Page 14 - Revista EAA - Edição 76
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MODAIS          ANÁLISE



          Análise do transporte


          rodoviário de carga no Brasil



          Estudo para identificar as causas das mudanças no transporte rodoviário
          de carga brasileiro mostra que as variáveis com maior correlação foram
          a frota de veículos rodoviários e o momento do transporte ferroviário de carga
          Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida, Mariane Gonzalez da Costa, Daniel Schmitz, Márcio de Almeida D’Agosto*


          Resumo                                                       Introdução
          O estudo realiza uma análise histórica para identificar as possíveis cau-  O transporte de carga por modo rodoviário é
          sas das mudanças no transporte rodoviário de carga brasileiro, auxi-  predominante no mundo. Em 2007, represen-
          liando na modelagem de cenários futuros para o setor de transportes  tava 95% do transporte de carga do Paquistão
          no país. O objetivo do artigo é analisar a correlação entre o momento  e da Turquia, 88% do México, 76% da União
          de transporte rodoviário de carga no Brasil e alguns fatores, além do  Europeia (EU-27) (OECD, 2007) e 55% do
          PIB. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram identificados os  Brasil. O modo rodoviário tem como carac-
          fatores: densidade demográfica; momento de transporte de carga de  terística a sua adequação para o transporte de
          cada modo; carga transportada por setor; importações e exportações;  pequenos e médios fluxos de carga em curtas e
          frota; mudanças tecnológicas; além do PIB. Os dados obtidos para a  médias distâncias. O transporte de carga pos-
          presente análise são nacionais e datam desde 1970 até 2016. O método  sui três tipos de operações: coleta, transferên-
          utilizado foi a Regressão Linear e, como resultado, as variáveis que  cia e distribuição. A distribuição e coleta são
          apresentaram R² mais próximo de 1 foram frota de veículos rodoviá-  semelhantes, ocorrendo de um único ponto de
          rios de carga e momento de transporte ferroviário de carga. A análise  origem para dois ou mais pontos e o contrá-
          do fator Frota foi aprofundada considerando os tipos de veículo que a  rio para a coleta, geralmente em áreas urbanas
          compõe. Foram identificados três pontos críticos que foram analisados  e  em  curtas  e  médias  distâncias  (D’Agosto,
          a partir do levantamento de hipóteses. As hipóteses são: (1) Mudanças  2015). A operação de transferência ocorre de
          na legislação; (2) Mudanças no mercado de vendas de veículos; (3)  um ponto de origem a um ponto de destino
          Tipo de carga transportada; e (4) Mudança dos modos utilizados para  e, normalmente, em longas distâncias, neces-
          o transporte de carga nos anos estudados.                    sitando de modos de maior capacidade para o
                                                                       transporte da carga.
                                       Figura 1. Série histórica de       Além disso, há uma nova tendência em de-
                                       venda de veículos rodoviários    sassociar a evolução do PIB com a evolução do
                                       de carga no Brasil              momento de transporte (Alises et al., 2015).
                                       Fonte: Elaboração própria a partir
                                       de ANFAVEA, 2016                Primeiramente porque associar o PIB como o
                                                                       único fator que influencia essa evolução torna
                                                                       a modelagem demasiadamente simplificada e
                                                                                                        6
                                                                                                  PIB [10 ]
                                     Venda                             assim há a necessidade de identificar e verifi-
                                                                         6.000.000
           180.000                                                     car outros fatores que permitam maior repre-

                                                                         5.000.000
           160.000                                                     sentatividade de um modelo.
           140.000
                                                                          As mudanças de tendências econômicas e
           120.000                                                       4.000.000
                                                                       de comportamento influenciam essa evolução.
           100.000
                                                                         3.000.000
            80.000                                                     Alguns países têm sua economia desenvol-

            60.000                                                     vida por conta dos serviços, porém isso não
                                                                         2.000.000

            40.000                                                     aumenta significativamente o momento de
                                                                         1.000.000
                                                                       transporte (Kveiborg e Fosgerau, 2007). Já o
            20.000                                                     aumento das compras pela internet, por exem-

                                                                               0
                0                                                      plo, aquece a economia e aumenta o momento
                                                                                         1976
                                                                                       1974
                                                                                     1972
                                                                                               1982
                                                                                             1980
                                                                                           1978
                                                                                   1970
                                                                                                 1984
                                                                                                     1988
                                                                                                   1986
                   1970   1972   1974   1976   1978   1980   1982   1984   1986   1988   1990   1992   1994   1996   1998   2000   2002   2004   2006   2008   2010   2012   2014   2016   de transporte (Meersman et al., 2016a). 1992  1990   1994   1996   1998   2000   2002   2004   2006   2008   2010   2012   2014   2016
          Figura 1: Série histórica de venda de veículos rodoviários de carga no Brasil.   Figura 2: Série histórica do PIB brasileiro.
          14                                                            Fonte: Elaboração própria a partir de World Bank.
          Fonte: Elaboração própria a partir de ANFAVEA, 2016.
                                                                                       outubro/novembro/dezembro

                                     Frota                                                        População
           4.000.000                                                     250.000.000
           3.500.000
           3.000.000                                                     200.000.000
           2.500.000                                                       150.000.000
           2.000.000
           1.500.000                                                     100.000.000
           1.000.000
            500.000                                                        50.000.000
                 0   1970   1972   1974   1976   1978   1980   1982   1984   1986   1988   1990   1992   1994   1996   1998   2000   2002   2004   2006   2008   2010   2012   2014   2016   0   1970   1972   1974   1976   1978   1980   1982   1984   1986   1988   1990   1992   1994   1996   1998   2000   2002   2004   2006   2008   2010   2012   2014   2016


          Figura 3: Série histórica da frota de veículos rodoviários de carga no Brasil.   Figura 4: Série história da população brasileira.
          Fonte: Elaboração própria a partir MCT, 2010; SINDIPEÇAS, 2009 e; MMA, 2013.   Fonte: Elaboração própria a partir de IBGE,2013.
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