Page 11 - Revista EAA - Edição 70
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Veículos Autônomos, além de integrante da Comissão entre veículos e com a própria infraestrutura), onde se conse-
Técnica de Veículos Autônomos da SAE BRASIL) com guirá um grande salto de eficiência.
o Contran sobre esse assunto e acredito que, talvez, essa Os veículos serão capazes de serem “alertados” da ocor-
tenha sido a primeira iniciativa em uma esfera de quem rência de acidentes, de vias interditadas, de condições do
realmente decide as leis no País. trânsito, e muito se poderá interferir na eficiência do sis-
A ideia foi muito bem recebida, apesar dos técnicos do tema como um todo. O potencial para melhorar o fluxo
órgão máximo normativo brasileiro não terem ainda uma e a segurança do trânsito com um veículo autônomo será
noção bem definida dos vários aspectos e dificuldades da significativamente ampliado, mas essa capacidade poderá
área. Foi um primeiro passo promissor”. Apesar da boa re- ser triplicada ou quadruplicada com a implantação da co-
ceptividade Wolf acha que ainda será preciso percorrer um nectividade. Estudos comprovam que carros autônomos
longo caminho antes que a ideia se materialize na forma de conectados podem melhorar o fluxo de trânsito em quase
lei, mas a discussão tem que ter início imediatamente. Na 300%, já que ele decidirá as rotas, contornará obstáculos e
verdade, até os testes com veículos autônomos são proibidos escolherá os melhores caminhos, sempre “conversando” com
pela legislação brasileira que exige, por exemplo, que se dirija outros carros e infraestrutura.
com as duas mãos no volante, fato impossível com um veícu- Na atualidade, as formas mais comuns de comunicação
lo comandado por computadores. seriam o 3G e 4G, mas nossa cobertura está muito aquém
Está na infraestrutura o segundo passo importante da das necessidades dos veículos autônomos, com inúmeras áre-
implantação dos veículos autônomos. “Hoje todos que estão as de inexistência de sinal inclusive para comunicação pesso-
desenvolvendo projetos nesse sentido trabalham assumindo al. Para o futuro, pensando na existência de pontos de trocas
que as condições para a utilização dos autônomos são as me- de informação nas vias, existirão protocolos mais adequados
lhores possíveis. A Volvo, por exemplo, que no ano que vem para isso, que dependerão de tempo e maciços investimentos
planeja fazer uma demonstração no anel viário de Gotem- – que ocorrerá primeiramente em vias específicas designadas
burgo com 100 carros, fará esse teste em um ambiente co- para avaliações.
nhecido e em uma região favorável, onde ela terá o completo Hoje se investe bilhões de dólares na contratação de
domínio da situação”, diz Wolf. cientistas, engenheiros e em aportes financeiros aos depar-
Os veículos autônomos, em um primeiro momento, vão tamentos técnicos das instituições de ensino. O projeto ini-
precisar de condições de pistas e sinalização de solo (faixas) cial do Google, por exemplo, nasceu dentro de Stanford e da
perfeitas, ou seja, ele só poderá ser usado preenchendo esses Carnegie Mellon University, e o carro da Audi também teve
requisitos mínimos de condução. A maioria das tecnologias como ponto de partida Stanford. Interessante perceber a sur-
desenvolvidas para o ambiente urbano se preocupa em de- presa de grupos estrangeiros quando tomam conhecimento
tectar outros veículos e pedestres, mas não se importa com os de que no Brasil já se faz testes relativamente sofisticados
buracos do piso. Quando o aspecto legislação e vias estiverem dentro dessa área.
resolvidos, o próximo passo será o desenvolvimento de uma “Se discute muito cidades e serviços inteligentes em todos
infraestrutura voltada para a conectividade (comunicação os âmbitos e acreditamos que o veículo faz parte dessa equa-
CaRina: Apoio da Scania
primeiro projeto ajuda na segunda
desenvolvido proposta da USP
inteiramente de São Carlos
no Brasil
abril/maio/junho 11