Page 32 - Revista EAA - Edição 71
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TECNOLOGIA CAPA
Metas CAFE – Redução de Peso por Segmento de Veículo
0 Carro pequeno Picape pequena/ Carro grande/ Minivan Picape grande/
Redução do peso em ordem de marcha em kg -136 -127 -163 -210
-45,4
utilitário
média/SUV
médio
-91
-181
-227
-272
-318
-363 -279 -165
Para reduzir o peso de 2025 em 12% ou 1.014 kg comparado com 2008,
a redução de peso requerida por segmento de veículo é mostrada acima.
Fonte: Ducker Analysis
“Não se pode vender carros que sejam quase se espera acentuar. A GM decidiu por metais
tão bons como os do ano anterior,” Dr. Baron mistos para o elétrico Chevrolet Bolt 2017.
explicou. “Os clientes querem mais desempe- Segundo o engenheiro-chefe Josh Tavel, a par-
nho decorrente da maior rigidez da carroce- te inferior do carro consiste de 95% de aço de
ria, por exemplo, que pode representar custos alta resistência (HSS) ou aço de alta resistên-
relativos a reforços estruturais e mais peso. O cia avançado (AHSS), incluindo algumas novas
mesmo com NVH mais baixo – um problema ligas estreando na indústria automobilística. A
devido a materiais mais leves tenderem a trans- parte superior da carroceria do Bolt é 80% HSS.
mitir mais vibrações.” “O time poupou 22,7 kg usando alumínio
O conselho que ele dá é: “Ao se pretender que para as tampas,” diz Tavel. Outro carro elétrico
um veículo seja 10% mais leve, deve-se reduzir de 320 km de alcance com uma bateria grande,
o peso em 15%.” o “acessível” Tesla Modelo 3 2017, sabidamente
Planejadores de produto disseram à Automo- utiliza construção de materiais mistos, o pri-
tive Engineering estar preocupados com o custo meiro carro da fabricante com uso não inten-
capital de materiais premium — novos aços e sivo de alumínio.
ligas de alumínio de alta resistência, plásticos re-
forçados com fibra de carbono (CFRP) e mag- Aliviando peso da picape
nésio – e como esse custo impactará no preço do Especialistas acreditam que aço e alumínio con-
veículo de venda do veículo. O veterano analista tinuarão a dominar as estruturas dos veículos e
da indústria, Mike Robinet, diretor-geral da IHS sistemas de chassis além de 2025. Ligas mais
Automotive, fala de um iminente “penhasco de fortes e formáveis destinadas a fazer compo-
custo” causado pela combinação de redução de nentes e subsistemas mais leves estão a caminho.
peso, eletrificação veicular, aumento da demanda Enquanto isso, compósitos estruturais, plásticos
por sistemas de auxílio ao motorista e itens de de engenharia e especialmente metais leves, in-
conectividade. E que séries menores de produto cluindo magnésio, terão maior oportunidade.
provavelmente afetarão amortização de custos. Um conversa com Paul Belanger, diretor
Recentes programas de veículos refletem de P&D de Carrocerias da Gestamp North
a sistemática de prudência com os custos que America, revelou o impacto da tecnologia de no-
32 julho/agosto/setembro