Page 8 - Revista EAA - Edição 70
P. 8

ENTREVISTA           Antônio Megale


          Evolução em eficiência energética




          Wagner Gonzalez                                              as primeiras consequências práticas dessa
                                                                       proposta e dos pontos que vão nortear as
          Proposta voltada para elevar o volume e melhorar o nível de tec- discussões entre o setor e as autoridades do
          nologia aplicada nos automóveis nacionais, o programa Inovar- governo. Megale, graduado em engenha-
          -Auto atual tem vida garantida até o final de 2017. Em meio ao  ria mecânica automobilística pela Univer-
          clima de mudanças na conjuntura político-econômica que en- sidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
          volve o país, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de  e pós-graduado em administração de em-
          Veículos Automotores) já se preocupa em discutir a continuida- presas pela Fundação Getúlio Vargas de
          de do programa. Antônio Carlos Botelho Megale, recentemen- São Paulo (FGV), é também presidente
          te empossado como presidente dessa entidade para o período  do Sinfavea, para o mesmo período.  Ele
          2016-2019, conversou com a Engenharia Automotiva e Aeroes- é diretor de Assuntos Governamentais da
          pacial, da SAE BRASIL, sobre o estágio atual do Inovar-Auto,  Volkswagen do Brasil desde 2008.

                                                                       Revista Engenharia Automotiva e Aeroespa-
                                                                       cial – Como está o Inovar-Auto hoje?

                                                                       Antônio Megale – O Inovar-Auto é um
                                                                       programa que tem a previsão de encerramen-
                                                                       to no final de 2017. Entendo que as regras
                                                                       do Inovar-Auto estão sendo cumpridas e há
                                                                       uma empresa que eventualmente não conse-
                                                                       guiu cumprir os compromissos do programa,
                                                                       sofrendo o cancelamento da sua habilitação. Já
                                                                       começamos a discutir agora o que virá depois
                                                                       do Inovar-Auto.

                                                                       EAA  –  Isso  quer  dizer que  estamos em  um
                                                                       momento crucial para o futuro do Inovar-Au-
                                                                       to. De que forma a Anfavea pretende agir
                                                                       nesse sentido? Quais são as principais reivin-
                                                                       dicações para determinar a continuidade do
                                                                       sucesso da iniciativa?
                                                                       Megale – Entendemos que precisa haver uma
                                                                       política industrial que seja muito clara, pre-
                                                                       visível e que talvez ela seja focada em alguns
                                                                       pontos. O primeiro ponto trata do fortaleci-
                                                                       mento da cadeia de autopeças; segundo ponto,
                                                                       a questão da eficiência energética, e terceiro
                                                                       ponto, pesquisa e desenvolvimento.

                                                                       EAA – Em recente encontro da Anfavea, você
                                                                       colocou que o parque técnico nacional é usado
                                                                       em nível mundial. O Inovar-Auto foi explorado
                                                                       nesse processo?
                                                                       Megale – Já tínhamos alguns centros de   FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                                       desenvolvimento no Brasil. O advento do Ino-
                                                                       var-Auto proporcionou algum tipo de inves-

          8                                                                                      abril/maio/junho
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13