Page 13 - Revista EAA - Edição 70
P. 13
“Temos a tendência de acreditar que no Brasil as
coisas estão muito distantes do restante do mundo,
mas alguns dos principais elementos que viabiliza-
rão a direção autônoma já existem por aqui. Temos
um país com 1,2 milhão de quilômetros de estra- A Volvo fará
das, nem todas com as mesmas condições. Mas al- um teste com
gumas delas, se olharmos com atenção, não deixam 100 carros no
a desejar para as alemãs ou europeias”, diz Adas. anel viário de
“Precisamos desmistificar a direção autônoma Gotemburgo
no Brasil, ela será possível na medida em que hou-
ver uma mobilização nesse sentido. O padrão do sistema de ves e como isso seria avaliado pela opinião pública. Antes
reconhecimento da câmera, do radar, ou mesmo da frequên- do fechamento desta edição um grave acidente envolvendo
cia de transmissão citada acima, tem que estar disponível para um veículo autônomo da Tesla provocou a primeira morte. O
ele poder operar com eficiência. Mas mesmo na Europa ou carro não identificou a cor branca de um caminhão em rela-
nos Estados Unidos isso ainda não está 100% solucionado. ção ao restante do ambiente e colidiu com ele. Pesquisadores
Nos Estados Unidos se debate muito a questão do hacker, do acadêmicos têm afirmado que os problemas de visão artificial
terrorismo cibernético. Um caminhão autônomo que trans- ainda não foram totalmente resolvidos e há muito ainda para
porta uma carga perigosa pode ser usado como uma arma, se desenvolver nessa área. Entretanto, devemos entender que
esse risco tem que ser evitado”, comenta. um veículo autônomo precisa ser apenas melhor do que um
Durante as pesquisas para produção desta matéria, notou- motorista humano para reduzir drasticamente o número de
se que há uma preocupação em não criar muitas expecta- acidentes com mortes. Como em qualquer nova tecnologia,
tivas, principalmente porque os estudos ainda são sigilosos essa notícia será motivo para criar oposição, mas isso sempre
sob o ponto de vista de negócios. Some-se a isso o temor permeou a história do desenvolvimento humano. n
160229-Anuncio_Associados_AF.pdf 1 07/03/2016 10:30:21
de que um sistema autônomo se envolva em acidentes gra- *Colaboraram Fabio Ometto, Bob Sharp e Edson Kitani
VENHA CONSTRUIR COM A SAE BRASIL A HISTÓRIA
DA ENGENHARIA DA MOBILIDADE!
Alguns benefícios exclusivos do ASSOCIADO SAE BRASIL:
C
Network com os líderes da indústria
M
Entrada exclusiva nas Sessões Técnicas do Congresso e Mostra SAE BRASIL
Y SEJA UM
CM
Desconto na aquisição de publicações da SAE International ASSOCIADO!
MY
Acesso a palestras exclusivas
CY
CMY
Valores especiais nos eventos promovidos pela entidade, entre outras vantagens
K
FAÇA PARTE:
portal.saebrasil.org.br/associe-se | associacao@saebrasil.org.br | 55 11 3287-2033 r.122