Page 11 - Revista EAA - Edição 70
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Veículos Autônomos, além de integrante da Comissão  entre veículos e com a própria infraestrutura), onde se conse-
           Técnica de Veículos Autônomos da SAE BRASIL) com  guirá um grande salto de eficiência.
           o Contran sobre esse assunto e acredito que, talvez, essa   Os veículos serão capazes de serem “alertados” da ocor-
           tenha sido a primeira iniciativa em uma esfera de quem  rência de acidentes, de vias interditadas, de condições do
           realmente decide as leis no País.                  trânsito, e muito se poderá interferir na eficiência do sis-
             A ideia foi muito bem recebida, apesar dos técnicos do  tema como um todo. O potencial para melhorar o fluxo
           órgão máximo normativo brasileiro não terem ainda uma  e a segurança do trânsito com um veículo autônomo será
           noção bem definida dos vários aspectos e dificuldades da  significativamente ampliado, mas essa capacidade poderá
           área. Foi um primeiro passo promissor”. Apesar da boa re-  ser triplicada ou quadruplicada com a implantação da co-
           ceptividade Wolf acha que ainda será preciso percorrer um  nectividade. Estudos comprovam que carros autônomos
           longo caminho antes que a ideia se materialize na forma de  conectados podem melhorar o fluxo de trânsito em quase
           lei, mas a discussão tem que ter início imediatamente. Na  300%, já que ele decidirá as rotas, contornará obstáculos e
           verdade, até os testes com veículos autônomos são proibidos  escolherá os melhores caminhos, sempre “conversando” com
           pela legislação brasileira que exige, por exemplo, que se dirija  outros carros e infraestrutura.
           com as duas mãos no volante, fato impossível com um veícu-  Na atualidade, as formas mais comuns de comunicação
           lo comandado por computadores.                     seriam o 3G e 4G, mas nossa cobertura está muito aquém
             Está na infraestrutura o segundo passo importante da  das necessidades dos veículos autônomos, com inúmeras áre-
           implantação dos veículos autônomos. “Hoje todos que estão  as de inexistência de sinal inclusive para comunicação pesso-
           desenvolvendo projetos nesse sentido trabalham assumindo  al. Para o futuro, pensando na existência de pontos de trocas
           que as condições para a utilização dos autônomos são as me-  de informação nas vias, existirão protocolos mais adequados
           lhores possíveis. A Volvo, por exemplo, que no ano que vem  para isso, que dependerão de tempo e maciços investimentos
           planeja fazer uma demonstração no anel viário de Gotem-  – que ocorrerá primeiramente em vias específicas designadas
           burgo com 100 carros, fará esse teste em um ambiente co-  para avaliações.
           nhecido e em uma região favorável, onde ela terá o completo   Hoje se investe bilhões de dólares  na contratação de
           domínio da situação”, diz Wolf.                    cientistas, engenheiros e em aportes financeiros aos depar-
             Os veículos autônomos, em um primeiro momento, vão  tamentos técnicos das instituições de ensino. O projeto ini-
           precisar de condições de pistas e sinalização de solo (faixas)  cial do Google, por exemplo, nasceu dentro de Stanford e da
           perfeitas, ou seja, ele só poderá ser usado preenchendo esses  Carnegie Mellon University, e o carro da Audi também teve
           requisitos mínimos de condução. A maioria das tecnologias  como ponto de partida Stanford. Interessante perceber a sur-
           desenvolvidas para o ambiente urbano se preocupa em de-  presa de grupos estrangeiros quando tomam conhecimento
           tectar outros veículos e pedestres, mas não se importa com os  de que no Brasil já se faz testes relativamente sofisticados
           buracos do piso. Quando o aspecto legislação e vias estiverem  dentro dessa área.
           resolvidos, o próximo passo será o desenvolvimento de uma   “Se discute muito cidades e serviços inteligentes em todos
           infraestrutura  voltada  para  a  conectividade  (comunicação  os âmbitos e acreditamos que o veículo faz parte dessa equa-

           CaRina:                                                                               Apoio da Scania
           primeiro projeto                                                                      ajuda na segunda
           desenvolvido                                                                          proposta da USP
           inteiramente                                                                             de São Carlos
           no Brasil



















           abril/maio/junho                                                                                 11
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