entretanto, tais requisitos dependem                                   Postos de recarga em
                                                                Por um autoprodutor                   Táxis
           do tipo de carro e de seu tamanho. As-                                  estacionamentos
                                                                                                    Consumidor
           sim, por meio da análise efetuada, veri-                 Pré-pago         Eletropostos    individual
           ficam-se evidências de que a indústria                                  Pontos de troca de
                                                                    Pós-pago                       Carro alugado
           que resolve investir na tecnologia do                                      baterias
                                                                                                           33
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