Page 56 - Revista EAA - Edição 67
P. 56
TECNOLOGIA
mento. Os testes da unidade foram completados com sucesso e um protótipo do As áreas sujeitas a
motor foi apresentado na edição deste ano da Feira Industrial de Hannover, em altas cargas térmicas
abril. “Nós provamos que ele é capaz do mesmo desempenho dos motores cons- e mecânicas são
truídos convencionalmente”, comemora Berg. reforçadas com
A melhora do comportamento em ruído, vibração e aspereza (NVH, na sigla insertos de metal
em inglês) é outro notável benefício dos compósitos apontado pelos autores do
projeto. Segundo eles, os testes acústicos confirmaram uma significativa redu-
ção do ruído para o bloco de plástico, comparado ao componente de alumínio
utilizado como referência. Ao mesmo tempo, os ensaios térmicos verificaram a
diminuição da radiação de calor para o ambiente ao redor a partir da peça de
compósito. Todos os sensores térmicos montados no escapamento, na transmis-
são e dentro do bloco indicaram uma temperatura consideravelmente mais baixa
do que os sensores instalados no motor de alumínio.
Até o ano de 2020, prevê a Sumitomo Performance Plastics, os primeiros blo-
cos de cilindros produzidos com materiais compósitos de polímeros serão intro-
duzidos nos motores de automóveis e motocicletas, substituindo os componentes
de alumínio atualmente em uso. “Dentro de três a cinco anos os blocos de cilindro
feitos de compósitos serão uma realidade”, sentencia Hendrik de Keyser, dire-
tor de Marketing e Tecnologia da empresa. “Acreditamos que esta tecnologia de
compósitos será adotada, primeiro, em motores menores, de até 1,6 litro. A imple-
mentação em unidades com maior desempenho e deslocamento virá em seguida.”
Ainda conforme a Sbhpp, os planos incluem o trabalho junto aos fornecedo-
res à indústria de motores e fabricantes de automóveis para introduzir o conceito
no mercado. A empresa também planeja utilizar o sucesso desta pesquisa para de-
senvolver o projeto mais complexo de um motor multicilíndrico feito de compó-
sitos, com o objetivo final de construir o motor inteiramente com esses materiais,
incluindo os mancais do virabrequim. A perspectiva para o conceito desse motor
é uma arquitetura escalável, com dois, três ou quatro cilindros. A ideia é utilizá-lo
como propulsão primária em automóveis e motocicletas, e, mais adiante, estender
sua aplicação utilizando-o em veículos elétricos. n
56