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EDUCAÇÃO CAPA ESPECIAL
A pedra filosofal do
ensino da engenharia
A velocidade da mudança dos valores da sociedade
influencia grandemente a aprendizagem atual
Mauro Andreassa*
Um levantamento feito pela Confederação A falta de experiências práticas durante o
Nacional da Indústria, com base nos dados do curso gera uma aridez que contrasta com o co-
Ministério da Educação, chegou à conclusão de nhecimento disponível hoje, tão vibrante como
que mais da metade dos estudantes de engenha- nunca, democrático e, sobretudo, diverso. A
ria do Brasil abandona o curso antes da forma- internet trouxe muito conhecimento, diversifi-
tura. Considerando as pessoas que entraram em cou as áreas, trouxe especializações e, principal-
cursos de engenharia em instituições públicas e mente, permitiu que pessoas do mundo inteiro
particulares, após cinco ou seis anos, tempo pre- compartilhassem ideias e experiências. Foi um
visto para a conclusão do curso, apenas 55,6% imenso terremoto que fez com que o mundo
dos estudantes se formaram, em média, na dé- tremesse e, na verdade, gosto muito de fazer esta
cada que vai de 2001 a 2011. analogia, como se cada conhecimento fosse uma
Além da evasão dos cursos, temos também a placa tectônica e como se um conhecimento
evasão da profissão: 58% dos engenheiros bra- forçasse os limites do outro.
sileiros não trabalham em sua área de formação, Continuando com a comparação, vamos re-
aponta análise feita pelos mesmos institutos lembrar, nas aulas de geografia ou ciências, como
mencionados. surgiu a cordilheira dos Andes: foi o resultado
Deficiência na formação básica dos estudan- de um choque ocorrido entre duas placas tec-
tes, em matemática e ciências, no Ensino Mé- tônicas. Há milhões de anos, a placa de Nazca
dio, altos valores de mensalidades nas universi- moveu-se em direção à placa sul-americana e,
dades particulares, falta de experiências práticas por ser mais densa, penetrou por baixo, causan-
durante o curso, e escolha prematura do tipo do a elevação do terreno sobre essa zona de cho-
de especialização, são tidos com os fatores mais que, dando origem às elevadas montanhas que
prováveis para explicar esse fenômeno. conhecemos hoje.
julho/agosto/setembro 15