Page 9 - Revista EAA - Edição 70
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timento, o que possibilitou que nossos centros
           de engenharia se capacitassem um pouco mais.
           Isso permitiu que alguns desenvolvimentos
           fossem feitos não só para o mercado local, mas
           também para produtos que eventualmente não
           seriam comercializados na região.
             O importante é ter essa capacitação para que
           esses centros de desenvolvimento sejam utili-
           zados como alternativas aos centros lá de fora.    O advento do
           Para que isso aconteça temos que ter condições   Inovar-Auto
           de oferecer serviço com qualidade, capacitação   proporcionou
           técnica, mas também que os custos de desen-
           volvimento que sejam adequados.          algum tipo de
                                                    investimento
           EAA – Quais são os três itens que você des- nos centros
           taca no Inovar-Auto, e qual deles foi o que  de engenharia
           mais se desenvolveu nessa primeira fase, qual
           deles causou maiores impactos na indústria
           nacional?

           Megale – Esses três itens são pesquisa e
           desenvolvimento, cadeia de suprimento e a
           pesquisa em eficiência energética. Eu diria
           que desses três pilares o que mais se desen-
           volveu foi a eficiência energética, demos um                  EAA –  Todas essas conquistas foram obtidas
           salto grande. Todos os veículos que estão nas                 dentro de um cenário de estabilidade na con-
           ruas hoje e no próximo ano têm um nível de                    juntura político-econômica, cenário que já não
           eficiência energética muito superior ao que                   é mais o mesmo. Como a instabilidade atual
           tínhamos alguns anos atrás.                                   afeta o desenvolvimento de novos projetos?
                                                                         Megale – Temos indicadores no país que mos-
           EAA –  Quais foram os principais benefícios                   tram o Brasil como possuidor de um grande
           colhidos pela engenharia brasileira com essa                  potencial para a indústria. Diante disso, o fato
           primeira fase do Inovar-Auto? Temos consegui-                 é que não tivemos nenhum anúncio de “desin-
           do criar aqui, ou muitas das soluções aplicadas               vestimento”. Ou seja, nenhuma empresa que
           vieram de fora?                                               já havia anunciado planos de investimento no
                                                    Essas conquistas
           Megale – Ela permitiu uma revolução em                        país cancelou-os. Essas empresas podem estar
           vários pontos. Primeiramente no que se refere   permitiram    ajustando esses investimentos por um período
                                                    que nossos
           à parte de motores. Hoje temos motores antes                  de tempo. O importante, como eu sempre digo,
                                                    veículos fossem
           inexistentes no Brasil. Falo de motores me-                   é a questão da previsibilidade.
           nores, tivemos o downsizing, os 1.0 turbo. A   muito mais       Portanto, é muito importante que essa
           tecnologia turbo, a injeção direta e o downsi-  competitivos   política industrial que virá após o Inovar-Auto
           zing aconteceram, isso já é uma realidade no   em termos      seja bem detalhada, torne tudo bem claro para
           Brasil. Essas conquistas permitiram que nossos   mundiais     que as empresas possam adequar seus planos
           veículos fossem muito mais competitivos em                    para produzir veículos, produtos que possam
           termos mundiais.                                              atender apropriadamente a esse mercado, que
             Outro fator é o peso dos veículos, que é                    estejam adequados para atender na hora que
           importante para a eficiência energética. Então                esse mercado voltar a crescer, e esperamos que
           a própria construção dos veículos, utilizando                 isso não demore muito, que possamos produzir
           aços mais nobres, também ocorreu, aumen-                      automóveis de grande nível tecnológico aqui no
           tando a questão de segurança e também a da                    Brasil, seja para atender ao cliente brasileiro e
           eficiência energética.                                        também ao mercado externo.           n

           abril/maio/junho                                                                                   9
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