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FERROVIÁRIO





           motores de tração com a tecnologia de corrente alternada (CA) - que aproveitam   Entre as tecnologias voltadas à
           melhor o espaço disponível na bitola estreita em relação aos motores de corren-  eficiência, a GE Transportation criou
           te contínua (CC) – e um motor Diesel de maior eficiência energética. Também   e disponibiliza desde o ano passado o
           conforme os dados divulgados pela GE, a Evolution ES43BBi permite aumentar   GE Trip Optimizer, sistema gerencia
           em mais de 100% a capacidade de carga, enquanto o controle de tração de eixo   de forma automatizada a aceleração e
           individual assegura melhor aderência e maior confiabilidade no despacho de trens.   desaceleração da locomotiva, monito-
             Além disto, a locomotiva possibilita uma considerável diminuição de investi-  rando e controlando continuamente o
           mento na frota, já que duas ES43BBi podem substituir de três a cinco máquinas   trem para elaborar um plano ideal de
           com seis eixos. Outra vantagem apontada pela fabricante é a redução de custo   uso de combustível, utilizando cálculos
           operacional, por conta da menor despesa de manutenção exigida pela ES43BBi.   a partir de dados topográficos, mapas,
           “A nova locomotiva atenderá uma importante demanda do mercado nacional de   sinais de GPS, peso do comboio, for-
           transportar mais carga com menos custos em ferrovias de bitola métrica, além de   mação do trem e comprimento. Dessa
           ser uma oportunidade de substituir locomotivas antigas, fabricadas entre 1970 e   forma, a tecnologia promove a homo-
           1980. A ES43BBi da GE irá operar com uma maior eficiência, emitindo até 80%   geneidade na condução do trem, aju-
           a menos de poluentes”, afirma Marc Flammia, Diretor de Tecnologia da GE   da a reduzir desperdícios e a manter a
           Transportation. A Evolution ES43BBi terá índice de nacionalização superior a   operação das composições dentro do
           60% para atender as normas de financiamento do BNDES. As primeiras sete   cronograma previsto.  De acordo com
           unidades foram encomendadas pela Klabin (fabricante de papéis) e serão en-  a GE, clientes que já utilizam o sof-
           tregues no final de 2015, para a fase de testes, com início de operação comercial   tware observam economias de 3% a
           previsto para o ano seguinte.                                       17% no consumo de combustível, de-
             Paralelamente, a GE finalizou, em abril, o seu programa de validação do uso   pendendo do tipo de serviços associa-
           de biodiesel em locomotivas, o que significa que as máquinas desenvolvidas pela   dos à máquina e topografia da ferrovia,
           empresa também operem com este combustível mais limpo. Durante os testes,   o que significa que cada locomotiva
           cinco locomotivas usaram a mistura B25, composta por 25% de biocombustível   - operando com o sistema - possa re-
           e 75% de diesel comum, enquanto outras duas utilizaram a B5 (5%/95%, na   duzir emissões equivalentes a 75 auto-
           ordem). O monitoramento da frota experimental analisou amostras de óleo lu-  móveis por ano.
           brificante, combustível e inspeções de componentes em intervalos de 6, 12, 18 e   Recentemente, o GE Trip Optimizer
           24 meses após o início dos testes. Além do biodiesel, a empresa também começa   foi integrado ao RailConnect™ 360,
           a pesquisar o uso de gás natural em suas máquinas.                  conjunto de softwares combinados

                                                                               Primeiro modelo da
                                                                               EMD fabricado aqui, a
                                                                               SD70ACe, de oito eixos
                                                                               e 200 toneladas, usa o
                                                                               motor eletrônico 710,
                                                                               de 16 cilindros e atende
                                                                               aos atuais padrões de
                                                                               emissões do Tier 3


















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