Page 14 - Revista EAA - Edição 76
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MODAIS ANÁLISE
Análise do transporte
rodoviário de carga no Brasil
Estudo para identificar as causas das mudanças no transporte rodoviário
de carga brasileiro mostra que as variáveis com maior correlação foram
a frota de veículos rodoviários e o momento do transporte ferroviário de carga
Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida, Mariane Gonzalez da Costa, Daniel Schmitz, Márcio de Almeida D’Agosto*
Resumo Introdução
O estudo realiza uma análise histórica para identificar as possíveis cau- O transporte de carga por modo rodoviário é
sas das mudanças no transporte rodoviário de carga brasileiro, auxi- predominante no mundo. Em 2007, represen-
liando na modelagem de cenários futuros para o setor de transportes tava 95% do transporte de carga do Paquistão
no país. O objetivo do artigo é analisar a correlação entre o momento e da Turquia, 88% do México, 76% da União
de transporte rodoviário de carga no Brasil e alguns fatores, além do Europeia (EU-27) (OECD, 2007) e 55% do
PIB. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram identificados os Brasil. O modo rodoviário tem como carac-
fatores: densidade demográfica; momento de transporte de carga de terística a sua adequação para o transporte de
cada modo; carga transportada por setor; importações e exportações; pequenos e médios fluxos de carga em curtas e
frota; mudanças tecnológicas; além do PIB. Os dados obtidos para a médias distâncias. O transporte de carga pos-
presente análise são nacionais e datam desde 1970 até 2016. O método sui três tipos de operações: coleta, transferên-
utilizado foi a Regressão Linear e, como resultado, as variáveis que cia e distribuição. A distribuição e coleta são
apresentaram R² mais próximo de 1 foram frota de veículos rodoviá- semelhantes, ocorrendo de um único ponto de
rios de carga e momento de transporte ferroviário de carga. A análise origem para dois ou mais pontos e o contrá-
do fator Frota foi aprofundada considerando os tipos de veículo que a rio para a coleta, geralmente em áreas urbanas
compõe. Foram identificados três pontos críticos que foram analisados e em curtas e médias distâncias (D’Agosto,
a partir do levantamento de hipóteses. As hipóteses são: (1) Mudanças 2015). A operação de transferência ocorre de
na legislação; (2) Mudanças no mercado de vendas de veículos; (3) um ponto de origem a um ponto de destino
Tipo de carga transportada; e (4) Mudança dos modos utilizados para e, normalmente, em longas distâncias, neces-
o transporte de carga nos anos estudados. sitando de modos de maior capacidade para o
transporte da carga.
Figura 1. Série histórica de Além disso, há uma nova tendência em de-
venda de veículos rodoviários sassociar a evolução do PIB com a evolução do
de carga no Brasil momento de transporte (Alises et al., 2015).
Fonte: Elaboração própria a partir
de ANFAVEA, 2016 Primeiramente porque associar o PIB como o
único fator que influencia essa evolução torna
a modelagem demasiadamente simplificada e
6
PIB [10 ]
Venda assim há a necessidade de identificar e verifi-
6.000.000
180.000 car outros fatores que permitam maior repre-
5.000.000
160.000 sentatividade de um modelo.
140.000
As mudanças de tendências econômicas e
120.000 4.000.000
de comportamento influenciam essa evolução.
100.000
3.000.000
80.000 Alguns países têm sua economia desenvol-
60.000 vida por conta dos serviços, porém isso não
2.000.000
40.000 aumenta significativamente o momento de
1.000.000
transporte (Kveiborg e Fosgerau, 2007). Já o
20.000 aumento das compras pela internet, por exem-
0
0 plo, aquece a economia e aumenta o momento
1976
1974
1972
1982
1980
1978
1970
1984
1988
1986
1970 1972 1974 1976 1978 1980 1982 1984 1986 1988 1990 1992 1994 1996 1998 2000 2002 2004 2006 2008 2010 2012 2014 2016 de transporte (Meersman et al., 2016a). 1992 1990 1994 1996 1998 2000 2002 2004 2006 2008 2010 2012 2014 2016
Figura 1: Série histórica de venda de veículos rodoviários de carga no Brasil. Figura 2: Série histórica do PIB brasileiro.
14 Fonte: Elaboração própria a partir de World Bank.
Fonte: Elaboração própria a partir de ANFAVEA, 2016.
outubro/novembro/dezembro
Frota População
4.000.000 250.000.000
3.500.000
3.000.000 200.000.000
2.500.000 150.000.000
2.000.000
1.500.000 100.000.000
1.000.000
500.000 50.000.000
0 1970 1972 1974 1976 1978 1980 1982 1984 1986 1988 1990 1992 1994 1996 1998 2000 2002 2004 2006 2008 2010 2012 2014 2016 0 1970 1972 1974 1976 1978 1980 1982 1984 1986 1988 1990 1992 1994 1996 1998 2000 2002 2004 2006 2008 2010 2012 2014 2016
Figura 3: Série histórica da frota de veículos rodoviários de carga no Brasil. Figura 4: Série história da população brasileira.
Fonte: Elaboração própria a partir MCT, 2010; SINDIPEÇAS, 2009 e; MMA, 2013. Fonte: Elaboração própria a partir de IBGE,2013.