Page 24 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA




















                      Com várias aplicações
                          previstas, os VUCs
                           pertencem a um
                          segmento que se
                        torna cada vez mais
                      importante: merecem
                            uma legislação
                            que uniformize
                         suas características







           Reis – mestre em engenharia de transportes e consultor da NTC&Logística –, “o   carga, que evitariam o tráfego de cami-
           importante em um VUC não é o peso transportado, mas sim o volume”.    nhões grandes próximos às cidades”.
             E as dimensões do baú devem considerar uma boa acomodação de palets,   Apesar de iniciativas do setor para a
           exatamente para otimizar a carga e facilitar sua movimentação.      padronização dos VUCs em todo país,
             Uma tarefa complexa, já que as mercadorias paletizadas tem dois padrões de   o que traria vantagens para o transpor-
           dimensões. De acordo com José Geraldo Vantine – da Vantine Logistics & Su-  te urbano de mercadorias, o especialis-
           pply Chain Consulting –, são dois tipos de palets: O PBR1 (com 1,20 m X 1,00   ta Neuto Gonçalvez vê poucas chances
           m) e o PBR2 (com 1,25 m X 1,05 m). O tempo de carga e descarga das merca-  disso ocorrer, pois existem vários con-
           dorias também é fundamental, inclusive pelas restrições de horário de entrega.   flitos legais na área. O próprio Con-
           Tanto que o frete tem uma sobretaxa quando se trata de entrega em cidade com   tran, segundo ele, não poderia interfe-
           restrições de circulação. Segundo Neuto, essa taxa, geralmente, é de 15% sobre o   rir nessas regulamentações municipais.
           frete, chegando a 20% em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro.     Mas Neuto defende que mesmo
                                                                               que não se consiga uma padronização
           Fábricas e implementos                                              nacional, pelo menos as grandes regi-
           Devido às diferentes regulamentações municipais, não se tem um numero exato   ões metropolitanas poderiam adotar
           de VUCs que rodam pelo país todo. Cada cidade tem seu registro, mas isso não é   VUCs de mesmas dimensões, o que
           repassado para um controle nacional. Para o registro do Renavam, trata-se apenas   já seria um grande avanço para me-
           de um caminhão leve, seja VUC ou não.                               lhor logística de cargas. E qual seriam
             Praticamente todos os fabricantes têm modelos de caminhões que podem ga-  as dimensões ideais de um VUC pa-
           nhar uma carroceria especial e se transformar em VUC. De acordo com Neuto, as   dronizado nacionalmente? Neuto, em
           diferentes normas municipais não chegam a ser uma restrição muito grande para   tom de brincadeira, responde à ques-
           os fabricantes, já que os caminhões são vendidos apenas com a cabine e o chassi.   tão: “Se você perguntar para os trans-
           Ou seja, quem vai enquadrar as medidas são os fabricantes de implementos, que   portadores, seria a maior possível”.
           devem criar o baú de acordo com a regulamentação local, praticamente sob en-  Isto é, com a largura permitida no Rio,
           comenda. Ainda assim, representando os fabricantes de caminhões pela Anfavea,   de 2,6 m, e o comprimento adotado
           Luiz Moan diz que “falta estímulo para a criação de centros de consolidação de   em Osasco, de 7,2 m.   ■


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