Page 54 - Revista EAA - Edição 67
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TECNOLOGIA
O motor de plástico
está a caminho
GRUPO ALEMÃO APRESENTA PROPULSOR A COMBUSTÃO rão obter resultados mais significativos
INTERNA MONOCILÍNDRICO COM BLOCO DE MATERIAL com a utilização de motores que in-
COMPÓSITO, APOSTANDO NO PESO ATÉ 20% MENOR cluam componentes feitos de plástico
E NO CUSTO DE PRODUÇÃO MAIS BAIXO EM RELAÇÃO reforçado com fibra de carbono. Para
comprovar a viabilidade deste novo
AO ALUMÍNIO FÁBIO OMETTO
conceito, o grupo ligado ao Fraunhofer
Institute for Chemical Technology
A pressão cada vez maior exercida pelas legislações ambientais nas últimas dé- (ICT) desenvolveu um motor expe-
cadas tem levado a indústria automobilística a buscar incessantemente novas so- rimental monocilíndrico de 650 cm³
luções para tornar os veículos mais leves e eficientes, reduzindo, assim, o nível em parceria com a Sbhpp – divisão
de emissões de gases de efeito estufa. Embora os esforços para a diminuição de de plásticos de alto desempenho da
peso dos automóveis se concentrem, em grande medida, na carroceria – com a Sumitomo Bakelite Co. Ltd, do Japão.
utilização intensificada de novas ligas de aço ultrarresistentes (mais leves e se- “Usamos um material compósito
guras) e de alumínio –, o sistema de propulsão vem, no mesmo ritmo, passando com fibra de carbono para construir
por sucessivas melhorias nesse sentido, uma vez que contribui consideravelmente o bloco de cilindro desta unidade de
para a massa total do veículo. ensaio”, explica Lars-Fredrik Berg,
Até agora, as fabricantes também vêm recorrendo ao uso do alumínio para líder da equipe de trabalho e coorde-
baixar o peso de certos componentes do motor, como o cabeçote, bloco dos cilin- nador da área de pesquisa de Projetos
dros e cárter, por exemplo, e da transmissão, empregando o mesmo material para de Trens-de-Força Leves dentro do
a produção da carcaça da caixa de câmbio, entre outras peças. Fraunhofer Project Group. A Sumito-
Entretanto, de acordo com o mo afirma que, comparado ao compo-
Fraunhofer Project Group, com sede Testes: bloco de compósito nente de alumínio, o bloco de compó-
em Karlsruhe, na Alemanha, em um (dir.) emite menos ruído e sito proporciona a redução de até 20%
futuro próximo as fabricantes pode- calor do que o de alumínio no peso, enquanto os custos de manu-
fatura são aproximadamente 10% mais
baixos para um volume de produção
que pode chegar a 30 mil unidades ao
ano, tornando-se ainda mais vantajo-
sos quanto maior a escala.
Com esses fortes argumentos a
seu favor, a adoção de compósitos
plásticos na produção de partes do
motor surge como um caminho certo,
mas existem muitos desafios técnicos
envolvidos, já que o material deve su-
portar temperaturas extremas, altas
cargas de pressão e vibrações, sem
sofrer danos. Os plásticos aptos a es-
sas exigências foram reconhecidos na
década de 1980, mas até o momento
a manufatura de componentes deste
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