Page 23 - Revista EAA - Edição 70
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O cockpit com
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                                                                                             aviônicos de
                                                                                             última geração

           proporcionar uma  melhor experiência para o  dução do ruído externo, e na maior disponibi-
           passageiro, com maior espaço nos bagageiros  lidade das aeronaves.
           sobre as poltronas (bins), além de ampla lista   Segundo Luís Carlos Affonso, vice-presi-
           de entretenimento de bordo.              dente e executivo-chefe de Operações da Em-
             Na previsão para 20 anos feita em 2015, no  braer Aviação Comercial, “o peso vazio ficou li-
           segmento de 70 a 130 lugares, estão previstas  geiramente abaixo da meta, o que pouco é usual
           entregas de 6.350 aeronaves no mundo, repre-  nesta fase dos programas. Em geral os aviões
           sentando um faturamento de cerca de US$ 300  ficam acima do peso. Essa é uma boa notícia
           bilhões. Considerando a liderança da Embraer  para que ele atinja as metas, inclusive de con-
           nesta categoria e, aliado a esta perspectiva, esta  sumo de combustível. O que é inédito em uma
           nova geração já é considerada como potencial-  família  de  aeronaves  é  que  cada  um  dos  três
           mente vencedora. Junte-se a isso a alta comu-  membros tem uma asa diferente (na família
           nalidade entre os atuais E-Jets e os E2, permi-  atual de E-Jets, com quatro membros, O E170   Tabela abaixo
           tindo uma transição dos pilotos em apenas três  e o E175 têm a mesmo apêndice, assim como   mostra um
           dias entre essas gerações, sem a necessidade de  o E190 e E195 dividem o mesmo apêndice).   comparativo entre
           treinamentos longos, complexos e, consequen-  No E175-E2 a área de asa é menor, com flaps e  os três modelos
           temente, mais onerosos.                  atuadores de ailerons diferentes”.
             Foram adotados motores Pratt & Whitney,
           sendo  o  P&W  1700G  para  o  E175-E2  e  o   Características           E175-E2  E190-E2   E195-E2
           P&W 1900G tanto para o E190-E2 quanto    Autonomia (km)                    3.815     5.186     3.704
           para o E195-E2. Considerando um percurso   Distância de decolagem (MTOW*, m)  1.900  1.650     1.880
           de 600 milhas náuticas/1.111 quilômetros, por   Distância de aterrissagem (MLW*, m)  1.300  1.315  1.400
           exemplo, a nova aeronave apresenta uma redu-  Nº de passageiros (classe única)   88   106       132
           ção de consumo de combustível da ordem de   Velocidade  máxima (Mach**)     0,82      0,82      0,82
           16% se comparada aos E175 e E190, e eco-  Teto de serviço (pés)            41.000   41.000    41.000
           nomia de 24% em relação ao E195. Dentro   Comprimento (m)                  32,30     36,20     41,50
           desses 16%, 3,5 % dizem respeito à nova asa e   Envergadura (m)            31,00     33,70     33,70
           melhorias aerodinâmicas, 11% ao novo motor   Altura (m)                     9,98     11,00     10,90
           e 1,5% ao sistema fly-by-wire. Já no custo de   Peso (MTOW*, kg)           44.650   56.200    58.700
           manutenção, a redução foi de 25% em relação   Peso (MLW*, kg)              39.850   48.730    54.030
           ao E175, 15% sobre o E190 e 20% no tocante   Carga  útil (kg)              10.600   13.080    16.150
           ao E195. No conjunto de soluções incluem-se  *MTOW – Maximum Take-Off Weight / MLW – Maximum Landing Weight
                                                    ** Mach, onde Mach 1 = 1.225 km/h (ao nível do mar)
           melhoramentos nas emissões de gases e na re-

           abril/maio/junho                                                                                 23
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