Page 23 - Revista EAA - Edição 70
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O cockpit com
seus avançados
aviônicos de
última geração
proporcionar uma melhor experiência para o dução do ruído externo, e na maior disponibi-
passageiro, com maior espaço nos bagageiros lidade das aeronaves.
sobre as poltronas (bins), além de ampla lista Segundo Luís Carlos Affonso, vice-presi-
de entretenimento de bordo. dente e executivo-chefe de Operações da Em-
Na previsão para 20 anos feita em 2015, no braer Aviação Comercial, “o peso vazio ficou li-
segmento de 70 a 130 lugares, estão previstas geiramente abaixo da meta, o que pouco é usual
entregas de 6.350 aeronaves no mundo, repre- nesta fase dos programas. Em geral os aviões
sentando um faturamento de cerca de US$ 300 ficam acima do peso. Essa é uma boa notícia
bilhões. Considerando a liderança da Embraer para que ele atinja as metas, inclusive de con-
nesta categoria e, aliado a esta perspectiva, esta sumo de combustível. O que é inédito em uma
nova geração já é considerada como potencial- família de aeronaves é que cada um dos três
mente vencedora. Junte-se a isso a alta comu- membros tem uma asa diferente (na família
nalidade entre os atuais E-Jets e os E2, permi- atual de E-Jets, com quatro membros, O E170 Tabela abaixo
tindo uma transição dos pilotos em apenas três e o E175 têm a mesmo apêndice, assim como mostra um
dias entre essas gerações, sem a necessidade de o E190 e E195 dividem o mesmo apêndice). comparativo entre
treinamentos longos, complexos e, consequen- No E175-E2 a área de asa é menor, com flaps e os três modelos
temente, mais onerosos. atuadores de ailerons diferentes”.
Foram adotados motores Pratt & Whitney,
sendo o P&W 1700G para o E175-E2 e o Características E175-E2 E190-E2 E195-E2
P&W 1900G tanto para o E190-E2 quanto Autonomia (km) 3.815 5.186 3.704
para o E195-E2. Considerando um percurso Distância de decolagem (MTOW*, m) 1.900 1.650 1.880
de 600 milhas náuticas/1.111 quilômetros, por Distância de aterrissagem (MLW*, m) 1.300 1.315 1.400
exemplo, a nova aeronave apresenta uma redu- Nº de passageiros (classe única) 88 106 132
ção de consumo de combustível da ordem de Velocidade máxima (Mach**) 0,82 0,82 0,82
16% se comparada aos E175 e E190, e eco- Teto de serviço (pés) 41.000 41.000 41.000
nomia de 24% em relação ao E195. Dentro Comprimento (m) 32,30 36,20 41,50
desses 16%, 3,5 % dizem respeito à nova asa e Envergadura (m) 31,00 33,70 33,70
melhorias aerodinâmicas, 11% ao novo motor Altura (m) 9,98 11,00 10,90
e 1,5% ao sistema fly-by-wire. Já no custo de Peso (MTOW*, kg) 44.650 56.200 58.700
manutenção, a redução foi de 25% em relação Peso (MLW*, kg) 39.850 48.730 54.030
ao E175, 15% sobre o E190 e 20% no tocante Carga útil (kg) 10.600 13.080 16.150
ao E195. No conjunto de soluções incluem-se *MTOW – Maximum Take-Off Weight / MLW – Maximum Landing Weight
** Mach, onde Mach 1 = 1.225 km/h (ao nível do mar)
melhoramentos nas emissões de gases e na re-
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