Page 31 - Revista EAA - Edição 71
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O BMW i3 e o Cadillac CT6 dão uma visão
           do futuro dos veículos leves fabricados
           com materiais mistos. O i3 elétrico se vale
           do atual estado da arte com o uso de
           elevado conteúdo de CFRP e alumínio
           na estrutura primária. O CT6, vencedor
           to Prêmio Enlighten 2016, otimiza aço
           e alumínio inclusive belas e complexas
           uniões de alumínio fundidas pelo
           Grupo Cosma, da Magna







                                                                                                 alumínio
                                                                                                 aço23



                                                    Enfrentando o gradual
                                                    aumento de peso
                                                    Numa recente pesquisa publicada pelo CAR
                                                    sobre as tendências das futuras reduções de
                                                    peso  dos  veículos,  tomadores  de  decisão  das
           NVH, deixando o CX-9 em torno de 113 kg  indústrias indicaram que soluções de materiais
           mais leve que o carro de 2015.           mistos predominarão sobre os programas em
             “A indústria se tornou mais ousada nas suas  andamento de uso intenso de alumínio – uma
           ações de redução de peso e a rapidez de introdu-  estratégia  motivada  por  custo  e  aspectos  de
           ção da tecnologia está aumentando,” observou  manufatura dos fabricantes como capacidade
           Jay Baron, Ph.D, presidente e executivo-chefe  de formação das peças, união de peças de di-
           da Center for Automotive Research (CAR).  ferentes materiais e capacidade da pintura, co-
           “Os dados que estamos coletando mostram que  mentou o Dr. Baron.
           saímos de 3% para 5% por ano, dependendo de   Os respondentes à CAR ecoam as visões
           como se queira medi-la.”                 de cerca de 20 especialistas entrevistados para
             O Dr. Baron e outros especialistas notam que  esta  matéria.  Ambos  os  grupos  destacaram  o
           a base de fornecedores ficou mais engajada. “As  difícil desafio de cada iniciativa de redução de
           portas da indústria estão mais abertas do que  peso: como superar o que o engenheiro-chefe
           nunca – quando se é fornecedor e se tem uma  do Chevrolet Malibu, Jesse Ortega, chama de
           solução de tecnologia para redução de peso, as  “gradual aumento de peso” – o peso do conteúdo
           fabricantes querem saber do que se trata,” disse  de segurança, de emissões e de itens adiciona-
           o Dr. Baron.                             dos que podem anular o peso poupado durante
             A redução de peso veicular “é sem dúvida um  o desenvolvimento do carro básico. Para muitos
           aspecto tão importante hoje quanto a escolha  diretores de programas de veículos, só atingir a
           do trem de força”, afirmou Andrew Fulbrook,  paridade com o peso em ordem de marcha do
           diretor Previsões da Global Powertrain da IHS  carro definido já é uma vitória.
           Automotive. “Ambos os campos da tecnologia   A pesquisa da CAR perguntou, “Entre agora
           têm a capacidade de levar ao menor consumo  e 2025, você acha que é preciso adicionar peso
           ao mesmo tempo mantendo ou melhorando o  ao carro? E o que o está forçando a fazê-lo?”
           desempenho e dirigibilidade, a redução de peso  As respostas foram que esperam um aumento
           oferecendo também potenciais reduções da car-  de 5%, divididos meio a meio (2,5% cada) entre
           ga de estrada.”                          mais peso para desempenho e desempenho.

           julho/agosto/setembro                                                                            31
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