Page 14 - Revista EAA 79
P. 14

CAPA
          EDUCAÇÃO            EDITORIAL                                                     ESPECIAL

                              A revolução da

                              transformação digital






                              Em um futuro breve, a palavra caligrafia deverá  com outros conhecimentos já existentes gera-
                              perder o sentido... A sua assinatura será somen-  vam novos produtos para a sociedade.
                              te digital, os croquis serão em 3D, meus colegas   Com a revolução da transformação digital,
                              de faculdade que odiavam fazer relatórios estão  que  cria  uma  possibilidade de  virtualizarmos
                              hoje redigindo seus projetos em ferramentas  nosso mundo, onde por intermédio de bilhões
                              Digitais de Projeto poderosíssimas, que inte-  de sensores conectados a uma rede integrada
                              gram todo o conhecimento da academia em  que aprendeu a aprender, todas as áreas da ci-
                              modelos, bibliotecas não mais de livros, mas sim  ência estão sendo digitalizadas com maiores ou
                              de objetos virtuais integrados...        menores níveis de inteligência, que enquanto
                                Essa mudança acontece independentemente  criada pelo Homem, é chamada de Inteligência
                              de gostarmos ou não, o ser humano se vê dimi-  Artificial, porém, ao ser criada pelo próprio sis-
                              nuído do mundo do fazer e do conhecer por um  tema se tornará uma Inteligência Natural desse
                              sistema que está sendo criado pelo homem à sua  grande cérebro digital.
                              semelhança, porém que ao envelhecer resgata o   Dentro desse contexto, agendamos reuniões
                              conhecimento que o Homem traduziu para esse  com diversos engenheiros para falarmos dos
                              sistema que aprendeu a aprender, por meio de  desafios para a Engenharia do Futuro e a nossa
                              um processo de andragogia digital que se en-  mais clara conclusão foi que o grande foco é en-
                              grandece.                                tender qual será a demanda para nossos futuros
                                O que nos resta para a preparação da educa-  “Eng-X” que está sofrendo uma grande pressão
                              ção dos nossos Engenheiros do Futuro?  Enge-  por uma transformação digital.
                              nharia e tecnologia tiveram, desde a revolução   Veremos, ao longo desta edição, várias ma-
                              industrial, uma conexão quase inseparável.  Da  térias abordando os desafios para nossos jo-
                              pesquisa básica que gerava novos conhecimen-  vens e para os que terão de se reinventar nesse
                              tos fundamentais, que davam um novo horizon-  novo contexto.
                              te para sua aplicabilidade, e quando combinado                       Erwin Franieck





















                                                                                                             n









          14                                                                                julho/agosto/setembro
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19