Page 23 - Revista EAA - Edição 63
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Uma das
                                                   vantagens
                                                do VUC, além
                                                  do trânsito,
                                                  é que pode
           primento. Já no Rio de Janeiro, apesar   substituir dois
           do comprimento de 6,5 m, a largura é   ou três utilitários
           praticamente de um caminhão maior,        menores
           com 2,6 m. A altura de um  VUC
           não é regulamentada, obedecendo às
           disposições gerais da legislação, po-                                            Com carroceria
           dendo chegar aos 4,40 m. Mas essa                                                aberta para carga
           altura máxima raramente é usada,                                                 seca, útil para o
           exatamente devido à largura limitada.                                            caso de entregas
           Os problemas da falta de unificação                                              de bebidas
           são muitos. Por exemplo, um  VUC
           em Osasco não é um VUC em São
           Paulo, complicando as entregas em
           municípios mais do que vizinhos.
             Além disso, surge também a di-
           ficuldade de montar centros de dis-
                                             O mais importante em um VUC
           tribuição de carga para várias cidades
           próximas, já que cada uma adota uma   não é o peso transportado,
                                             mas sim o volume de
           medida diferente para seu VUC.
                                             carga admitido
             Como se trata de entregas urba-
           nas, geralmente os VUCs usam carro-
           ceria com configuração baú, carroceria
           fechada de alumínio, ou ainda carro-
           ceria aberta para carga seca, caso dos
           caminhões de entregas de bebidas. A
           grande vantagem do VUC, tanto para
           o trânsito como para os transporta-
           dores, é que um caminhão leve pode
           substituir dois ou três utilitários me-
           nores nas entregas.
             Quanto ao tipo de caminhão, em
           São Paulo, por exemplo, a prefeitura
           aceita registros de VUCs com mais de
           1,5 tonelada de carga e exige que o ca-
           minhão tenha sido fabricado a partir
           de 2005. Em função disso, aceita mo-
           tores que obedeçam normas de emis-
           sões de poluentes a partir de Euro 3.
             Segundo Neuto Gonçalvez dos


                                                                                                           23
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