Page 52 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA
-se o IDLH (Immediately Dangerous to Life or Health), definido pela NIOSH, Em adição ao IDLH, e ainda
representa o padrão de exposição mais fiel a situação de colisões. com base nos estudos realizados pela
A melhor definição existente para o IDLH é o valor máximo a que uma pes- indústria automobilística, foi possível
soa possa ser submetida a uma determinada substância por 30 minutos, em um observar que asmáticos poderiam ser
ambiente fechado. Essa exposição não pode causar danos irreversíveis à saúde sensíveis a níveis elevados de parti-
ou criar efeitos nocivos como a dificuldade de respirar, irritação nos olhos, ou culados, portanto, definiu-se o valor
desorientação, que venham a dificultar a sua fuga do local. de 125 mg/m³ como sendo aceitável
para a preservação desse grupo.
Tabela e gráfico Embora não haja nenhuma regra
mostram a comparação legal que considere o tema, nos EUA
Benzeno dos índices limites de a indústria automobilística elaborou
Cloro exposição do IDHL a norma “SAE/USCAR 24”, que
Cloreto de com os adotados pela define entre outras coisas, o proce-
hidrogênio indústria automobilística dimento de medição e os valores
Sulfato de
hidrogênio aceitáveis para os gases e particula-
Dióxido de v a AK LV3 e ISO 12097 dos. Ao mesmo tempo, na Alema-
nitrogênio não apresentam valores de nha, foram elaboradas as “AK LV 3”
Amônia efluentes e particulados, e “AK ZV 1”, enquanto em outros
mas exigem que o sistema
Monóxido países a indústria passou a adotar a
de carbono de airbag seja avaliado e
aprovado por um instituto “ISO 12097”.
Dióxido de
carbono independente especializado; O que se pode concluir dessas
análises é que os valores que estão
Formaldeído
v os valores utilizados sendo adotados pela indústria auto-
Cianeto de pela USCAR 24 e AK ZV 1 mobilística estão em conformidade
hidrogênio apresentam um fator de
Óxido nítrico segurança significativo, com os dados utilizados pelos prin-
Fosgênio sendo no máximo, metade cipais órgãos de saúde americanos.
dos limites recomendados E que o índice mais indicado para
Dióxido de
enxofre pela NIOSH comparação com o ambiente de de-
tonação de airbag é o IDHL, defini-
do pela NIOSH.
Tomando-se por base os asmá-
ticos como o grupo mais sensível à
deflagração do airbag, definiram-se
valores para a sua aplicação de for-
ma que sua saúde fosse preservada.
Importante salientar que alguns as-
máticos podem apresentar crises em
função do susto decorrido do im-
pacto do carro, e não em função da
liberação de efluentes do sistema de
airbags. Ou seja, os valores utilizados
na atualidade não apresentam risco à
saúde do ocupante, mesmo que essa
pessoa seja submetida a mais eventos
Dióxido
Benzeno Cloro Cloreto de Sulfato de Dióxido de Amônia Monóxido de Dióxido de Formaldeído Cianeto de Óxido nítrico Fosgênio de enxofre durante o decorrer da sua vida.
nitrogênio
hidrogênio
hidrogênio
hidrogênio
carbono
carbono
*Thiago Borges Martins é engenheiro de valida-
ção da General Motors, especialista em sistemas
de segurança passiva
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