Page 50 - Revista EAA - Edição 66
P. 50

TECNOLOGIA




           Airbag – Efeitos dos gases


           durante a deflagração





           A PROPAGAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA                  dos efluentes decorrentes da reação
           NO BRASIL GEROU DÚVIDAS QUANTO À NOCIVIDADE                         química durante a detonação do air-
           DAS REAÇÕES QUÍMICAS DA SUA DEFLAGRAÇÃO; VEJA AS                    bag, e qual o efeito que esses gases po-
           CONCLUSÕES DE ESTUDOS NESSE SENTIDO     THIAGO BORGES MARTINS*      dem ter sobre o ser humano.
                                                                                  Existem diversos tipos de sistema de
                                                                               airbags para diferentes aplicações, e no
           No início da década de 1990, as primeiras gerações de geradores de gás piro-  mercado brasileiro encontramos, mais
           técnicos eram compostas por propelentes à base de azido de sódio que, quando   comumente, os seguintes sistemas:
           aquecido, liberava uma composição em torno de 40% de nitrogênio e 60% de   v airbags laterais, posicionados no
           outros gases. Mesmo sabendo que a detonação não ocasionava a liberação de   banco do motorista, cujo tempo de
           azido de sódio durante o enchimento do airbag, esse tipo de propelente era con-  abertura gira em torno de 10 ms;
           siderado tóxico. O fato motivou o desenvolvimento de pesquisas que avaliassem   v airbags de cortina, normalmente
           como o ser humano poderia ser afetado pelos gases liberados, especialmente   posicionados acima do forro de teto,
           com relação ao monóxido de carbono (CO), óxido nítrico (NO), dióxido de   que entram em atividade entre 25 e
           nitrogênio (NO 2), cianeto de hidrogênio (HCN), amônia (NH 3), e particulados.  40 ms;
             Nos anos seguintes, novas composições de propelentes foram desenvolvidas,   v  airbags  de  motorista  e  passageiro,
           principalmente devido às questões de manufatura do azido de sódio. Essa nova   localizados no sistema de direção e
           geração foi baseada em formações como nitrato de guanitina (CH 5N 3.HNO 3),   painel de instrumentos respectiva-
           amino-tetrozol (5AT), nitrato de amônia estabilizado (NA), entre outros. Hoje,   mente, com tempo de abertura em
           o azido de sódio não é mais usado, mas as pesquisas continuaram com os novos   torno de 30 ms.
           compostos, e novos efluentes passaram a ser avaliados.                 A bolsa do airbag é inflada por
             Com a chegada da obrigatoriedade dos airbags nos carros brasileiros, é ra-  meio de um gerador de gás, que pode
           zoável que algumas dúvidas quanto ao funcionamento e segurança do sistema   ser híbrido ou pirotécnico. O princí-
           venham à tona. Uma das questões que permeiam o debate se refere à liberação   pio do gerador híbrido se baseia em



                                                                               O processo gerador
                                                                               pirotécnico se baseia na
                                                                               detonação de pastilhas,
                                                                               conhecidas como propelentes













                                                                                                                FOTOS DIVULGAÇÃO






           50
   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55