Page 52 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA





           -se o IDLH (Immediately Dangerous to Life or Health), definido pela NIOSH,   Em adição ao IDLH, e ainda
           representa o padrão de exposição mais fiel a situação de colisões.  com base nos estudos realizados pela
             A melhor definição existente para o IDLH é o valor máximo a que uma pes-  indústria automobilística, foi possível
           soa possa ser submetida a uma determinada substância por 30 minutos, em um   observar que asmáticos poderiam ser
           ambiente fechado. Essa exposição não pode causar danos irreversíveis à saúde   sensíveis a níveis elevados de parti-
           ou criar efeitos nocivos como a dificuldade de respirar, irritação nos olhos, ou   culados, portanto, definiu-se o valor
           desorientação, que venham a dificultar a sua fuga do local.         de 125 mg/m³ como sendo aceitável
                                                                               para a preservação desse grupo.
                                                      Tabela e gráfico            Embora não haja nenhuma regra
                                                      mostram a comparação     legal que considere o tema, nos EUA
            Benzeno                                   dos índices limites de   a indústria automobilística elaborou
            Cloro                                     exposição do IDHL        a  norma  “SAE/USCAR  24”,  que
            Cloreto de                                com os adotados pela     define entre outras coisas, o proce-
            hidrogênio                                indústria automobilística  dimento de medição e  os valores
            Sulfato de
            hidrogênio                                                         aceitáveis para os gases e particula-
            Dióxido de                                v a AK LV3 e ISO 12097   dos.  Ao mesmo tempo, na  Alema-
            nitrogênio                                não apresentam valores de   nha, foram elaboradas as “AK LV 3”
            Amônia                                    efluentes e particulados,   e  “AK ZV 1”, enquanto em outros
                                                      mas exigem que o sistema
            Monóxido                                                           países a indústria passou a adotar a
            de carbono                                de airbag seja avaliado e
                                                      aprovado por um instituto   “ISO 12097”.
            Dióxido de
            carbono                                   independente especializado;  O que se pode concluir dessas
                                                                               análises é que os valores que estão
            Formaldeído
                                                      v os valores utilizados   sendo adotados pela indústria auto-
            Cianeto de                                pela USCAR 24 e AK ZV 1   mobilística estão em conformidade
            hidrogênio                                apresentam um fator de
            Óxido nítrico                             segurança significativo,   com os dados utilizados pelos prin-
            Fosgênio                                  sendo no máximo, metade   cipais órgãos de saúde americanos.
                                                      dos limites recomendados   E que o índice mais indicado para
            Dióxido de
            enxofre                                   pela NIOSH               comparação com o ambiente de de-
                                                                               tonação de airbag é o IDHL, defini-
                                                                               do pela NIOSH.
                                                                                  Tomando-se por base os asmá-
                                                                               ticos como o grupo mais sensível à
                                                                               deflagração do airbag, definiram-se
                                                                               valores para a sua aplicação de for-
                                                                               ma que sua saúde fosse preservada.
                                                                               Importante salientar que alguns as-
                                                                               máticos podem apresentar crises em
                                                                               função do susto decorrido do im-
                                                                               pacto do carro, e não em função da
                                                                               liberação de efluentes do sistema de
                                                                               airbags. Ou seja, os valores utilizados
                                                                               na atualidade não apresentam risco à
                                                                               saúde do ocupante, mesmo que essa
                                                                               pessoa seja submetida a mais eventos
                                                                      Dióxido
              Benzeno  Cloro Cloreto de  Sulfato de  Dióxido de   Amônia Monóxido de  Dióxido de  Formaldeído Cianeto de  Óxido nítrico Fosgênio  de enxofre  durante o decorrer da sua vida.
                                 nitrogênio
                            hidrogênio
                        hidrogênio
                                                       hidrogênio
                                                carbono
                                           carbono
                                                                                  *Thiago Borges Martins é engenheiro de valida-
                                                                                  ção da General Motors, especialista em sistemas
                                                                                  de segurança passiva
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