Page 16 - Revista EAA - Edição 73
P. 16

TECNOLOGIA           CAPA



                                                                       um motor ciclo Otto com waste-gate se localiza
                                                                       em seu envelope de utilização. As principais li-
                                                                       mitações de operação do compressor são o “sur-
                                                                       ge” na região à esquerda do mapa, que é uma
                                                                       instabilidade de origem aerodinâmica que torna
                                                                       instável todo o sistema de admissão do motor;
                                                                       rotação excessiva, que é aquela acima do limite
                                                                       mínimo, dentre os vários, que garante a durabi-
                                                                       lidade do conjunto turbocompressor e, por fim,
                                                                       a vazão bloqueada à direita no mapa, quando o
                                                                       máximo escoamento é atingido pelo fato de a
                                                                       velocidade do som ter sido alcançada. A partir
                                                                       do ponto “A”, a válvula waste-gate se abre para
          Figura 3.                                                    modular a pressão, o valor da relação [P2/P1]
          Aproveitamento      uma parte desses gases modula essa potência e  caminhando para a direita no mapa é aproxima-
          do efeito pulso dos   por  consequência  a  pressão  máxima  de  com-  damente constante.
          gases de escape     pressão gerada pelo compressor. O  matching   Outra solução é a carcaça de turbina dividi-
          em um motor         do estágio da turbina se faz então com áreas de  da usada em conjunto com o waste-gate. Como
          4 cilindros
                              passagem menores para se conseguir  reações  mencionado acima, a boa utilização dos pulsos
                              mais rápidas do conjunto girante. A partir de  liberados quando da abertura de cada válvula de
                              um valor de pressão de superalimentação a vál-  escape pode fazer uma diferença considerável
                              vula waste-gate é aberta limitando o valor dessa  no desempenho da turbina, elevando a pressão
                              pressão, protegendo também os componentes  do compressor, gerando até 20% a mais de tor-
                              do turbo para que o valor-limite de rotação não  que quando comparado a um modelo com car-
                              seja ultrapassado.                       caça aberta, além de conseguir reduzir a rotação
                                Fica claro no mapa do compressor, vide figu-  do torque máximo para rotações entre 1300 e
                              ra 2, como uma típica linha de plena carga de  1500 rpm, diferença fundamental para o “fun to
          Figura 4.                                                    drive” e também consumo de combustível. Um
          Mapa de                                                      aspecto fundamental é garantir a chegada dos
          compressor                                                   diversos pulsos de pressão com menor perda de
          com                                                          energia possível até a entrada do rotor da tur-
          aplicações                                                   bina. Isto se consegue construindo o coletor de
          típicas de                                                   escape de tal maneira que sejam minimizadas
          um motor                                                     eventuais interferências destrutivas desses pul-
          a gasolina                                                   sos de pressão antes de eles chegarem ao rotor.
          moderno                                                      Um motor quatro cilindros, por exemplo, com

                                                                       ordem de ignição 1 – 3 – 4 – 2 , deverá ter os
                                                                       ramos 1 e 4 unidos assim como o 2 e o 3. Uma
                                                                       das dificuldades de aplicação dessa tecnologia
                                                                       aos  motores ciclo Otto é  relacionada às altas
                                                                       temperaturas de entrada de turbina, submeten-
                                                                       do o divisor da carcaça a tensões bastante altas,
                                                                       problemas contornados com a utilização de ma-
                                                                       teriais mais nobres.
                                                                          Outra solução importante é o uso de turbina
                                                                       com geometria variável – VNT Variable Nozzle
                                                                       Turbine. Como o próprio nome indica, o estágio
                                                                       passa a ter, em vez de uma válvula de alívio –
                                                                       waste-gate – pás guias no estator para melhor
                                                                       adequar o enchimento dos canais entre as pás
          16                                                                                  fevereiro/março/abril
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21