Page 56 - Revista EAA - Edição 67
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TECNOLOGIA



































           mento. Os testes da unidade foram completados com sucesso e um protótipo do   As áreas sujeitas a
           motor foi apresentado na edição deste ano da Feira Industrial de Hannover, em   altas cargas térmicas
           abril. “Nós provamos que ele é capaz do mesmo desempenho dos motores cons-  e mecânicas são
           truídos convencionalmente”, comemora Berg.                           reforçadas com
             A melhora do comportamento em ruído, vibração e aspereza (NVH, na sigla   insertos de metal
           em inglês) é outro notável benefício dos compósitos apontado pelos autores do
           projeto. Segundo eles, os testes acústicos confirmaram uma significativa redu-
           ção do ruído para o bloco de plástico, comparado ao componente de alumínio
           utilizado como referência. Ao mesmo tempo, os ensaios térmicos verificaram a
           diminuição da radiação de calor para o ambiente ao redor a partir da peça de
           compósito. Todos os sensores térmicos montados no escapamento, na transmis-
           são e dentro do bloco indicaram uma temperatura consideravelmente mais baixa
           do que os sensores instalados no motor de alumínio.
             Até o ano de 2020, prevê a Sumitomo Performance Plastics, os primeiros blo-
           cos de cilindros produzidos com materiais compósitos de polímeros serão intro-
           duzidos nos motores de automóveis e motocicletas, substituindo os componentes
           de alumínio atualmente em uso. “Dentro de três a cinco anos os blocos de cilindro
           feitos de compósitos serão uma realidade”, sentencia Hendrik de Keyser, dire-
           tor de Marketing e Tecnologia da empresa. “Acreditamos que esta tecnologia de
           compósitos será adotada, primeiro, em motores menores, de até 1,6 litro. A imple-
           mentação em unidades com maior desempenho e deslocamento virá em seguida.”
             Ainda conforme a Sbhpp, os planos incluem o trabalho junto aos fornecedo-
           res à indústria de motores e fabricantes de automóveis para introduzir o conceito
           no mercado. A empresa também planeja utilizar o sucesso desta pesquisa para de-
           senvolver o projeto mais complexo de um motor multicilíndrico feito de compó-
           sitos, com o objetivo final de construir o motor inteiramente com esses materiais,
           incluindo os mancais do virabrequim. A perspectiva para o conceito desse motor
           é uma arquitetura escalável, com dois, três ou quatro cilindros. A ideia é utilizá-lo
           como propulsão primária em automóveis e motocicletas, e, mais adiante, estender
           sua aplicação utilizando-o em veículos elétricos.               n

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