Page 22 - Revista EAA - Edição 70
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AEROESPACIAL           CAPA

                              E2              uma geração que


                                               já nasce madura




                              A nova família de E-Jets da Embraer chega
                              com a perspectiva de manter a liderança

                              João Tilki

                              Em 29 de outubro de 2001, foi feita a apresen-  A família E2 é o resultado da maturidade ob-
                              tação (roll out) do Embraer 170 (E170), primei-  tida através do desenvolvimento de um amplo
                              ra aeronave da família E-Jets, compreendendo  portfólio de produtos e serviços, desde os pri-
                              também o E175, E 190 e E195. Passados cerca  meiros E-Jets, passando pelos jatos executivos
                              de 15 anos, e tendo alcançado mais de 50 % do  Legacy e Phenom e pelo transportador KC-
                              mercado mundial no seu segmento, o de 70 a  390, culminando no melhor das novas tecno-
                              130 lugares, os E-Jets da Embraer estão atual-  logias em uma plataforma comprovada. Neste
                              mente em serviço com cerca de 70 clientes em  quesito, não fossem essas novas tecnologias, os
                              50 países.                               E-Jets poderiam permanecer mais uma década
                                Esta consagrada família de aviões comer-  em produção. Espera-se que a geração E2 fique
                              ciais passa, a partir de agora e paulatinamente, a  por duas décadas. As duas gerações serão produ-
                              conviver com uma nova geração que já chegou  zidas na mesma linha de montagem e deverão
                              agregando mais tecnologia e o  expertise fruto  coexistir por cerca de três anos. A Embraer pode
                              do “DNA” de uma linha vencedora. Apesar dos  continuar a fabricar os modelos atuais, mas deve
                              E-Jets  fazerem  parte  de  uma  linhagem  ainda  haver uma cadência mínima para viabilizar a lo-
                              recente em termos de aviação, face ao desenvol-  gística necessária para os respectivos modelos.
            O E190-E2 no seu   vimento de novas tecnologias e de novos mode-  Foram introduzidos melhores conceitos
              roll out. A nova   los entrando no mercado, em 2013 foi lançado  aviônicos e sistema de ar-condicionado, novas
             família já chama   o programa E2 e, em 25 de fevereiro de 2016  e mais eficientes asas, trem de aterrissagem,
                atenção para   deu-se a apresentação do Embraer 190-E2  sistema  full fly-by-wire de quarta geração e
                seu potencial  (E190-E2).                              estabilizadores. O interior foi idealizado para


























                                                                                                                FOTOS DIVULGAÇÃO






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