Page 12 - Revista EAA - Edição 73
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TECNOLOGIA CAPA
Evolução do powertrain
e os próximos passos
As iniciativas provocadas por definições governamentais vieram a
acelerar o processo do desenvolvimento tecnológico da indústria
automobilística no Brasil. Nos últimos anos, tivemos um grande avanço
no sentido de melhorar a eficiência energética dos nossos veículos
Victor Silva*
O Inovar-Auto gerou uma evolução nos últimos ainda possuem o motor EA111, mas que come-
anos no Brasil ao acelerar a introdução de novas çará a substituir – neste ano – com o lançamen-
tecnologias no mercado automobilístico, ten- to da nova geração de Gol e Voyage. A família
dência essa que vinha acontecendo lentamente EA211 é constituída do motor 1,0-l de três
antes de 2012, mas a nova legislação de efici- cilindros com e sem turboalimentação, 1,6 l 16
ência energética forçou as fabricantes a acelera- válvulas e o 1,4 l turbo, estes de quatro cilindros.
rem o investimento nos powertrain oferecido ao Todas essas versões possuem bloco de alumínio
consumidor brasileiro. O gráfico de tecnologias e variador de fase de válvulas.
de powertrain demonstra essa evolução nos veí- A partir de 2021, o EA211 sofrerá uma atu-
culos produzidos localmente. alização e passará a se chamar EA211 EVO,
As quatro fabricantes tradicionais instaladas no estando presente em mais de 97% dos modelos
país (Fiat, Ford, General Motors, e Volkswagen) Volkswagen produzidos localmente. Este é o
investiram pesado nos últimos anos para atender principal motor da Volkswagen nas outras re-
às metas do Inovar-Auto e ficarem no mesmo giões, presente em aproximadamente 55% dos
nível de eficiência de suas concorrentes, especial- veículos produzidos na América do Norte, Eu-
mente as asiáticas. O uso de plataformas globais ropa e Ásia.
no Brasil vem colaborando para a adaptação dos A Fiat foi a última a lançar o motor de três
conjuntos motrizes existente nas outras regiões cilindros com a família GSE (Global Small
em veículos lá produzidos, conforme a tabela de Engines, chamado comercialmente de Firefly),
projeção de novos motores. que substituiu o motor Fire no Uno e parte do
A Volkswagen vem substituindo o motor Mobi. Além da versão 1,0-l de três cilindros, o
EA111 pelo EA211 em toda a sua gama de ve- GSE também possui a versão 1,3-l que substi-
ículos, a família Gol e o Fox são as linhas que tuirá totalmente o 1,4-l Fire nos próximos anos.
TECNOLOGIAS DE POWERTRAIN
100,00%
2010
80,00%
2012
60,00% 2014
2016
40,00%
2018
20,00% 2020
2022
0,00% FOTOS DIVULGAÇÃO
Híbrido/Elétrico VVT 3 Cilindros Turbo GDI Stop/Start Transmissão 2024
Não-Manual
12 fevereiro/março/abril