Page 46 - Revista EAA - Edição 62
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TECNOLOGIA
O ar-condicionado
de próxima geração
À MEDIDA QUE A TECNOLOGIA DE REFRIGERAÇÃO TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA
COMPRESSÃO-VAPOR PODE VIR A SER ABANDONADA, O QUE DE “NEXT-GEN A/.C”, MATÉRIA PUBLICADA
NA REVISTA AUTOMOTIVE ENGINEERING
PODERIA VIR NO SEU LUGAR? A ARPA-E DO DEPARTAMENTO INTERNATIONAL ONLINE, VOL. 1, N° 6, 2 DE
DE ENERGIA DOS EUA ESTÁ CUSTEANDO PESQUISA PARA SETEMBRO DE 2014, TEXTO DE STEVEN ASHLEY
AJUDAR A RESPONDER A ESSA PERGUNTA STEVEN ASHLEY E TRADUÇÃO DE BOB SHARP
O sistema de ar-condicionado dos veículos usa o mesmo ciclo de resfriamento Por essa razão, a Agência de Proje-
do refrigerador de uma cozinha, uma tecnologia antiga que vem dominando as tos de Pesquisa Avançados – Energia,
aplicações de refrigeração veicular desde que as primeiras unidades de ar-condi- do Departamento de Energia (seria
cionado foram instaladas nos automóveis em meados do século passado. Todavia, como Ministério no Brasil) dos EUA
o aumento da preocupação com as mudanças climáticas levou os legisladores de (ARPA-e, a sigla em inglês) tem cus-
meio ambiente a começar um “processo de eliminação” de duas décadas para aca- teado nos últimos anos pesquisa de
bar com os refrigerantes hidrofluorcarbono (HFC), compostos sintéticos capazes vários conceitos inovadores que não
de reter mil vezes mais calor na atmosfera do que o próprio dióxido de carbono. dependem ou poderiam reduzir dras-
ticamente o uso do ciclo de compres-
Sistemas de ar- são-vapor para esfriar o ar. Muito do
condicionado apoio financeiro a esse trabalho veio
automobilístico do programa da Agência “Aumento
com esta da Eficiência Energética Através de
unidade Denso Termodispositivos Inovadores” (BE-
baseiam-se em ETIT, a sigla em inglês). Ainda que
refrigerantes que muitas dessas tecnologias emergentes
contribuem para visem o ar-condicionado de prédios
as mudanças residenciais e comerciais, algumas
climáticas e delas são potencialmente pequenas,
assim tendem a baratas e eficientes o bastante para se
desaparecer pensar em aplicações veiculares.
Mesmo que pesquisadores traba-
lhando nesse campo tenham iden-
tificado refrigerantes alternativos
para os ciclos de compressão-vapor
que representam menos ameaça de
aquecimento global, incluindo de-
terminados HFCs, hidrocabonetos,
amônia, dióxido de carbono e hidro-
fluoroleofinas, muitas dessas subs-
tâncias provocam outros malefícios
que incluem toxicidade, flamabilida- FOTOS SAE INTERNATIONAL
de, baixa eficiência ou maior comple-
xidade e custo.
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