Page 13 - Revista EAA - Edição 73
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Nossa previsão é a de que, após 2020, a fabri- ção anterior, esse novo motor além de turbo-
cante não usará mais o motor Fire nos veículos compressor possui injeção direta e stop/start.
produzidos no Brasil. A Fiat é a que mais está Para os próximos anos, a previsão indica que
investindo em stop/start; hoje, essa tecnologia é a GM deverá substituir o FAMILY I para atin-
encontrada no Fiat Uno e Fiat Toro. Por vol- gir as próximas metas de eficiência energética.
ta de 2019/2020, a empresa deverá equipar os O motor 1,0-l de três cilindros da família CSS
motores GSE com turbocompressor tanto na começará a ser produzido em 2019, além da ver-
versão 1,0-l quanto na versão 1,3-l. O motor são sem turbo e injeção direta do 1,4 l usado no
E.torQ, que foi lançado em 2010, vem passando Cruze da família SGE.
por constantes melhorias e, atualmente, é equi- A Ford, que era a quarta maior fabricante
pado com VVT, stop/start e coletor de admissão em volume no país, mudou a sua estratégia nos
variável para melhora de consumo. últimos anos passando a oferecer veículos com
Nas outras regiões, a Fiat investe bastan- mais conteúdo em vez de populares com preço
te no sistema Multiair, que é uma evolução do baixo. Isso se reflete no seu motor, que é um dos
VVT, e, no Brasil, só é encontrada na Toro 2.4L. mais modernos entre as grandes fabricantes. A
Não consideramos que esse sistema venha a ser Ford substituiu toda a família de motores Ro-
instalado nos motores GSE e E.torQ no país, cam pelo SIGMA 1,5-l e 1,6-l, além do motor
sendo que a principal mudança para os motores FOX 1,0-l de três cilindros. Já o motor Duratec
Fiat são o turbo associado a injeção direta no 2,0-l foi o primeiro a receber injeção direta em
GSE 1,0 l e 1,3 l. um motor flex no Brasil.
A GM é a única das quatro fabricantes Para o futuro, os motores SIGMA serão
tradicionais que ainda não lançou um mo- substituídos pelo Dragon que é um motor 1,5
tor de três cilindros no Brasil, mas mesmo as- l de três cilindros com VVT, bloco de alumínio
sim ela conseguiu uma melhora no consumo e opção de turbocompressor e injeção direta.
dos motores FAMILY I sem grandes altera- O primeiro veículo a receber esse motor será o
ções como VVT, bloco de alumínio e redução EcoSport no final de 2017. O país está alinhado
de cilindros por exemplo. A nova geração dos com as outras regiões em que os motores FOX,
motores FAMILY melhorou com a redução Dragon e o Duratec com injeção direta são os
de atrito e transmissão manual de seis veloci- principais produtos da Ford. A principal mu-
dades. O principal lançamento foi o motor dança para os próximos anos será o aumento do
1,4-l turbo instalado no Cruze produzido na uso do turbocompressor no motor 1,0-l FOX e
Argentina substituindo o motor 1,8-l da gera- o novo 1,5-l Dragon.
PROJEÇÃO DE NOVOS MOTORES
2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024
GSE [1.0L GSE [1.0L L3 GSE [1.3 L4
Fiat L3, 1.3 L4], Turbo] Turbo]
TigerShark
[2.4L L4]
Ford FOX [1.0 L3 Dragon FOX UPG Dragon
Turbo] [1.5 L3] [1.0 L3 Turbo] [1.5 L3 Turbo]
General CSS [1.0 L3],
Motors SGE [1.4 L4]
Honda New-L [1.5 New-K New-L3 New-K [2.0 New-L [1.5
L4 Turbo] [2.0 L4] [1.0 L3 Turbo] L4 Hybrid] L4 Hybrid]
Hyundai KAPPA [1.0
L3 Turbo]
NR [1.3 and A-Series A-Series [2.0 New-NR [1.5 L3,
Toyota
1.5 L4] [2.0 L4] L4 Hybrid] 1.5 L3 Hybrid]
EA211 EVO
[1.0 L3, 1.0 L3
VW
Turbo, 1.5 L4,
1.5 L4 Turbo]
fevereiro/março/abril 13