Page 68 - Revista EAA - Edição 67
P. 68

AEROESPACIAL





                                                                               Cabine do simulador
                                                                               do jato executivo
                                                                               Embraer Phenom 100





                                                                                  Quando se adquire um simulador,
                                                                               este já passou por todo um processo
                                                                               de certificação, pois é como se fosse
                                                                               o próprio avião.  O banco de dados
                                                                               de um avião é transferido para o si-
                                                                               mulador, antes e depois dos primei-
                                                                               ros voos.  Os órgãos European Avia-
                                                                               tion Safety Agency (Easa) e Federal
                                                                               Aviation Administration (FAA), eu-
                                                                               ropeu e americano, respectivamente,
                                                                               por exemplo, certificam o avião e o
                                                                               simulador.  Se não houver correspon-
                                                                               dência, não é homologado. Nenhum
                                                                               conflito pode haver entre avião e si-
                                                                               mulador.  O simulador é fabricado,
                                                                               montado, testado, certificado, des-
                                                                               montado, remontado em outro país
                                                                               se for o caso e certificado de novo
                                                                               neste país.  A fabricação do simulador
                                                                               tem de ser 100 % de acordo com o
                                                                               fabricante da aeronave, sem mudan-
                                                                               ças nem interferências de nenhuma
                                                                               empresa aérea. Os treinamentos são
                                                                               determinados pelo fabricante.  Cada
                                                                               autoridade de país determina os pro-
                                                                               cedimentos e manobras obrigatórios.
                                                                               No Brasil são certificados pela Anac
                                                                               e pelo país em que são fabricados.
                                                                                  Antes mesmo de um protótipo
                                                                               realizar seu primeiro voo, pode haver
                                                                               um simulador pronto da aeronave,
                                                                               pois quando do projeto, são geradas
                                                                               curvas de performance (modelagem)
                                                                               do mesmo e reproduzidos neste si-
                                                                               mulador de engenharia (e não de
                                                                               treinamento). Após os primeiros



                                                                               Visão externa do simulador de um
                                                                               Boeing 747-8F. Para comportar
                                                                               tais equipamentos uma completa
                                                                               infraestrutura é necessária

           68
   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73