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PRESIDENTE CONGRESSO 2015

           Sucesso em ano de recessão





           O presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes,
           encabeçou a 24º edição do Congresso SAE BRASIL e
           conseguiu resultados positivos, mesmo em meio a
           uma crise econômica que atinge, em cheio, o setor




              ono de um currículo admirável,   a prioridade está no desenvolvimento
          DAntônio Roberto Cortes abraçou    científico e na atualização técnica.
           a missão de presidir o maior even-
           to da mobilidade do Hemisfério Sul.   Como foi encabeçar esta edição
           Não imaginava, um ano atrás, que os   em um momento tão negativo
           tempos difíceis tornariam esse traba-  para o país?
           lho uma árdua, mas prazerosa tarefa.   Esquecemos os padrões das antigas
           Na entrevista abaixo, o executivo, que   edições e tentamos fazer algo total-
           preside desde 2007 a Volkswagen Ca-  mente novo. Trouxemos novos partici-
           minhões e Ônibus, e desde março de   pantes e olhamos, eu e o staff comer-
           2009 a MAN Latin America, fala um   cial da SAE, caso a caso para viabilizar
           pouco mais deste desafio.         a participação de todos. Finalizei esse
             Cortes é formado em Economia,   Congresso com muita satisfação e com
           pela Universidade Mackenzie, e pós-  a sensação e com um sentimento de
           -graduado em Finanças pelo Instituto   trabalho benfeito.
           Mauá de Tecnologia. Especializou-se
           no Insead, Escola de Negócios, com   Em algum momento foi
           sede em Fontainebleau, na França.   discutida a possibilidade de não
             Com passagens pelas áreas finan-  haver o Congresso este ano?
           ceiras e de negócios de cinco empresas   Isso nunca foi uma possibilidade por
           multinacionais,  começou  a  trabalhar   se tratar de um evento científico,
           na indústria automobilística no ano de   mandatório e assim o fizemos, só o
           1979. Em 1986, participou da criação da   adequamos à atual realidade.
           Autolatina. Com seu fim em 1994, foi
           convidado pela Volkswagen da Alema-  O tema este ano uniu
           nha a assumir a posição de Controller   “Produtividade e Tecnologia”.
           Corporativo da Volkswagen na Améri-  Como você enxerga esses dois   fortalecido, pelo nível de conhecimen-
           ca do Sul, que depois deixou para ocu-  pontos na indústria brasileira da   to, seja nas apresentações, palestras e
           par a presidência da companhia.   mobilidade?                       papers.
                                             Produtividade e tecnologia precisam
           Quais seriam os grandes           ser obsessões. No Brasil, por questões   Uma dica para o presidente
           destaques desta edição?           de prioridade, estamos bem aquém   de 2016.
           Mesmo em um ano de dificuldades,   de sermos competitivos em relação   Comece o trabalho já, pois é um Con-
           pudemos ter um Congresso tão gran-  a outros países. Então, o Congresso   gresso que exige uma coordenação
           dioso quanto esse. Isso, sem dúvida,   funciona no sentido de chamamento   muito grande e dá muito trabalho. Não
           é o maior destaque. As empresas   para que a indústria acorde e perceba   subestime essa responsabilidade, pois
           participantes, cerca de 70, se dedi-  que muito tem que ser feito nesse   esse trabalho precisa ser levado para
           caram muito a fazer o evento em um   quesito. Essa foi a tônica deste ano e   fora das fronteiras do Brasil.
           momento tão adverso. Isso mostra que   quem participou desses três dias saiu   [CM, DS, PL e SP] n

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