Page 12 - Revista EAA - Edição 70
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AUTÔNOMOS  CAPA



                                                             do setor de trânsito do município, estamos também reali-
                                                             zando um amplo levantamento da legislação vigente, afim
                                                             de detectar quais os desafios a serem superados do ponto de
                                                             vista legal para regulamentação do assunto. Cabe, no entanto,
                                                             destacar que é prerrogativa exclusiva da União legislar sobre
                                                             este tema”.
                                                               Entre as marcas que estão investindo na tecnologia, a Vol-
                                                             vo vem se mostrando ativa e atenta a esses desdobramentos.
                                                             Segundo Anders Hedebjörn, as principais barreiras para a
                                                             implantação da tecnologia são as mesmas em todo o mun-
          Desde 2013          ção. A integração do veículo com   do: legislação e infraestrutura, e permitirá vários benefícios
          um modelo           outros serviços urbanos tem um   em longo prazo para a sociedade. “A previsão dos fabricantes
          experimental        enorme potencial para interferir   europeus é a de que esse tipo de carro será comercializado já
          Mercedes está em    até em como as pessoas vivem, mas   a partir de 2019 sempre, é claro, dependendo de uma nova
          desenvolvimento
                              estou falando de décadas adiante. A   legislação que permita isso. E para a Volvo Cars a questão
                              inteligência artificial faz, cada vez   da responsabilidade em se tratando desse tipo de veículo é
          mais, parte do nosso cotidiano sem que a gente perceba isso   clara: quando em modo autónomo, a empresa assumirá toda
          e o transporte passará a ser mais um deles. Acho que em um   a responsabilidade legal.
          futuro mais distante a discussão de carros autônomos estará   Para Camilo Adas, gerente sênior de Desenvolvimento de
          evoluindo para cidades inteligentes, o que mudará radical-  Veículos Comerciais da Mercedes-Benz do Brasil, em ter-
          mente a forma como vivemos”, conclui Wolf.         mos de tecnologia não há mais nenhuma grande dúvida ou
            Mas também já existem cidades brasileiras que pensam   nenhum grande entrave para a comercialização dos autôno-
          na mobilidade autônoma como solução futura. Santo André,   mos. Inclusive, já se pensa na Europa, em ter isso viabilizado
          por exemplo, tem em suas aspirações ser a primeira Driver-  em torno de 2025. A posição dos fabricantes, como se per-
          less Car Friendly City do Brasil. De acordo com Ronaldo   cebe, também difere quando o assunto é a data do início da
          Tadeu Ávila de Paula, Secretário de Desenvolvimento Eco-  sua comercialização.
          nômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Santo André,   Na visão da empresa, a tecnologia do caminhão está sob
          “Um dos vetores de inovação na indústria automobilística é   domínio. Agora, a questão é organizar a sociedade, legislação,
          o veículo autônomo. No âmbito do projeto do Parque Tec-  infraestrutura e depois os aspectos comerciais. Sob o ponto
          nológico de Santo André estamos estabelecendo parceria   de vista da comunicação existe uma avalanche de informa-
          com universidades para desenvolvimento de um núcleo de   ções rodando pelo ar, portanto, será necessária a definição da
          tecnologia  automobilística  focado  no  desenvolvimento  de   frequência de cada operação para que não haja interferências
          soluções inovadoras visando o carro do futuro. Além dos de-  entre si. Existe uma tendência a favor da frequência V2l para
          safios tecnológicos, a perspectiva de veículos de transporte   a gestão da informação de direção autônoma, e a difusão des-
          operarem sem a utilização de um condutor humano impõe a   sa tecnologia interessa a todos os envolvidos nesse processo:
          necessidade de ajustes e construção de uma legislação espe-  fabricantes dos veículos, administradoras de rodovias, órgãos
          cífica para esta nova realidade. Com participação de técnicos   públicos, empresas de comunicação e sociedade.
















                                    A marca alemã projeta
                                      para 2025 o início da
                                implementação do sistema

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