Page 12 - Revista EAA - Edição 70
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AUTÔNOMOS CAPA
do setor de trânsito do município, estamos também reali-
zando um amplo levantamento da legislação vigente, afim
de detectar quais os desafios a serem superados do ponto de
vista legal para regulamentação do assunto. Cabe, no entanto,
destacar que é prerrogativa exclusiva da União legislar sobre
este tema”.
Entre as marcas que estão investindo na tecnologia, a Vol-
vo vem se mostrando ativa e atenta a esses desdobramentos.
Segundo Anders Hedebjörn, as principais barreiras para a
implantação da tecnologia são as mesmas em todo o mun-
Desde 2013 ção. A integração do veículo com do: legislação e infraestrutura, e permitirá vários benefícios
um modelo outros serviços urbanos tem um em longo prazo para a sociedade. “A previsão dos fabricantes
experimental enorme potencial para interferir europeus é a de que esse tipo de carro será comercializado já
Mercedes está em até em como as pessoas vivem, mas a partir de 2019 sempre, é claro, dependendo de uma nova
desenvolvimento
estou falando de décadas adiante. A legislação que permita isso. E para a Volvo Cars a questão
inteligência artificial faz, cada vez da responsabilidade em se tratando desse tipo de veículo é
mais, parte do nosso cotidiano sem que a gente perceba isso clara: quando em modo autónomo, a empresa assumirá toda
e o transporte passará a ser mais um deles. Acho que em um a responsabilidade legal.
futuro mais distante a discussão de carros autônomos estará Para Camilo Adas, gerente sênior de Desenvolvimento de
evoluindo para cidades inteligentes, o que mudará radical- Veículos Comerciais da Mercedes-Benz do Brasil, em ter-
mente a forma como vivemos”, conclui Wolf. mos de tecnologia não há mais nenhuma grande dúvida ou
Mas também já existem cidades brasileiras que pensam nenhum grande entrave para a comercialização dos autôno-
na mobilidade autônoma como solução futura. Santo André, mos. Inclusive, já se pensa na Europa, em ter isso viabilizado
por exemplo, tem em suas aspirações ser a primeira Driver- em torno de 2025. A posição dos fabricantes, como se per-
less Car Friendly City do Brasil. De acordo com Ronaldo cebe, também difere quando o assunto é a data do início da
Tadeu Ávila de Paula, Secretário de Desenvolvimento Eco- sua comercialização.
nômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Santo André, Na visão da empresa, a tecnologia do caminhão está sob
“Um dos vetores de inovação na indústria automobilística é domínio. Agora, a questão é organizar a sociedade, legislação,
o veículo autônomo. No âmbito do projeto do Parque Tec- infraestrutura e depois os aspectos comerciais. Sob o ponto
nológico de Santo André estamos estabelecendo parceria de vista da comunicação existe uma avalanche de informa-
com universidades para desenvolvimento de um núcleo de ções rodando pelo ar, portanto, será necessária a definição da
tecnologia automobilística focado no desenvolvimento de frequência de cada operação para que não haja interferências
soluções inovadoras visando o carro do futuro. Além dos de- entre si. Existe uma tendência a favor da frequência V2l para
safios tecnológicos, a perspectiva de veículos de transporte a gestão da informação de direção autônoma, e a difusão des-
operarem sem a utilização de um condutor humano impõe a sa tecnologia interessa a todos os envolvidos nesse processo:
necessidade de ajustes e construção de uma legislação espe- fabricantes dos veículos, administradoras de rodovias, órgãos
cífica para esta nova realidade. Com participação de técnicos públicos, empresas de comunicação e sociedade.
A marca alemã projeta
para 2025 o início da
implementação do sistema
12 abril/maio/junho