Page 14 - Revista EAA - Edição 73
P. 14
TECNOLOGIA CAPA
Os carros Honda, que já eram equipados Assim como a Honda, os veículos Toyota,
com motores mais modernos e alinhados com principalmente o Corolla, eram considerados
as outras regiões, fizeram mudanças nos últi- mais modernos e equipados que seus concor-
mos anos para atender à nova legislação de rentes. A partir de 2012, essa qualidade passou
eficiência energética, como a nova geração do a ser oferecida no mercado de compactos com o
Civic que possui uma versão com motor turbo- Etios – que possui motor com bloco de alumí-
alimentado e injeção direta. Para o futuro, con- nio e VVT.
sideramos que o downsizing continuará com a Para o futuro, a Toyota planeja um novo mo-
substituição do motor 1,5-l aspirado do Fit e tor para a nova geração do Corolla, a ser lançada
City por um 1,0-l turbo com injeção direta a em 2019, chamado A-Series - que será um 2,0
partir de 2020, além da aplicação do 1,5-l turbo l com injeção direta e stop/start. Já os modelos
no HR-V e CR-V. compactos manterão a cilindrada em 1,5 l, mas
com a redução de cilindros para três por volta
de 2024.
HB20 2015 HB20 2016 A Hyundai alcançou grande parcela do mer-
AT 6 cado com o início da produção do HB20 em
AT
4
2012, que possui motor com bloco de alumínio
e VVT. Foi o primeiro veículo de grande volume
Palio 2016 X6H 2017 equipado com um motor de três cilindros. Para
AMT5 AT atingir as metas do Inovar-Auto, a Hyundai
6
lançou uma versão do HB20 com motor 1,0-l
turbo e está investindo no stop/start, equipando
o ix35 e o novo Creta com essa tecnologia.
Ecosport 2017 Ecosport
DCT6 2018 Transmissões
AT6 Assim como a motorização, a transmissão tam-
bém está evoluindo em busca de mais eficiência.
As fabricantes asiáticas estão aumentando o uso
Civic 2015 Civic 2016
AT5 CVT de CVT, enquanto as tradicionais estão investin-
do em câmbios automáticos com mais de cinco
marchas, como visto nos exemplos ao lado:
Gol G7 2016 Gol G8 2017 Híbridos e elétricos
AMT5 AT6 Com as legislações de emissões cada vez mais
restritivas, os modelos híbridos e elétricos serão
mais presentes em todo mundo. Se em 2016 me-
nos de 4% dos veículos produzidos globalmente
Etios 2017 Etios 2024 possuíam algum tipo de eletrificação, a previsão
AT4 CVT para 2027 é que 38% serão híbridos, elétricos ou
com célula a combustível. A estratégia de cada
fabricante para 2027 por região pode ser vista na
tabela de eletrificação por montadora:
Eletrificação Brasil Ásia Europa América O Inovar-Auto acelerou a introdução de tec-
por Montadora do Norte
Fiat 0% 28% 15% 0% nologias de trem motriz já existentes em outras
Ford 0% 32% 16% 23% regiões e acreditamos que a segunda fase do pro-
General Motors 0% 37% 0% 12% grama, ainda a ser definida, torne necessário o in-
VW 0% 82% 69% 29% vestimento em veículos híbridos e elétricos para
Honda 8% 29% 32% 17% atingimento das metas de eficiência energética
Hyundai 0% 35% 15% 9% que ficarão mais próximas às da Europa. n
Toyota 9% 28% 46% 19% * Victor Silva é da IHS Markit.
14 fevereiro/março/abril