Page 24 - Revista EAA - Edição 70
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AEROESPACIAL           CAPA


























                 Imagem da      “Não optamos pela asa do E190-E2 porque   do primeiro voo e comprovando a maturida-
            esquerda mostra   ela estaria superdimensionada para ele, seria   de de todo o processo. O envelope de voo foi
            a nova cabine de
              passageiros em   muito pesada. Em cruzeiro a aeronave ”arrastaria”   explorado além do que seria normal em uma
             configuração de   essa asa, o que aumentaria o consumo de com-  primeira experiência prática. Durante 3 horas
              Primeira Classe   bustível. Por outro lado, a asa do E175-E2 no   e 20 minutos foram avaliadas as características
              e a imagem da   E190-E2 seria subdimensionada, comprome-  de controle e desempenho da aeronave, anali-
            direita em Classe   tendo também o desempenho do avião, exigin-  sando um número significativo de parâmetros
                  Econômica   do mais comprimento de pista, por exemplo. O   de voo, como velocidade, altitude e retração

                              que em geral os fabricantes fazem é buscar uma   do trem de pouso. Chegaram a Mach 0,82 de
                              solução intermediária, desenvolvendo uma asa   velocidade,  atingindo  41 mil  pés/12.500  me-
                              que atenda razoavelmente bem vários modelos.   tros de altitude. Mais, o E190-E2 tem alcance
                              A Embraer buscou a asa ótima para cada uma   estendido em 430 milhas náuticas/800 quilô-
                              das suas novas aeronaves. No caso do E195-E2   metros em relação ao E190 atual, permitindo
                              há envergadura maior que no E190-E2, resul-  aos operadores de voar rotas de mais de 2.700
                              tando num aumento de alcance de 400 milhas   milhas náuticas/5.000 quilômetros.
                              náuticas/740 quilômetros e uma melhoria de   Luís Carlos Affonso é enfático ao afirmar:
                              desempenho em aeroportos altos e/ou quentes.   “Não é comum para um avião, logo no seu pri-
                              O que ocorre é que a maior eficiência operacio-  meiro voo explorar tanto do seu envelope ope-
                              nal desta nova família decorre também da maior   racional. Foi o melhor primeiro voo da história
                              otimização para cada modelo,” conclui Affonso.  da Embraer e um dos melhores da indústria
                                Um dado importante é o custo por assento   aeronáutica mundial.”
                              similar  a  algumas  aeronaves  maiores  de  cor-  O E190-E2 apresentado e que fez o pri-
                              redor único, resultando em custo por viagem   meiro voo é o primeiro de quatro protótipos (o
                              menor. Isso abre a perspectiva de abertura de   segundo e o terceiro já se encontram na linha
                              novos mercados, diminuindo riscos, face ao   de montagem) a serem usados na campanha
                              melhor dimensionamento de frotas das com-  de certificação. Outros dois aviões estarão en-
                              panhias aéreas. Daí a visão de serem os aviões   volvidos na campanha do E195-E2 e três na
                              mais eficientes em sua categoria.        do modelo E175-E2. As entradas em serviço
                                No último dia 23 de maio, três meses após   estão programadas, respectivamente, para 2018,
                              sua apresentação e bem antes do previsto (se-  2019 e 2020. A Embraer já tem registrados 640
                              ria somente no segundo semestre), ocorreu o   compromissos de companhias aéreas e empre-
                              primeiro voo do E190-E2, marcando o início   sas de leasing, sendo 267 pedidos firmes e 373
                              da campanha de certificação da aeronave. Du-  opções e direitos de compra. Quando o primei-
                              rante o desenvolvimento do programa foram   ro E190-E2 entrar em operação o mercado já
                              feitos muitos testes em ambiente digital e em   terá 1.500 E-Jets da geração atual. É o sucesso
                              solo, criando condições propícias à antecipação   no futuro sendo perpetuado no presente.   n
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