Page 33 - Revista EAA - Edição 71
P. 33

vas ligas e formagem. “Trabalhamos com a P&D  em desenvolvimento,” disse Duane Bendzinski,
           da Honda para o novo Civic 2016, empregando  diretor global de Tecnologia, Automobilística,
           aço de ultra-alta resistência (UHSS) formado a  da Novelis.
           quente para as longarinas traseiras. O material   Bendzinski diz que a pressa das fabricantes
           permitiu à Honda reduzir a complexidade da es-  em reduzir o peso veicular está pressionando
           trutura do carro, melhorar sua cinemática e redu-  fornecedores  a abreviar seu  próprio processo
           zir o peso em 20% ante o Civic anterior.  de desenvolvimento. “Estamos validando novos
             Ele disse que a Gestamp está atualmen-  produtos e entrando com eles para avaliação dos
           te envolvida no desenvolvimento de um grau  clientes visando incorporação aos novos proje-
           UHSS superforte de 2 gigapascal “que permiti-  tos de veículos da janela de 3 a 6 seis anos que
           rá bitolas ainda menores.” A novata na indústria  estão a caminho,” disse.
           NanoSteel e a parceira AK Steel estão prepa-  Os pesados chassis-escada de aço que consti-
           rando o protótipo de um novo grau automobi-  tuem a parte inferior da maioria das picapes até
           lístico UHSS projetado para simplificar a pro-  são um mercado-alvo para o alumínio à medida
           dução, permitindo a estampagem e formagem  que futuras restrições de CO 2 serão mais seve-
           de peças em temperatura ambiente, contou o  ras. “Achamos que é mais uma questão de pro-
           executivo-chefe Dave Paratore.           jeto do que de materiais,” asseverou Bendzinski.
             A indústria do alumínio está respondendo  “De fato, num futuro não tão distante haverá
           com novas ligas de alta resistência série-7000  oportunidades de tirar peso desses pesados
           destinadas a desafiar a hegemonia do aço em  chassis-escada. É uma área primária para os en-
           área críticas de impactos como as colunas dian-  volvidos em extrusão e é uma oportunidade para
           teiras. “Estamos prontos a fazer incursões nestas  a utilização em grandes quantidades de chapas
      160906-Agende-se_ProximosEventos_GRAFICA.pdf   1   16/09/2016   14:31:05
           áreas com os graus de resistência mais altos ora  de alumínio laminado.”   24  n



                    AGENDE-SE PARA OS


                    PRÓXIMOS EVENTOS DA SAE BRASIL



                                                                                      SIMPÓSIO SAE BRASIL DE
                                                                                      VEÍCULOS ELÉTRICOS
                                                                                      E HÍBRID   S 2016



 C
 M
 Y
 CM
                                      2016
 MY
 CY
 CMY
 K
                        24 DE NOVEMBRO                                              24 DE NOVEMBRO
                                                                                         LOCAL:
                             LOCAL:                                                CLUB TRANSATLÂNTICO
                           Resende | RJ                                               Rua José Guerra, nº130
                                                                                   Chácara Santo Antônio|São Paulo|SP



       Confira a agenda completa de eventos:
       portal.saebrasil.org.br/eventos/geral
   28   29   30   31   32   33   34   35   36