Page 46 - Revista EAA - Edição 62
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TECNOLOGIA




           O ar-condicionado


           de próxima geração






           À MEDIDA QUE A TECNOLOGIA DE REFRIGERAÇÃO                           TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA
           COMPRESSÃO-VAPOR PODE VIR A SER ABANDONADA, O QUE                   DE “NEXT-GEN A/.C”, MATÉRIA PUBLICADA
                                                                               NA REVISTA AUTOMOTIVE ENGINEERING
           PODERIA VIR NO SEU LUGAR? A ARPA-E DO DEPARTAMENTO                  INTERNATIONAL ONLINE, VOL. 1,  N° 6, 2 DE
           DE ENERGIA DOS EUA ESTÁ CUSTEANDO PESQUISA PARA                     SETEMBRO DE 2014, TEXTO DE STEVEN ASHLEY
           AJUDAR A RESPONDER A ESSA PERGUNTA                STEVEN ASHLEY     E TRADUÇÃO DE BOB SHARP


           O sistema de ar-condicionado dos veículos usa o mesmo ciclo de resfriamento   Por essa razão, a Agência de Proje-
           do refrigerador de uma cozinha, uma tecnologia antiga que vem dominando as   tos de Pesquisa Avançados – Energia,
           aplicações de refrigeração veicular desde que as primeiras unidades de ar-condi-  do Departamento de Energia (seria
           cionado foram instaladas nos automóveis em meados do século passado. Todavia,   como Ministério no Brasil) dos EUA
           o aumento da preocupação com as mudanças climáticas levou os legisladores de   (ARPA-e, a sigla em inglês) tem cus-
           meio ambiente a começar um “processo de eliminação” de duas décadas para aca-  teado nos últimos anos pesquisa de
           bar com os refrigerantes hidrofluorcarbono (HFC), compostos sintéticos capazes   vários conceitos inovadores que não
           de reter mil vezes mais calor na atmosfera do que o próprio dióxido de carbono.  dependem ou poderiam reduzir dras-
                                                                               ticamente o uso do ciclo de compres-
           Sistemas de ar-                                                     são-vapor para esfriar o ar. Muito do
           condicionado                                                        apoio financeiro a esse trabalho veio
           automobilístico                                                     do programa da Agência  “Aumento
           com esta                                                            da  Eficiência  Energética  Através  de
           unidade Denso                                                       Termodispositivos  Inovadores”  (BE-
           baseiam-se em                                                       ETIT, a sigla em inglês). Ainda que
           refrigerantes que                                                   muitas dessas tecnologias emergentes
           contribuem para                                                     visem o ar-condicionado de prédios
           as mudanças                                                         residenciais e  comerciais, algumas
           climáticas e                                                        delas são potencialmente pequenas,
           assim tendem a                                                      baratas e eficientes o bastante para se
           desaparecer                                                         pensar em aplicações veiculares.
                                                                                  Mesmo que pesquisadores traba-
                                                                               lhando nesse campo tenham iden-
                                                                               tificado  refrigerantes  alternativos
                                                                               para os ciclos de compressão-vapor
                                                                               que representam menos ameaça de
                                                                               aquecimento global, incluindo de-
                                                                               terminados HFCs, hidrocabonetos,
                                                                               amônia, dióxido de carbono e hidro-
                                                                               fluoroleofinas, muitas dessas subs-
                                                                               tâncias provocam outros malefícios
                                                                               que incluem toxicidade, flamabilida- FOTOS SAE INTERNATIONAL
                                                                               de, baixa eficiência ou maior comple-
                                                                               xidade e custo.

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