Page 31 - Revista EAA - Edição 71
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O BMW i3 e o Cadillac CT6 dão uma visão
do futuro dos veículos leves fabricados
com materiais mistos. O i3 elétrico se vale
do atual estado da arte com o uso de
elevado conteúdo de CFRP e alumínio
na estrutura primária. O CT6, vencedor
to Prêmio Enlighten 2016, otimiza aço
e alumínio inclusive belas e complexas
uniões de alumínio fundidas pelo
Grupo Cosma, da Magna
alumínio
aço23
Enfrentando o gradual
aumento de peso
Numa recente pesquisa publicada pelo CAR
sobre as tendências das futuras reduções de
peso dos veículos, tomadores de decisão das
NVH, deixando o CX-9 em torno de 113 kg indústrias indicaram que soluções de materiais
mais leve que o carro de 2015. mistos predominarão sobre os programas em
“A indústria se tornou mais ousada nas suas andamento de uso intenso de alumínio – uma
ações de redução de peso e a rapidez de introdu- estratégia motivada por custo e aspectos de
ção da tecnologia está aumentando,” observou manufatura dos fabricantes como capacidade
Jay Baron, Ph.D, presidente e executivo-chefe de formação das peças, união de peças de di-
da Center for Automotive Research (CAR). ferentes materiais e capacidade da pintura, co-
“Os dados que estamos coletando mostram que mentou o Dr. Baron.
saímos de 3% para 5% por ano, dependendo de Os respondentes à CAR ecoam as visões
como se queira medi-la.” de cerca de 20 especialistas entrevistados para
O Dr. Baron e outros especialistas notam que esta matéria. Ambos os grupos destacaram o
a base de fornecedores ficou mais engajada. “As difícil desafio de cada iniciativa de redução de
portas da indústria estão mais abertas do que peso: como superar o que o engenheiro-chefe
nunca – quando se é fornecedor e se tem uma do Chevrolet Malibu, Jesse Ortega, chama de
solução de tecnologia para redução de peso, as “gradual aumento de peso” – o peso do conteúdo
fabricantes querem saber do que se trata,” disse de segurança, de emissões e de itens adiciona-
o Dr. Baron. dos que podem anular o peso poupado durante
A redução de peso veicular “é sem dúvida um o desenvolvimento do carro básico. Para muitos
aspecto tão importante hoje quanto a escolha diretores de programas de veículos, só atingir a
do trem de força”, afirmou Andrew Fulbrook, paridade com o peso em ordem de marcha do
diretor Previsões da Global Powertrain da IHS carro definido já é uma vitória.
Automotive. “Ambos os campos da tecnologia A pesquisa da CAR perguntou, “Entre agora
têm a capacidade de levar ao menor consumo e 2025, você acha que é preciso adicionar peso
ao mesmo tempo mantendo ou melhorando o ao carro? E o que o está forçando a fazê-lo?”
desempenho e dirigibilidade, a redução de peso As respostas foram que esperam um aumento
oferecendo também potenciais reduções da car- de 5%, divididos meio a meio (2,5% cada) entre
ga de estrada.” mais peso para desempenho e desempenho.
julho/agosto/setembro 31