Page 30 - Revista EAA - Edição 62
P. 30

TECNOLOGIA





           Resultados em veículos
           Após a fase de validação em laboratório, iniciaram-se os testes em veículos
           para confirmação dos ganhos na condição real da aplicação. Para a avaliação
           comparativa, o mesmo carro foi utilizado sem alteração de calibração e man-
           tendo os tempos de aquecimento de combustível antes da partida.
             Conforme indicado nos gráficos, reduções entre 13% e 18% foram obtidas
           no tempo de partida comparando o sistema “Self Controlled Electronic Cold
           Start” com o sistema de aquecimento de combustível existente no mercado.
           Nesse mesmo contexto, energias consumidas foram medidas através da instru-
           mentação da corrente elétrica utilizada pelos sistemas do início do aquecimento
           até o momento da partida. Comparando com o sistema de referência mais uma
           vez, reduções de consumo de energia entre 16% e 18% foram medidas.
             Permitindo, desta vez, alterações na calibração, o sistema “Self Controlled
           Electronic Cold Start” foi avaliado buscando redução no tempo de aqueci-
           mento do sistema. Esse item é importante nos carros que habilitam o aque-
           cimento apenas quando o usuário coloca a chave no veículo ou para as fabri-
           cantes que consideram como crítico o consumo energético do sistema. Nesse
           caso, foi possível reduzir o tempo de aquecimento em 22% sem aumento do
           tempo de partida na temperatura de 10°C. Permitindo um aumento do tempo
           de partida em níveis razoáveis, o tempo de aquecimento foi reduzido em 66%.
           Essa estratégia permitiu reduções de consumo de energia comparando com
           sistema de referência de até 72%.
             Em adição aos testes de partidas a frio em -5 °C, 0 °C e 10 °C, foram
           feitas avaliações das emissões de gases poluentes segundo norma NBR 7024
           e em temperatura ambiente por volta de 23°C para analisar o ganho do sis-
           tema de aquecimento de combustível mesmo fora da faixa de temperatura
           de utilização de um sistema de partida auxiliar a frio tradicional. Nesses tes-  Gráfico 3 Emissões de Poluentes
           tes, foram comparados os sistemas de aquecimento desligados e o sistema  conforme NBR 7024 com Sistemas
           de aquecimento referência e sistema “Self Controlled Electronic Cold Start”  de Aquecimento

































           30
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35