Page 24 - Revista EAA - Edição 63
P. 24
TECNOLOGIA
Com várias aplicações
previstas, os VUCs
pertencem a um
segmento que se
torna cada vez mais
importante: merecem
uma legislação
que uniformize
suas características
Reis – mestre em engenharia de transportes e consultor da NTC&Logística –, “o carga, que evitariam o tráfego de cami-
importante em um VUC não é o peso transportado, mas sim o volume”. nhões grandes próximos às cidades”.
E as dimensões do baú devem considerar uma boa acomodação de palets, Apesar de iniciativas do setor para a
exatamente para otimizar a carga e facilitar sua movimentação. padronização dos VUCs em todo país,
Uma tarefa complexa, já que as mercadorias paletizadas tem dois padrões de o que traria vantagens para o transpor-
dimensões. De acordo com José Geraldo Vantine – da Vantine Logistics & Su- te urbano de mercadorias, o especialis-
pply Chain Consulting –, são dois tipos de palets: O PBR1 (com 1,20 m X 1,00 ta Neuto Gonçalvez vê poucas chances
m) e o PBR2 (com 1,25 m X 1,05 m). O tempo de carga e descarga das merca- disso ocorrer, pois existem vários con-
dorias também é fundamental, inclusive pelas restrições de horário de entrega. flitos legais na área. O próprio Con-
Tanto que o frete tem uma sobretaxa quando se trata de entrega em cidade com tran, segundo ele, não poderia interfe-
restrições de circulação. Segundo Neuto, essa taxa, geralmente, é de 15% sobre o rir nessas regulamentações municipais.
frete, chegando a 20% em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro. Mas Neuto defende que mesmo
que não se consiga uma padronização
Fábricas e implementos nacional, pelo menos as grandes regi-
Devido às diferentes regulamentações municipais, não se tem um numero exato ões metropolitanas poderiam adotar
de VUCs que rodam pelo país todo. Cada cidade tem seu registro, mas isso não é VUCs de mesmas dimensões, o que
repassado para um controle nacional. Para o registro do Renavam, trata-se apenas já seria um grande avanço para me-
de um caminhão leve, seja VUC ou não. lhor logística de cargas. E qual seriam
Praticamente todos os fabricantes têm modelos de caminhões que podem ga- as dimensões ideais de um VUC pa-
nhar uma carroceria especial e se transformar em VUC. De acordo com Neuto, as dronizado nacionalmente? Neuto, em
diferentes normas municipais não chegam a ser uma restrição muito grande para tom de brincadeira, responde à ques-
os fabricantes, já que os caminhões são vendidos apenas com a cabine e o chassi. tão: “Se você perguntar para os trans-
Ou seja, quem vai enquadrar as medidas são os fabricantes de implementos, que portadores, seria a maior possível”.
devem criar o baú de acordo com a regulamentação local, praticamente sob en- Isto é, com a largura permitida no Rio,
comenda. Ainda assim, representando os fabricantes de caminhões pela Anfavea, de 2,6 m, e o comprimento adotado
Luiz Moan diz que “falta estímulo para a criação de centros de consolidação de em Osasco, de 7,2 m. ■
24