Page 17 - Revista EAA - Edição 73
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de acordo com a vazão de gases. Trata-se de uma   Ainda  em  fase  de início
           solução  sofisticada  que  aumenta  consideravel-  de utilização está o compres-
           mente a energia disponível ao compressor sem  sor  elétrico,  normalmente
           aumentar as contrapressões impostas ao motor  montado em conjunto com
           o que se traduz em melhores valores de consu-  um  turbocompressor  tradi-  HONEYWELL TURBO TECHNOLOGIES
           mo de combustível, cerca de 30% de redução em  cional com a única função
           baixas cargas e até 15% de redução em altas car-  de aumentar a quantidade
           gas. Acompanhando a redução de consumo, ou-  de ar disponível para o mo-
           tro benefício dos VNTs é de reduzir em cerca de  tor, portanto potencializan-
           30% o tempo de atingimento do torque, o que  do  o  aumento  de  torque,
           melhora a dirigibilidade e possibilita alterações  em rotações e cargas muito
           nas relações da caixa de mudanças no sentido de  baixas. Também aqui, assim
           melhor utilizar a disponibilidade de torque.  como na arquitetura com
             Além da dificuldade imposta pela tempera-  turbos em mais estágios, é
           tura de entrada da turbina, pois essas pás guia  de fundamental importância
           devem trabalhar com folgas para as paredes do  a transição entre o funcio-
           estator reduzidas, tornando a tecnologia VNT  namento com e sem o com-
           ainda pouco aplicada em motores ciclo Otto, o  pressor elétrico para que não
           compressor deve ser usado numa faixa de vazões  haja nenhuma sensação de
           e relações de pressões maiores o que exige que  “buraco” de torque ou sola-
           seu mapa de utilização deva ser consideravel-  vanco por parte do condutor
           mente mais largo. (Figura 4)             do veículo.
             Além da solução com geometria variável, as   Tanto as aplicações com                 Figura 5. Turbo
           aplicações mais sofisticadas chegam a adotar  waste-gate quanto aquelas com  VNT e mul-  com geometria de
           mais de um turbocompressor funcionando em  tiestágios podem ganhar em desempenho em    turbina variável
           série e em paralelo, com controles de vazão mais  regimes transitórios com a substituição de atu-
           sofisticados que permitam que em baixas rota-  adores pneumáticos por elétricos. Tanto a pre-
           ções e cargas somente o turbo com menor ca-  cisão de atuação quanto o tempo de resposta
           pacidade de vazão opere, reduzindo o tempo de  melhoram significativamente. Todas essas tec-
           resposta, com o(s) outro(s) turbo(s) gradativa-  nologias, algumas mais outras menos, têm sis-
           mente sendo acionados à medida que a vazão de  tematicamente melhorado o desempenho do
           gases, e desempenho, sejam aumentados. Além  turbocompressor e por consequência do motor
           de complexa sob o ponto de vista de arquitetura  turboalimentado, permitindo reduções conside-
           e volume geométrico necessário para a instala-  ráveis de cilindrada com a manutenção e muitas
           ção, é o tipo de arranjo que exige um trabalho  vezes o aumento de desempenho.
           acurado da calibração do motor e dos atuadores   O turbocompressor tornou-se então com-
           dos turbos para que todo o potencial de desem-  ponente-chave no processo de “downsizing” ou
           penho e redução de consumo possam ser extra-  “rightsizing” dos motores de combustão inter-
           ídos. É, sem dúvida, uma solução com a qual os  na, permitindo que motores menores substitu-
           motores conseguem atingir valores de pressão  am seus equivalentes de aspiração natural com
           média efetiva máxima – PME – bastante alta.  grandes vantagens em consumo de combustível,
             Sempre no sentido de reduzir o tempo de  reduções que podem variar de 16 a até 30%, pela
           resposta do turbo, ainda temos os mancais em  menor perda por atrito, aumento das cargas mé-
           rolamento, bastante utilizados em motores de  dias de funcionamento etc. e tempos de resposta
           competição, mas ainda pouco difundidos em  bastante curtos, permitindo que motores de ci-
           aplicações comuns. Além da vantagem de re-  lindrada bastante baixa (1,0 e 1,2 litro) possam
           duzir o tempo de atingimento do torque, eles  ser aplicados a veículos de maior porte garantin-
           necessitam de uma quantidade bem menor de  do o prazer ao conduzir.            n
           óleo lubrificante, facilitando assim as vedações  Celso Samea é membro da Comissão de Motores
           em ambos os lados, compressor e turbina.  Ciclo Otto da SAE BRASIL

           fevereiro/março/abril                                                                            17
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