Page 30 - Revista EAA - Edição 62
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TECNOLOGIA
Resultados em veículos
Após a fase de validação em laboratório, iniciaram-se os testes em veículos
para confirmação dos ganhos na condição real da aplicação. Para a avaliação
comparativa, o mesmo carro foi utilizado sem alteração de calibração e man-
tendo os tempos de aquecimento de combustível antes da partida.
Conforme indicado nos gráficos, reduções entre 13% e 18% foram obtidas
no tempo de partida comparando o sistema “Self Controlled Electronic Cold
Start” com o sistema de aquecimento de combustível existente no mercado.
Nesse mesmo contexto, energias consumidas foram medidas através da instru-
mentação da corrente elétrica utilizada pelos sistemas do início do aquecimento
até o momento da partida. Comparando com o sistema de referência mais uma
vez, reduções de consumo de energia entre 16% e 18% foram medidas.
Permitindo, desta vez, alterações na calibração, o sistema “Self Controlled
Electronic Cold Start” foi avaliado buscando redução no tempo de aqueci-
mento do sistema. Esse item é importante nos carros que habilitam o aque-
cimento apenas quando o usuário coloca a chave no veículo ou para as fabri-
cantes que consideram como crítico o consumo energético do sistema. Nesse
caso, foi possível reduzir o tempo de aquecimento em 22% sem aumento do
tempo de partida na temperatura de 10°C. Permitindo um aumento do tempo
de partida em níveis razoáveis, o tempo de aquecimento foi reduzido em 66%.
Essa estratégia permitiu reduções de consumo de energia comparando com
sistema de referência de até 72%.
Em adição aos testes de partidas a frio em -5 °C, 0 °C e 10 °C, foram
feitas avaliações das emissões de gases poluentes segundo norma NBR 7024
e em temperatura ambiente por volta de 23°C para analisar o ganho do sis-
tema de aquecimento de combustível mesmo fora da faixa de temperatura
de utilização de um sistema de partida auxiliar a frio tradicional. Nesses tes- Gráfico 3 Emissões de Poluentes
tes, foram comparados os sistemas de aquecimento desligados e o sistema conforme NBR 7024 com Sistemas
de aquecimento referência e sistema “Self Controlled Electronic Cold Start” de Aquecimento
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