Page 24 - Revista EAA - Edição 70
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AEROESPACIAL CAPA
Imagem da “Não optamos pela asa do E190-E2 porque do primeiro voo e comprovando a maturida-
esquerda mostra ela estaria superdimensionada para ele, seria de de todo o processo. O envelope de voo foi
a nova cabine de
passageiros em muito pesada. Em cruzeiro a aeronave ”arrastaria” explorado além do que seria normal em uma
configuração de essa asa, o que aumentaria o consumo de com- primeira experiência prática. Durante 3 horas
Primeira Classe bustível. Por outro lado, a asa do E175-E2 no e 20 minutos foram avaliadas as características
e a imagem da E190-E2 seria subdimensionada, comprome- de controle e desempenho da aeronave, anali-
direita em Classe tendo também o desempenho do avião, exigin- sando um número significativo de parâmetros
Econômica do mais comprimento de pista, por exemplo. O de voo, como velocidade, altitude e retração
que em geral os fabricantes fazem é buscar uma do trem de pouso. Chegaram a Mach 0,82 de
solução intermediária, desenvolvendo uma asa velocidade, atingindo 41 mil pés/12.500 me-
que atenda razoavelmente bem vários modelos. tros de altitude. Mais, o E190-E2 tem alcance
A Embraer buscou a asa ótima para cada uma estendido em 430 milhas náuticas/800 quilô-
das suas novas aeronaves. No caso do E195-E2 metros em relação ao E190 atual, permitindo
há envergadura maior que no E190-E2, resul- aos operadores de voar rotas de mais de 2.700
tando num aumento de alcance de 400 milhas milhas náuticas/5.000 quilômetros.
náuticas/740 quilômetros e uma melhoria de Luís Carlos Affonso é enfático ao afirmar:
desempenho em aeroportos altos e/ou quentes. “Não é comum para um avião, logo no seu pri-
O que ocorre é que a maior eficiência operacio- meiro voo explorar tanto do seu envelope ope-
nal desta nova família decorre também da maior racional. Foi o melhor primeiro voo da história
otimização para cada modelo,” conclui Affonso. da Embraer e um dos melhores da indústria
Um dado importante é o custo por assento aeronáutica mundial.”
similar a algumas aeronaves maiores de cor- O E190-E2 apresentado e que fez o pri-
redor único, resultando em custo por viagem meiro voo é o primeiro de quatro protótipos (o
menor. Isso abre a perspectiva de abertura de segundo e o terceiro já se encontram na linha
novos mercados, diminuindo riscos, face ao de montagem) a serem usados na campanha
melhor dimensionamento de frotas das com- de certificação. Outros dois aviões estarão en-
panhias aéreas. Daí a visão de serem os aviões volvidos na campanha do E195-E2 e três na
mais eficientes em sua categoria. do modelo E175-E2. As entradas em serviço
No último dia 23 de maio, três meses após estão programadas, respectivamente, para 2018,
sua apresentação e bem antes do previsto (se- 2019 e 2020. A Embraer já tem registrados 640
ria somente no segundo semestre), ocorreu o compromissos de companhias aéreas e empre-
primeiro voo do E190-E2, marcando o início sas de leasing, sendo 267 pedidos firmes e 373
da campanha de certificação da aeronave. Du- opções e direitos de compra. Quando o primei-
rante o desenvolvimento do programa foram ro E190-E2 entrar em operação o mercado já
feitos muitos testes em ambiente digital e em terá 1.500 E-Jets da geração atual. É o sucesso
solo, criando condições propícias à antecipação no futuro sendo perpetuado no presente. n
24 abril/maio/junho