Page 33 - Revista EAA - Edição 62
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tais de propriedade, isto é, soma do veículo puramente elétrico, a bateria (BEV) tenciona obter resultados decorren-
preço pago na aquisição do carro e tes da inovação, da eficiência energética e da responsabilidade social e ambiental
dos custos operacionais, de manu- – elementos fundamentais das ações voltadas para o crescimento sustentável.
tenção, entre outros. Adicionalmente, verificam-se benefícios tanto para pessoas físicas quanto
Tendo em mente que o desenvolvi- para empresas. Para motoristas e passageiros, haverá maior conforto, seja pela
mento de um mercado sustentável de inexistência da troca de marchas, seja pela diminuição de ruídos. Para as empre-
veículos elétricos em qualquer região sas, cujas garagens situam-se em ambientes fechados e até mesmo em subsolos,
do planeta implica no desenvolvimen- quando ocupadas com BEVs tornam-se menos sujeitas aos efeitos danosos da
to e viabilidade de modelos de negócio poluição do ar. Além dos benefícios da economia de combustível, ausência de
inovadores e igualmente sustentáveis, ruído e emissões locais, verifica-se que haverá um acréscimo nas vendas de ener-
as seguintes questões terão de, neces- gia elétrica.
sariamente, ser endereçadas (KAMP- Assim, na medida em que haja uma penetração mais densa de veículos pura-
MAN et al, 2011): mente elétricos no mercado, deverão ocorrer melhorias na qualidade do serviço
1. a presença de incertezas quanto ao de fornecimento de energia elétrica. Há evidências de que boa parte da recarga da
desenvolvimento tecnológico das bateria ocorrerá em horário noturno. Tais evidências dizem respeito ao tempo de
baterias e a sua consequente vida recarga das baterias, uma vez que essa atividade demonstrou consumir, em média,
útil econômica, o que irá exigir um sete horas no modelo i-MiEV. (MITSUBISHI, 2010).
mercado secundário de baterias Verifica-se que o setor de autopeças sofrerá grande transformação. Por exem-
para fins não automobilísticos, com plo, motores elétricos, diferentemente dos motores de combustão interna, não ne-
consequências diretas não somente cessitam de óleo lubrificante para diminuir o atrito interno das peças; ou radiador
sobre seus valores residuais, como para diminuir a temperatura interna do motor; ou escapamento para eliminar os
também sobre os dos modelos que gases produzidos com a queima do combustível.
os equipam; Outra forma de análise utilizada nesta pesquisa foi o emprego da matriz mor-
2. a necessidade de mudanças de há- fológica para analisar os prováveis modelos de negócios de comercialização do
bitos e costumes no que tange à carro elétrico. A análise morfológica é uma técnica não quantitativa que utiliza
estimação consistente dos custos um formato multidimensional para representar o cruzamento de dois, ou mais,
totais de propriedade, não apenas conceitos verbais. As dimensões são definidas pelos elementos e pelas formas
restringindo-os à comparação de alternativas conforme as características da questão que foi analisada (WRIGHT
preços públicos dos veículos; et al, 1987).
3. a existência de um grande número O objetivo da análise morfológica é explorar de forma sistemática os futuros
de agentes que não somente com- possíveis a partir da representação de todas as combinações resultantes da decom-
petem na cadeia de valor da indús- posição de um sistema.
tria automobilística, como também Cabe alertar, que nesta pesquisa, o desenvolvimento da matriz morfológica
em outros setores econômicos, tais foi puramente empírico, isto é, utilizaram-se os dados secundários e a experiência
como os de geração e distribuição que o pesquisador possui no tema. A tabela abaixo apresenta os elementos de
de energia elétrica, empresas de ar- análise neste estudo.
rendamento mercantil e outras que
Modelos de ENERGIA ELÉTRICA
possam aportar recursos e capaci- PÚBLICO ALVO
negócio para VENDA AO LOCAL DE
tações específicas mencionadas a CONSUMIDOR ABASTECIMENTO INICIAL
veículos elétricos
seguir, nas descrições dos distintos Pela concessionária de Recarga domiciliar Frotas oficiais
modelos de negócio. distribuição
Postos integrados
Um veículo elétrico deve preencher Frotas de
Por um varejista de combustível e de
todos os requisitos de tráfego urbano. energia elétrica empresas
Entretanto, tais requisitos dependem Postos de recarga em
Por um autoprodutor Táxis
do tipo de carro e de seu tamanho. As- estacionamentos
Consumidor
sim, por meio da análise efetuada, veri- Pré-pago Eletropostos individual
ficam-se evidências de que a indústria Pontos de troca de
Pós-pago Carro alugado
que resolve investir na tecnologia do baterias
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