Page 33 - Revista EAA - Edição 71
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vas ligas e formagem. “Trabalhamos com a P&D em desenvolvimento,” disse Duane Bendzinski,
da Honda para o novo Civic 2016, empregando diretor global de Tecnologia, Automobilística,
aço de ultra-alta resistência (UHSS) formado a da Novelis.
quente para as longarinas traseiras. O material Bendzinski diz que a pressa das fabricantes
permitiu à Honda reduzir a complexidade da es- em reduzir o peso veicular está pressionando
trutura do carro, melhorar sua cinemática e redu- fornecedores a abreviar seu próprio processo
zir o peso em 20% ante o Civic anterior. de desenvolvimento. “Estamos validando novos
Ele disse que a Gestamp está atualmen- produtos e entrando com eles para avaliação dos
te envolvida no desenvolvimento de um grau clientes visando incorporação aos novos proje-
UHSS superforte de 2 gigapascal “que permiti- tos de veículos da janela de 3 a 6 seis anos que
rá bitolas ainda menores.” A novata na indústria estão a caminho,” disse.
NanoSteel e a parceira AK Steel estão prepa- Os pesados chassis-escada de aço que consti-
rando o protótipo de um novo grau automobi- tuem a parte inferior da maioria das picapes até
lístico UHSS projetado para simplificar a pro- são um mercado-alvo para o alumínio à medida
dução, permitindo a estampagem e formagem que futuras restrições de CO 2 serão mais seve-
de peças em temperatura ambiente, contou o ras. “Achamos que é mais uma questão de pro-
executivo-chefe Dave Paratore. jeto do que de materiais,” asseverou Bendzinski.
A indústria do alumínio está respondendo “De fato, num futuro não tão distante haverá
com novas ligas de alta resistência série-7000 oportunidades de tirar peso desses pesados
destinadas a desafiar a hegemonia do aço em chassis-escada. É uma área primária para os en-
área críticas de impactos como as colunas dian- volvidos em extrusão e é uma oportunidade para
teiras. “Estamos prontos a fazer incursões nestas a utilização em grandes quantidades de chapas
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áreas com os graus de resistência mais altos ora de alumínio laminado.” 24 n
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