Page 32 - Revista EAA - Edição 71
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TECNOLOGIA           CAPA




                              Metas CAFE – Redução de Peso por Segmento de Veículo

                 0   Carro pequeno     Picape pequena/    Carro grande/        Minivan         Picape grande/
            Redução do peso em ordem de marcha em kg  -136  -127  -163  -210
              -45,4
                                          utilitário
                                                                                                média/SUV
                                                             médio
               -91


              -181

              -227

              -272

              -318

              -363                                                              -279               -165
                               Para reduzir o peso de 2025 em 12% ou 1.014 kg comparado com 2008,
                               a redução de peso requerida por segmento de veículo é mostrada acima.
                               Fonte: Ducker Analysis



                                “Não se pode vender carros que sejam quase  se espera acentuar. A GM decidiu por metais
                              tão bons como os do ano anterior,” Dr. Baron  mistos  para  o  elétrico  Chevrolet  Bolt  2017.
                              explicou. “Os clientes querem mais desempe-  Segundo o engenheiro-chefe Josh Tavel, a par-
                              nho decorrente da maior rigidez da carroce-  te inferior do carro consiste de 95% de aço de
                              ria, por exemplo, que pode representar custos  alta resistência (HSS) ou aço de alta resistên-
                              relativos a reforços estruturais e mais peso. O  cia avançado (AHSS), incluindo algumas novas
                              mesmo com NVH mais baixo – um problema  ligas estreando na indústria automobilística. A
                              devido a materiais mais leves tenderem a trans-  parte superior da carroceria do Bolt é 80% HSS.
                              mitir mais vibrações.”                      “O time poupou 22,7 kg usando alumínio
                                O conselho que ele dá é: “Ao se pretender que  para as tampas,” diz Tavel. Outro carro elétrico
                              um veículo seja 10% mais leve, deve-se reduzir  de 320 km de alcance com uma bateria grande,
                              o peso em 15%.”                          o “acessível” Tesla Modelo 3 2017, sabidamente
                                Planejadores de produto disseram à Automo-  utiliza construção de materiais mistos, o pri-
                              tive Engineering estar preocupados com o custo  meiro carro da fabricante com uso não inten-
                              capital de materiais premium — novos aços e  sivo de alumínio.
                              ligas de alumínio de alta resistência, plásticos re-
                              forçados com fibra de carbono (CFRP) e mag-  Aliviando peso da picape
                              nésio – e como esse custo impactará no preço do  Especialistas acreditam que aço e alumínio con-
                              veículo de venda do veículo. O veterano analista  tinuarão a dominar as estruturas dos veículos e
                              da indústria, Mike Robinet, diretor-geral da IHS  sistemas de chassis além de 2025. Ligas mais
                              Automotive, fala de um iminente “penhasco de  fortes e formáveis destinadas a fazer compo-
                              custo” causado pela combinação de redução de  nentes e subsistemas mais leves estão a caminho.
                              peso, eletrificação veicular, aumento da demanda  Enquanto isso, compósitos estruturais, plásticos
                              por sistemas de auxílio ao motorista e itens de  de engenharia e especialmente metais leves, in-
                              conectividade. E que séries menores de produto  cluindo magnésio, terão maior oportunidade.
                              provavelmente afetarão amortização de custos.  Um conversa com Paul Belanger, diretor
                                Recentes programas de veículos refletem  de P&D de Carrocerias da Gestamp North
                              a sistemática de prudência com os custos que  America, revelou o impacto da tecnologia de no-
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