Page 13 - Revista EAA - Edição 70
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“Temos a tendência de acreditar que no Brasil as
           coisas estão muito distantes do restante do mundo,
           mas alguns dos principais elementos que viabiliza-
           rão a direção autônoma já existem por aqui. Temos
           um país com 1,2 milhão de quilômetros de estra-  A Volvo fará
           das, nem todas com as mesmas condições. Mas al-  um teste com
           gumas delas, se olharmos com atenção, não deixam   100 carros no
           a desejar para as alemãs ou europeias”, diz Adas.  anel viário de
             “Precisamos desmistificar a direção autônoma   Gotemburgo
           no Brasil, ela será possível na medida em que hou-
           ver uma mobilização nesse sentido. O padrão do sistema de  ves e como isso seria avaliado pela opinião pública. Antes
           reconhecimento da câmera, do radar, ou mesmo da frequên-  do fechamento desta edição um grave acidente envolvendo
           cia de transmissão citada acima, tem que estar disponível para  um veículo autônomo da Tesla provocou a primeira morte. O
           ele poder operar com eficiência. Mas mesmo na Europa ou  carro não identificou a cor branca de um caminhão em rela-
           nos Estados Unidos isso ainda não está 100% solucionado.  ção ao restante do ambiente e colidiu com ele. Pesquisadores
           Nos Estados Unidos se debate muito a questão do hacker, do  acadêmicos têm afirmado que os problemas de visão artificial
           terrorismo cibernético. Um caminhão autônomo que trans-  ainda não foram totalmente resolvidos e há muito ainda para
           porta uma carga perigosa pode ser usado como uma arma,  se desenvolver nessa área. Entretanto, devemos entender que
           esse risco tem que ser evitado”, comenta.          um veículo autônomo precisa ser apenas melhor do que um
             Durante as pesquisas para produção desta matéria, notou-  motorista humano para reduzir drasticamente o número de
           se que há uma preocupação em não criar muitas expecta-  acidentes com mortes. Como em qualquer nova tecnologia,
           tivas, principalmente porque os estudos ainda são sigilosos  essa notícia será motivo para criar oposição, mas isso sempre
           sob o ponto de vista de negócios. Some-se a isso o temor  permeou a história do desenvolvimento humano.   n
        160229-Anuncio_Associados_AF.pdf   1   07/03/2016   10:30:21
           de que um sistema autônomo se envolva em acidentes gra-  *Colaboraram Fabio Ometto, Bob Sharp e Edson Kitani




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