Page 17 - Revista EAA - Edição 73
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de acordo com a vazão de gases. Trata-se de uma Ainda em fase de início
solução sofisticada que aumenta consideravel- de utilização está o compres-
mente a energia disponível ao compressor sem sor elétrico, normalmente
aumentar as contrapressões impostas ao motor montado em conjunto com
o que se traduz em melhores valores de consu- um turbocompressor tradi- HONEYWELL TURBO TECHNOLOGIES
mo de combustível, cerca de 30% de redução em cional com a única função
baixas cargas e até 15% de redução em altas car- de aumentar a quantidade
gas. Acompanhando a redução de consumo, ou- de ar disponível para o mo-
tro benefício dos VNTs é de reduzir em cerca de tor, portanto potencializan-
30% o tempo de atingimento do torque, o que do o aumento de torque,
melhora a dirigibilidade e possibilita alterações em rotações e cargas muito
nas relações da caixa de mudanças no sentido de baixas. Também aqui, assim
melhor utilizar a disponibilidade de torque. como na arquitetura com
Além da dificuldade imposta pela tempera- turbos em mais estágios, é
tura de entrada da turbina, pois essas pás guia de fundamental importância
devem trabalhar com folgas para as paredes do a transição entre o funcio-
estator reduzidas, tornando a tecnologia VNT namento com e sem o com-
ainda pouco aplicada em motores ciclo Otto, o pressor elétrico para que não
compressor deve ser usado numa faixa de vazões haja nenhuma sensação de
e relações de pressões maiores o que exige que “buraco” de torque ou sola-
seu mapa de utilização deva ser consideravel- vanco por parte do condutor
mente mais largo. (Figura 4) do veículo.
Além da solução com geometria variável, as Tanto as aplicações com Figura 5. Turbo
aplicações mais sofisticadas chegam a adotar waste-gate quanto aquelas com VNT e mul- com geometria de
mais de um turbocompressor funcionando em tiestágios podem ganhar em desempenho em turbina variável
série e em paralelo, com controles de vazão mais regimes transitórios com a substituição de atu-
sofisticados que permitam que em baixas rota- adores pneumáticos por elétricos. Tanto a pre-
ções e cargas somente o turbo com menor ca- cisão de atuação quanto o tempo de resposta
pacidade de vazão opere, reduzindo o tempo de melhoram significativamente. Todas essas tec-
resposta, com o(s) outro(s) turbo(s) gradativa- nologias, algumas mais outras menos, têm sis-
mente sendo acionados à medida que a vazão de tematicamente melhorado o desempenho do
gases, e desempenho, sejam aumentados. Além turbocompressor e por consequência do motor
de complexa sob o ponto de vista de arquitetura turboalimentado, permitindo reduções conside-
e volume geométrico necessário para a instala- ráveis de cilindrada com a manutenção e muitas
ção, é o tipo de arranjo que exige um trabalho vezes o aumento de desempenho.
acurado da calibração do motor e dos atuadores O turbocompressor tornou-se então com-
dos turbos para que todo o potencial de desem- ponente-chave no processo de “downsizing” ou
penho e redução de consumo possam ser extra- “rightsizing” dos motores de combustão inter-
ídos. É, sem dúvida, uma solução com a qual os na, permitindo que motores menores substitu-
motores conseguem atingir valores de pressão am seus equivalentes de aspiração natural com
média efetiva máxima – PME – bastante alta. grandes vantagens em consumo de combustível,
Sempre no sentido de reduzir o tempo de reduções que podem variar de 16 a até 30%, pela
resposta do turbo, ainda temos os mancais em menor perda por atrito, aumento das cargas mé-
rolamento, bastante utilizados em motores de dias de funcionamento etc. e tempos de resposta
competição, mas ainda pouco difundidos em bastante curtos, permitindo que motores de ci-
aplicações comuns. Além da vantagem de re- lindrada bastante baixa (1,0 e 1,2 litro) possam
duzir o tempo de atingimento do torque, eles ser aplicados a veículos de maior porte garantin-
necessitam de uma quantidade bem menor de do o prazer ao conduzir. n
óleo lubrificante, facilitando assim as vedações Celso Samea é membro da Comissão de Motores
em ambos os lados, compressor e turbina. Ciclo Otto da SAE BRASIL
fevereiro/março/abril 17