Page 30 - Revista EAA - Edição 71
P. 30

TECNOLOGIA           CAPA


          Redução de peso:

          qual o próximo


          passo?



































                                                                        Especialistas ponderam os desafios
                                                                        e as soluções futuras na batalha de
                                                                                 reduzir o peso dos veículos




          Tradução e adaptação   Será que há algum fabricante que ainda não pôs,  kg no peso de um veículo, em linhas gerais,
          autorizada de       pelo menos, um modelo novo no rolo secador da  leva a uma diminuição da emissão de CO 2 em
          “Lightweigthing:    redução de peso? O menor peso possível do veí-  3%~5%, dependendo do porte do veículo e das
          What’a next?”, matéria   culo passou à vanguarda de desenvolvimento de  soluções adotadas no motor.
          publicada na revista   produto em que cada grama eliminada é feste-  O novo CX-9 da Mazda, um SUV mono-
          Automotive Engineering  jada. E não se trata de moda passageira – impo-  bloco de três fileira de bancos, é um exemplo
          International online,   sições legais de redução de consumo e aumento  perfeito de redução de peso resultante de dese-
          vol. 3, n° 6, agosto de   da segurança dão certeza de que a redução de  nho e análise holística. Com o objetivo de ter
          2016, texto de Lindsay   peso, como doutrina de desenvolvimento de  a cabine mais silenciosa em sua classe, o time
          Brooke, Ryan Gehm    produto, é para sempre.                 do CX-9 projetou o assoalho com aço de maior
          e Bill Visnic, tradução    A  lista  de veículos modelo  2016 que  são  espessura, adicionou 24 kg de betume e fonoab-
          de Bob Sharp        mais leves do que os antecessores continua a  sorventes para reduzir ruído, vibração e asperaza
                              crescer. Ela inclui expoentes como o Nissan  (NVH), vedações de portas mais elaborados e
                              Altima, que perdeu 36 kg. O TLX da Acura  vidros laminados acústicos. Mas enquanto era
                              está 25 kg mais leve. O Chevrolet Malibu, inte-  adicionado peso para fazer o Mazda mais si-
                              grante da cruzada da GM de redução de peso,  lencioso até hoje, o time do trem de força tirou
                              se desfez de nada menos que inacreditáveis 136  60 kg do novo motor, 25 kg da tração integral e  FOTOS DIVULGAÇÃO
                              kg quando comparado com o carro anterior.  cerca de 45 kg em outras áreas. Essas reduções
                              Especialistas dizem que uma redução de 100  mais do que compensaram as contramedidas de
          30                                                                                julho/agosto/setembro
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35