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EDUCAÇÃO



                                É mais ou menos isso que vem acontecendo   Empresas tradicionais fazem seus  spin-offs
                              com os conhecimentos. A mecânica empurra a  criando  startups em busca de ar fresco e ino-
                              eletrotécnica, que força a eletrônica, e que, agora  vador. Como desaprender é mais difícil que
                              juntas, criaram o controle e automação. Ainda  aprender, nada melhor que jovens criativos e
                              assim precisam de um software, surgindo daí a  com conhecimento para promover o avanço em
                              necessidade dos desenvolvedores de software e  tecnologias como inteligência artificial, fotônica,
                              das Ciências da Computação. Tantos conheci-  computação quântica, redes neurais, apenas para
                              mentos são necessários para o desenvolvimento  citar algumas.
                              tecnológico, que especialistas isolados em suas   Tom Peters, aclamado autor de diversos
                              “torres de marfim” não conseguiriam compreen-  livros de excelência e liderança como “Ven-
                              der o todo.                              cendo  a Crise”, escreveu:  “Precisamos falar
                                Assim, os conhecimentos surgem como ver-  sobre o “e-Forgetting”, pois, para ser bem-su-
                              dadeiras placas tectônicas, e o mais importante  cedido no “e-Learning” você tem de esquecer
                              é que quanto mais se expandem, mais os co-  os meios como conseguiu o conhecimento em
                              nhecimentos se tocam um no outro, e o choque  seu passado”.
                              cria calor e atrito que equivale a intensos deba-  A academia, por sua vez, traz o rigor necessá-
                              tes, livros, papers. São os vales e montanhas do  rio dos fundamentos dos conhecimentos e luta
                              conhecimento que criam um relevo que são as  bravamente para manter uma grade curricular
                              soluções para os problemas da sociedade de hoje  que  deva ser constantemente atualizada,  em
                              que estão à espera de uma solução. Mas para isso  tese, na mesma velocidade transformadora da
                              acontecer, é preciso que as pessoas se relacionem.  sociedade em que está imersa – uma luta impos-
                                As  placas, ou os  conhecimentos,  jamais  se  sível de ser ganha. Mas o aprendizado é muito
                              encontrariam se não houvesse um ambiente  mais amplo e complexo que ficar circunscrito a
                              propício para isso. Carla O’ Dell, presidente da  uma sala de aula.
                              American Productivity and Quality Center, dis-  Um imenso desafio de expandir as fronteiras
                              se que “o conhecimento tem pouca mobilidade.  dos muros das universidades, das salas de aula
                              Sem processos sistemáticos e facilitadores, ele  e de professores, de abrir laboratórios transfor-
                              não se moverá”. Surgem as comunidades e as  mando-os em hacker spaces e garagens. As pa-
                              redes para nos salvar. O know-how cede lugar  redes precisam ser derrubadas, mesmo porque
                              para o know-who. Gerir o conhecimento é saber  o conhecimento não pode ser adquirido de
                              quem é a pessoa detentora do conhecimento.  forma linear, uma vez que a vida profissional
                                Aparece, portanto, a necessidade de um am-  simplesmente não é linear – os problemas não
                              biente fértil onde os profissionais diversos se re-  acontecem como exercícios estruturados de um
                              lacionem e se humanizem. O ambiente nasce da  livro. Durante a maior parte de nossas vidas nas
                              intrincada alquimia entre a indústria, a academia  escolas, somos ensinados em um sistema que or-
                              e a sociedade. A indústria aporta com a pressão  ganiza blocos de tempo para o aprendizado de
                              por resultados, pela velocidade das transforma-  conteúdos específicos, muito semelhante a uma
                              ções e todas as vísceras do capitalismo. E desa-  linha de produção.
                              prender é mais difícil que aprender.        Contudo, novamente: a vida não é linear. E
                                Não será com as mesmas práticas vindas  pior: tudo que não se aprende seguramente em
                              das eras de industrialização anteriores, como o  um curso de engenharia é o relacionamento
                              surgimento da energia a vapor e das ferrovias,  humano. Assuntos como filosofia, sociologia,
                              a eletricidade, o motor a combustão, a eletrô-  psicologia e liderança soam com estranheza aos
                              nica e, por fim, a aviação, que a indústria de  ouvidos de alunos de graduação, hipnotizados
                              hoje será sustentável. O impulso de software e  por cálculo, termodinâmica, eletromagnetismo
                              redes a partir dos anos 1990 muda o cenário.  e outros seres monstruosos e temidos. E são es-
                              A maior prova disso são as startups, as jovens  sas habilidades que garantirão a sustentabilidade
                              empresas, que, com o vigor de engenheiros re-  da profissão e do negócio. Um curso, qualquer
                              cém-formados, vêm através dos anos impul-  que seja o curso, por definição, captura o co-
                              sionando a inovação.                     nhecimento do passado conforme dito por D.
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