Page 12 - Revista EAA - Edição 73
P. 12

TECNOLOGIA           CAPA


                              Evolução do powertrain

                              e os próximos passos





                              As iniciativas provocadas por definições governamentais vieram a
                              acelerar o processo do desenvolvimento tecnológico da indústria
                              automobilística no Brasil. Nos últimos anos, tivemos um grande avanço
                              no sentido de melhorar a eficiência energética dos nossos veículos

                              Victor Silva*

                              O Inovar-Auto gerou uma evolução nos últimos  ainda possuem o motor EA111, mas que come-
                              anos no Brasil ao acelerar a introdução de novas  çará a substituir – neste ano –  com o lançamen-
                              tecnologias no mercado automobilístico, ten-  to da nova geração de Gol e Voyage. A família
                              dência essa que vinha acontecendo lentamente  EA211 é constituída do motor 1,0-l de três
                              antes de 2012, mas a nova legislação de efici-  cilindros com e sem turboalimentação, 1,6 l 16
                              ência energética forçou as fabricantes a acelera-  válvulas e o 1,4 l turbo, estes de quatro cilindros.
                              rem o investimento nos powertrain oferecido ao  Todas essas versões possuem bloco de alumínio
                              consumidor brasileiro. O gráfico de tecnologias  e variador de fase de válvulas.
                              de powertrain demonstra essa evolução nos veí-  A partir de 2021, o EA211 sofrerá uma atu-
                              culos produzidos localmente.             alização e passará a se chamar EA211 EVO,
                                As quatro fabricantes tradicionais instaladas no  estando presente em mais de 97% dos modelos
                              país (Fiat, Ford, General Motors, e Volkswagen)  Volkswagen produzidos localmente. Este é o
                              investiram pesado nos últimos anos para atender  principal motor da Volkswagen nas outras re-
                              às metas do Inovar-Auto e ficarem no mesmo  giões, presente em aproximadamente 55% dos
                              nível de eficiência de suas concorrentes, especial-  veículos produzidos na América do Norte, Eu-
                              mente as asiáticas. O uso de plataformas globais  ropa e Ásia.
                              no Brasil vem colaborando para a adaptação dos   A Fiat foi a última a lançar o motor de três
                              conjuntos motrizes existente nas outras regiões  cilindros com a família GSE (Global Small
                              em veículos lá produzidos, conforme a tabela de  Engines, chamado comercialmente de Firefly),
                              projeção de novos motores.               que substituiu o motor Fire no Uno e parte do
                                A  Volkswagen vem substituindo o motor  Mobi. Além da versão 1,0-l de três cilindros, o
                              EA111 pelo EA211 em toda a sua gama de ve-  GSE também possui a versão 1,3-l que substi-
                              ículos, a família Gol e o Fox são as linhas que  tuirá totalmente o 1,4-l Fire nos próximos anos.


                                              TECNOLOGIAS DE POWERTRAIN
          100,00%
                                                                                                          2010
           80,00%
                                                                                                          2012

           60,00%                                                                                         2014
                                                                                                          2016
           40,00%
                                                                                                          2018
           20,00%                                                                                         2020
                                                                                                          2022
            0,00%                                                                                               FOTOS DIVULGAÇÃO
                  Híbrido/Elétrico   VVT    3 Cilindros   Turbo       GDI       Stop/Start   Transmissão  2024
                                                                                             Não-Manual

          12                                                                                  fevereiro/março/abril
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17