Page 15 - Revista EAA 79
P. 15

EDUCAÇÃO              CAPA                                                        ESPECIAL


           A pedra filosofal do

           ensino da engenharia




           A velocidade da mudança dos valores da sociedade
           influencia grandemente a aprendizagem atual
           Mauro Andreassa*

           Um levantamento feito pela Confederação    A falta de experiências práticas durante o
           Nacional da Indústria, com base nos dados do  curso gera uma aridez que contrasta com o co-
           Ministério da Educação, chegou à conclusão de  nhecimento disponível hoje, tão vibrante como
           que mais da metade dos estudantes de engenha-  nunca, democrático e, sobretudo, diverso. A
           ria do Brasil abandona o curso antes da forma-  internet trouxe muito conhecimento, diversifi-
           tura. Considerando as pessoas que entraram em  cou as áreas, trouxe especializações e, principal-
           cursos de engenharia em instituições públicas e  mente, permitiu que pessoas do mundo inteiro
           particulares, após cinco ou seis anos, tempo pre-  compartilhassem ideias e experiências. Foi um
           visto para a conclusão do curso, apenas 55,6%  imenso terremoto que fez com que o mundo
           dos estudantes se formaram, em média, na dé-  tremesse e, na verdade, gosto muito de fazer esta
           cada que vai de 2001 a 2011.             analogia, como se cada conhecimento fosse uma
             Além da evasão dos cursos, temos também a  placa tectônica e como se um conhecimento
           evasão da profissão: 58% dos engenheiros bra-  forçasse os limites do outro.
           sileiros não trabalham em sua área de formação,   Continuando com a comparação, vamos re-
           aponta análise feita  pelos  mesmos  institutos  lembrar, nas aulas de geografia ou ciências, como
           mencionados.                             surgiu a cordilheira dos Andes: foi o resultado
             Deficiência na formação básica dos estudan-  de um choque ocorrido entre duas placas tec-
           tes, em matemática e ciências, no Ensino Mé-  tônicas. Há milhões de anos, a placa de Nazca
           dio, altos valores de mensalidades nas universi-  moveu-se em direção à placa sul-americana e,
           dades particulares, falta de experiências práticas  por ser mais densa, penetrou por baixo, causan-
           durante o curso, e escolha prematura do tipo  do a elevação do terreno sobre essa zona de cho-
           de especialização, são tidos com os fatores mais  que, dando origem às elevadas montanhas que
           prováveis para explicar esse fenômeno.   conhecemos hoje.































           julho/agosto/setembro                                                                            15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20