Page 15 - Revista EAA - Edição 73
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TECNOLOGIA           CAPA



           Turbocompressores, se você

           não tem, ainda vai ter um!





           Ele se tornou um componente importante no processo de
           downsizing dos motores de combustão interna, permitindo
           que motores menores substituam os de aspiração natural
           com vantagens no desempenho e no consumo de combustível

           Celso Samea*



           Eles equipam a maioria dos carros modernos,  Diesel e 1.000  °C   Seção do                  Saída de gases
                                                                         compressor    Carcaça do     de escapamento
           mas a ideia é bem antiga, com uma patente do  num Otto, além da             compressor         da turbina
           engenheiro suíço Alfred Büchi, em 1905, de  pulsação dos gases de   Caixa do
                                                                            Compressor
           aproveitar a energia dos gases de escapamento,  escapamento, tornam
           na saída do cilindro, para acionar uma turbina  o ajuste, ou  matching,
                                                                                                          Rotor da
           que aciona um compressor e aumenta a densi-  desse estágio um pou-                             turbina
                                                                                                 Entrada de gases de
           dade do ar na admissão. Ar mais denso permite  co mais complicado.                    escapamento na turbina
                                                                                             Descarga
           mais combustível e consequentemente maior   Como não exis-                        de ar do
                                                                         Entrada de          compressor
           desempenho do motor (Figura 1). A ideia é  te ligação mecânica   ar ambiente    Rotor do     Seção da
                                                                         do compressor
                                                                                           compressor   turbina
           simples, mas como quase sempre, a otimização  para acionamento do
           do desempenho exige o perfeito entendimento  turbocompressor, mas   Figura 1. Esquema de funcionamento
           das características-chave desse componente.  sim pelos gases de es-
             O entendimento da aerodinâmica interna  capamento do lado da turbina e ar pelo lado do
           dos componentes e do escoamento dentro dos  compressor, o retardo de resposta (o chamado   Figura 2. Mapa do
           canais dos compressores e turbinas permite usar  “turbo-lag”) sempre foi um dos principais focos   compressor com
                                                                                             plena carga de um
           melhor as áreas efetivas de passagem, aumen-  de desenvolvimento.  O waste-gate, ou válvula   motor ciclo Otto.
           tando a transferência de energia dos gases de es-  de alívio, foi uma das primeiras soluções, e ainda   Relação de Pressões
           capamento para a turbina e do compressor para  é bastante usada hoje. Como a potência gerada   no eixo Y, P2/P1
           o ar de admissão. Esse entendimento também  pela turbina é função direta da massa de gases   ( - ) e vazão de ar
           trouxe uma sistemática redução de tamanho e  de escapamento que passa por ela, o desvio de   em massa no eixo
           peso. Vale lembrar que no estágio do compres-                                     X (lb/min)
           sor, inclusive dentro dos canais entre as pás,
           acontece um processo de difusão, o que torna o
           desafio de fazer o escoamento seguir as paredes
           do canal uma tarefa árdua, ainda mais se con-
           siderando situações onde as velocidades do ar
           podem ultrapassar a velocidade do som. A oti-
           mização no ponto definido como ponto de pro-
           jeto é fundamental, mas tão importante quanto,
           é o Off-Design performance, já que os motores
           modernos com altos valores de PME tendem a
           utilizar todo envelope do mapa do compressor.
             No caso da turbina, como a velocidade do es-
           coamento aumenta ao longo do estágio e do ca-
           nal, o problema de o gás não acompanhar a su-
           perfície das pás não existe, mas por outro lado as
           temperaturas de trabalho, cerca de 850 °C num

           fevereiro/março/abril                                                                            15
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