Page 13 - Revista EAA - Edição 73
P. 13

Nossa previsão é a de que, após 2020, a fabri-  ção anterior, esse novo motor além de turbo-
           cante não usará mais o motor Fire nos veículos  compressor possui injeção direta e stop/start.
           produzidos no Brasil. A Fiat é a que mais está   Para os próximos anos, a previsão indica que
           investindo em stop/start; hoje, essa tecnologia é  a GM deverá substituir o FAMILY I para atin-
           encontrada no Fiat Uno e Fiat Toro. Por vol-  gir as próximas metas de eficiência energética.
           ta de 2019/2020, a empresa deverá equipar os  O motor 1,0-l de três cilindros da família CSS
           motores GSE com turbocompressor tanto na  começará a ser produzido em 2019, além da ver-
           versão 1,0-l quanto na versão 1,3-l. O motor  são sem turbo e injeção direta do 1,4 l usado no
           E.torQ, que foi lançado em 2010, vem passando  Cruze da família SGE.
           por constantes melhorias e, atualmente, é equi-  A Ford, que era a quarta maior fabricante
           pado com VVT, stop/start e coletor de admissão  em volume no país, mudou a sua estratégia nos
           variável para melhora de consumo.        últimos anos passando a oferecer veículos com
             Nas outras regiões, a Fiat investe bastan-  mais conteúdo em vez de populares com preço
           te no sistema Multiair, que é uma evolução do  baixo. Isso se reflete no seu motor, que é um dos
           VVT, e, no Brasil, só é encontrada na Toro 2.4L.  mais modernos entre as grandes fabricantes. A
           Não consideramos que esse sistema venha a ser  Ford substituiu toda a família de motores Ro-
           instalado nos motores GSE e E.torQ no país,  cam pelo SIGMA 1,5-l e 1,6-l, além do motor
           sendo que a principal mudança para os motores  FOX 1,0-l de três cilindros. Já o motor Duratec
           Fiat são o turbo associado a injeção direta no  2,0-l foi o primeiro a receber injeção direta em
           GSE 1,0 l e 1,3 l.                       um motor flex no Brasil.
             A GM é a única das quatro fabricantes    Para o futuro,  os  motores  SIGMA  serão
           tradicionais que ainda não lançou um mo-  substituídos pelo Dragon que é um motor 1,5
           tor de três cilindros no Brasil, mas mesmo as-  l de três cilindros com VVT, bloco de alumínio
           sim ela conseguiu uma melhora no consumo  e opção de turbocompressor e injeção direta.
           dos motores FAMILY I sem grandes altera-  O primeiro veículo a receber esse motor será o
           ções como VVT, bloco de alumínio e redução  EcoSport no final de 2017. O país está alinhado
           de cilindros por exemplo. A nova geração dos  com as outras regiões em que os motores FOX,
           motores FAMILY  melhorou  com a  redução  Dragon e o Duratec com injeção direta são os
           de atrito e transmissão manual de seis veloci-  principais produtos da Ford. A principal mu-
           dades. O principal lançamento foi o motor  dança para os próximos anos será o aumento do
           1,4-l  turbo  instalado  no  Cruze  produzido  na  uso do turbocompressor no motor 1,0-l FOX e
           Argentina substituindo o motor 1,8-l da gera-  o novo 1,5-l Dragon.

                                                      PROJEÇÃO DE NOVOS MOTORES
                       2016      2017     2018     2019      2020       2021       2022     2023       2024
                    GSE [1.0L                   GSE [1.0L L3  GSE [1.3 L4
           Fiat     L3, 1.3 L4],                Turbo]    Turbo]
                    TigerShark
                    [2.4L L4]
           Ford     FOX [1.0 L3   Dragon        FOX UPG    Dragon
                    Turbo]     [1.5 L3]         [1.0 L3 Turbo] [1.5 L3 Turbo]
           General                              CSS [1.0 L3],
           Motors                               SGE [1.4 L4]
           Honda    New-L [1.5                  New-K     New-L3                New-K [2.0   New-L [1.5
                    L4 Turbo]                   [2.0 L4]  [1.0 L3 Turbo]        L4 Hybrid]  L4 Hybrid]
           Hyundai  KAPPA [1.0
                    L3 Turbo]
                    NR [1.3 and                 A-Series                        A-Series [2.0      New-NR [1.5 L3,
           Toyota
                    1.5 L4]                     [2.0 L4]                        L4 Hybrid]         1.5 L3 Hybrid]
                                                                     EA211 EVO
                                                                     [1.0 L3, 1.0 L3
           VW
                                                                     Turbo, 1.5 L4,
                                                                     1.5 L4 Turbo]

           fevereiro/março/abril                                                                            13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18