Page 44 - Revista EAA - Edição 62
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FERROVIÁRIO
motores de tração com a tecnologia de corrente alternada (CA) - que aproveitam Entre as tecnologias voltadas à
melhor o espaço disponível na bitola estreita em relação aos motores de corren- eficiência, a GE Transportation criou
te contínua (CC) – e um motor Diesel de maior eficiência energética. Também e disponibiliza desde o ano passado o
conforme os dados divulgados pela GE, a Evolution ES43BBi permite aumentar GE Trip Optimizer, sistema gerencia
em mais de 100% a capacidade de carga, enquanto o controle de tração de eixo de forma automatizada a aceleração e
individual assegura melhor aderência e maior confiabilidade no despacho de trens. desaceleração da locomotiva, monito-
Além disto, a locomotiva possibilita uma considerável diminuição de investi- rando e controlando continuamente o
mento na frota, já que duas ES43BBi podem substituir de três a cinco máquinas trem para elaborar um plano ideal de
com seis eixos. Outra vantagem apontada pela fabricante é a redução de custo uso de combustível, utilizando cálculos
operacional, por conta da menor despesa de manutenção exigida pela ES43BBi. a partir de dados topográficos, mapas,
“A nova locomotiva atenderá uma importante demanda do mercado nacional de sinais de GPS, peso do comboio, for-
transportar mais carga com menos custos em ferrovias de bitola métrica, além de mação do trem e comprimento. Dessa
ser uma oportunidade de substituir locomotivas antigas, fabricadas entre 1970 e forma, a tecnologia promove a homo-
1980. A ES43BBi da GE irá operar com uma maior eficiência, emitindo até 80% geneidade na condução do trem, aju-
a menos de poluentes”, afirma Marc Flammia, Diretor de Tecnologia da GE da a reduzir desperdícios e a manter a
Transportation. A Evolution ES43BBi terá índice de nacionalização superior a operação das composições dentro do
60% para atender as normas de financiamento do BNDES. As primeiras sete cronograma previsto. De acordo com
unidades foram encomendadas pela Klabin (fabricante de papéis) e serão en- a GE, clientes que já utilizam o sof-
tregues no final de 2015, para a fase de testes, com início de operação comercial tware observam economias de 3% a
previsto para o ano seguinte. 17% no consumo de combustível, de-
Paralelamente, a GE finalizou, em abril, o seu programa de validação do uso pendendo do tipo de serviços associa-
de biodiesel em locomotivas, o que significa que as máquinas desenvolvidas pela dos à máquina e topografia da ferrovia,
empresa também operem com este combustível mais limpo. Durante os testes, o que significa que cada locomotiva
cinco locomotivas usaram a mistura B25, composta por 25% de biocombustível - operando com o sistema - possa re-
e 75% de diesel comum, enquanto outras duas utilizaram a B5 (5%/95%, na duzir emissões equivalentes a 75 auto-
ordem). O monitoramento da frota experimental analisou amostras de óleo lu- móveis por ano.
brificante, combustível e inspeções de componentes em intervalos de 6, 12, 18 e Recentemente, o GE Trip Optimizer
24 meses após o início dos testes. Além do biodiesel, a empresa também começa foi integrado ao RailConnect™ 360,
a pesquisar o uso de gás natural em suas máquinas. conjunto de softwares combinados
Primeiro modelo da
EMD fabricado aqui, a
SD70ACe, de oito eixos
e 200 toneladas, usa o
motor eletrônico 710,
de 16 cilindros e atende
aos atuais padrões de
emissões do Tier 3
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