Page 8 - Revista EAA - Edição 70
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ENTREVISTA Antônio Megale
Evolução em eficiência energética
Wagner Gonzalez as primeiras consequências práticas dessa
proposta e dos pontos que vão nortear as
Proposta voltada para elevar o volume e melhorar o nível de tec- discussões entre o setor e as autoridades do
nologia aplicada nos automóveis nacionais, o programa Inovar- governo. Megale, graduado em engenha-
-Auto atual tem vida garantida até o final de 2017. Em meio ao ria mecânica automobilística pela Univer-
clima de mudanças na conjuntura político-econômica que en- sidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
volve o país, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de e pós-graduado em administração de em-
Veículos Automotores) já se preocupa em discutir a continuida- presas pela Fundação Getúlio Vargas de
de do programa. Antônio Carlos Botelho Megale, recentemen- São Paulo (FGV), é também presidente
te empossado como presidente dessa entidade para o período do Sinfavea, para o mesmo período. Ele
2016-2019, conversou com a Engenharia Automotiva e Aeroes- é diretor de Assuntos Governamentais da
pacial, da SAE BRASIL, sobre o estágio atual do Inovar-Auto, Volkswagen do Brasil desde 2008.
Revista Engenharia Automotiva e Aeroespa-
cial – Como está o Inovar-Auto hoje?
Antônio Megale – O Inovar-Auto é um
programa que tem a previsão de encerramen-
to no final de 2017. Entendo que as regras
do Inovar-Auto estão sendo cumpridas e há
uma empresa que eventualmente não conse-
guiu cumprir os compromissos do programa,
sofrendo o cancelamento da sua habilitação. Já
começamos a discutir agora o que virá depois
do Inovar-Auto.
EAA – Isso quer dizer que estamos em um
momento crucial para o futuro do Inovar-Au-
to. De que forma a Anfavea pretende agir
nesse sentido? Quais são as principais reivin-
dicações para determinar a continuidade do
sucesso da iniciativa?
Megale – Entendemos que precisa haver uma
política industrial que seja muito clara, pre-
visível e que talvez ela seja focada em alguns
pontos. O primeiro ponto trata do fortaleci-
mento da cadeia de autopeças; segundo ponto,
a questão da eficiência energética, e terceiro
ponto, pesquisa e desenvolvimento.
EAA – Em recente encontro da Anfavea, você
colocou que o parque técnico nacional é usado
em nível mundial. O Inovar-Auto foi explorado
nesse processo?
Megale – Já tínhamos alguns centros de FOTOS DIVULGAÇÃO
desenvolvimento no Brasil. O advento do Ino-
var-Auto proporcionou algum tipo de inves-
8 abril/maio/junho