Page 50 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA
Airbag – Efeitos dos gases
durante a deflagração
A PROPAGAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA dos efluentes decorrentes da reação
NO BRASIL GEROU DÚVIDAS QUANTO À NOCIVIDADE química durante a detonação do air-
DAS REAÇÕES QUÍMICAS DA SUA DEFLAGRAÇÃO; VEJA AS bag, e qual o efeito que esses gases po-
CONCLUSÕES DE ESTUDOS NESSE SENTIDO THIAGO BORGES MARTINS* dem ter sobre o ser humano.
Existem diversos tipos de sistema de
airbags para diferentes aplicações, e no
No início da década de 1990, as primeiras gerações de geradores de gás piro- mercado brasileiro encontramos, mais
técnicos eram compostas por propelentes à base de azido de sódio que, quando comumente, os seguintes sistemas:
aquecido, liberava uma composição em torno de 40% de nitrogênio e 60% de v airbags laterais, posicionados no
outros gases. Mesmo sabendo que a detonação não ocasionava a liberação de banco do motorista, cujo tempo de
azido de sódio durante o enchimento do airbag, esse tipo de propelente era con- abertura gira em torno de 10 ms;
siderado tóxico. O fato motivou o desenvolvimento de pesquisas que avaliassem v airbags de cortina, normalmente
como o ser humano poderia ser afetado pelos gases liberados, especialmente posicionados acima do forro de teto,
com relação ao monóxido de carbono (CO), óxido nítrico (NO), dióxido de que entram em atividade entre 25 e
nitrogênio (NO 2), cianeto de hidrogênio (HCN), amônia (NH 3), e particulados. 40 ms;
Nos anos seguintes, novas composições de propelentes foram desenvolvidas, v airbags de motorista e passageiro,
principalmente devido às questões de manufatura do azido de sódio. Essa nova localizados no sistema de direção e
geração foi baseada em formações como nitrato de guanitina (CH 5N 3.HNO 3), painel de instrumentos respectiva-
amino-tetrozol (5AT), nitrato de amônia estabilizado (NA), entre outros. Hoje, mente, com tempo de abertura em
o azido de sódio não é mais usado, mas as pesquisas continuaram com os novos torno de 30 ms.
compostos, e novos efluentes passaram a ser avaliados. A bolsa do airbag é inflada por
Com a chegada da obrigatoriedade dos airbags nos carros brasileiros, é ra- meio de um gerador de gás, que pode
zoável que algumas dúvidas quanto ao funcionamento e segurança do sistema ser híbrido ou pirotécnico. O princí-
venham à tona. Uma das questões que permeiam o debate se refere à liberação pio do gerador híbrido se baseia em
O processo gerador
pirotécnico se baseia na
detonação de pastilhas,
conhecidas como propelentes
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