Page 23 - Revista EAA - Edição 63
P. 23
Uma das
vantagens
do VUC, além
do trânsito,
é que pode
primento. Já no Rio de Janeiro, apesar substituir dois
do comprimento de 6,5 m, a largura é ou três utilitários
praticamente de um caminhão maior, menores
com 2,6 m. A altura de um VUC
não é regulamentada, obedecendo às
disposições gerais da legislação, po- Com carroceria
dendo chegar aos 4,40 m. Mas essa aberta para carga
altura máxima raramente é usada, seca, útil para o
exatamente devido à largura limitada. caso de entregas
Os problemas da falta de unificação de bebidas
são muitos. Por exemplo, um VUC
em Osasco não é um VUC em São
Paulo, complicando as entregas em
municípios mais do que vizinhos.
Além disso, surge também a di-
ficuldade de montar centros de dis-
O mais importante em um VUC
tribuição de carga para várias cidades
próximas, já que cada uma adota uma não é o peso transportado,
mas sim o volume de
medida diferente para seu VUC.
carga admitido
Como se trata de entregas urba-
nas, geralmente os VUCs usam carro-
ceria com configuração baú, carroceria
fechada de alumínio, ou ainda carro-
ceria aberta para carga seca, caso dos
caminhões de entregas de bebidas. A
grande vantagem do VUC, tanto para
o trânsito como para os transporta-
dores, é que um caminhão leve pode
substituir dois ou três utilitários me-
nores nas entregas.
Quanto ao tipo de caminhão, em
São Paulo, por exemplo, a prefeitura
aceita registros de VUCs com mais de
1,5 tonelada de carga e exige que o ca-
minhão tenha sido fabricado a partir
de 2005. Em função disso, aceita mo-
tores que obedeçam normas de emis-
sões de poluentes a partir de Euro 3.
Segundo Neuto Gonçalvez dos
23