Page 9 - Revista EAA - Edição 70
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timento, o que possibilitou que nossos centros
de engenharia se capacitassem um pouco mais.
Isso permitiu que alguns desenvolvimentos
fossem feitos não só para o mercado local, mas
também para produtos que eventualmente não
seriam comercializados na região.
O importante é ter essa capacitação para que
esses centros de desenvolvimento sejam utili-
zados como alternativas aos centros lá de fora. O advento do
Para que isso aconteça temos que ter condições Inovar-Auto
de oferecer serviço com qualidade, capacitação proporcionou
técnica, mas também que os custos de desen-
volvimento que sejam adequados. algum tipo de
investimento
EAA – Quais são os três itens que você des- nos centros
taca no Inovar-Auto, e qual deles foi o que de engenharia
mais se desenvolveu nessa primeira fase, qual
deles causou maiores impactos na indústria
nacional?
Megale – Esses três itens são pesquisa e
desenvolvimento, cadeia de suprimento e a
pesquisa em eficiência energética. Eu diria
que desses três pilares o que mais se desen-
volveu foi a eficiência energética, demos um EAA – Todas essas conquistas foram obtidas
salto grande. Todos os veículos que estão nas dentro de um cenário de estabilidade na con-
ruas hoje e no próximo ano têm um nível de juntura político-econômica, cenário que já não
eficiência energética muito superior ao que é mais o mesmo. Como a instabilidade atual
tínhamos alguns anos atrás. afeta o desenvolvimento de novos projetos?
Megale – Temos indicadores no país que mos-
EAA – Quais foram os principais benefícios tram o Brasil como possuidor de um grande
colhidos pela engenharia brasileira com essa potencial para a indústria. Diante disso, o fato
primeira fase do Inovar-Auto? Temos consegui- é que não tivemos nenhum anúncio de “desin-
do criar aqui, ou muitas das soluções aplicadas vestimento”. Ou seja, nenhuma empresa que
vieram de fora? já havia anunciado planos de investimento no
Essas conquistas
Megale – Ela permitiu uma revolução em país cancelou-os. Essas empresas podem estar
vários pontos. Primeiramente no que se refere permitiram ajustando esses investimentos por um período
que nossos
à parte de motores. Hoje temos motores antes de tempo. O importante, como eu sempre digo,
veículos fossem
inexistentes no Brasil. Falo de motores me- é a questão da previsibilidade.
nores, tivemos o downsizing, os 1.0 turbo. A muito mais Portanto, é muito importante que essa
tecnologia turbo, a injeção direta e o downsi- competitivos política industrial que virá após o Inovar-Auto
zing aconteceram, isso já é uma realidade no em termos seja bem detalhada, torne tudo bem claro para
Brasil. Essas conquistas permitiram que nossos mundiais que as empresas possam adequar seus planos
veículos fossem muito mais competitivos em para produzir veículos, produtos que possam
termos mundiais. atender apropriadamente a esse mercado, que
Outro fator é o peso dos veículos, que é estejam adequados para atender na hora que
importante para a eficiência energética. Então esse mercado voltar a crescer, e esperamos que
a própria construção dos veículos, utilizando isso não demore muito, que possamos produzir
aços mais nobres, também ocorreu, aumen- automóveis de grande nível tecnológico aqui no
tando a questão de segurança e também a da Brasil, seja para atender ao cliente brasileiro e
eficiência energética. também ao mercado externo. n
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