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EDUCAÇÃO
É mais ou menos isso que vem acontecendo Empresas tradicionais fazem seus spin-offs
com os conhecimentos. A mecânica empurra a criando startups em busca de ar fresco e ino-
eletrotécnica, que força a eletrônica, e que, agora vador. Como desaprender é mais difícil que
juntas, criaram o controle e automação. Ainda aprender, nada melhor que jovens criativos e
assim precisam de um software, surgindo daí a com conhecimento para promover o avanço em
necessidade dos desenvolvedores de software e tecnologias como inteligência artificial, fotônica,
das Ciências da Computação. Tantos conheci- computação quântica, redes neurais, apenas para
mentos são necessários para o desenvolvimento citar algumas.
tecnológico, que especialistas isolados em suas Tom Peters, aclamado autor de diversos
“torres de marfim” não conseguiriam compreen- livros de excelência e liderança como “Ven-
der o todo. cendo a Crise”, escreveu: “Precisamos falar
Assim, os conhecimentos surgem como ver- sobre o “e-Forgetting”, pois, para ser bem-su-
dadeiras placas tectônicas, e o mais importante cedido no “e-Learning” você tem de esquecer
é que quanto mais se expandem, mais os co- os meios como conseguiu o conhecimento em
nhecimentos se tocam um no outro, e o choque seu passado”.
cria calor e atrito que equivale a intensos deba- A academia, por sua vez, traz o rigor necessá-
tes, livros, papers. São os vales e montanhas do rio dos fundamentos dos conhecimentos e luta
conhecimento que criam um relevo que são as bravamente para manter uma grade curricular
soluções para os problemas da sociedade de hoje que deva ser constantemente atualizada, em
que estão à espera de uma solução. Mas para isso tese, na mesma velocidade transformadora da
acontecer, é preciso que as pessoas se relacionem. sociedade em que está imersa – uma luta impos-
As placas, ou os conhecimentos, jamais se sível de ser ganha. Mas o aprendizado é muito
encontrariam se não houvesse um ambiente mais amplo e complexo que ficar circunscrito a
propício para isso. Carla O’ Dell, presidente da uma sala de aula.
American Productivity and Quality Center, dis- Um imenso desafio de expandir as fronteiras
se que “o conhecimento tem pouca mobilidade. dos muros das universidades, das salas de aula
Sem processos sistemáticos e facilitadores, ele e de professores, de abrir laboratórios transfor-
não se moverá”. Surgem as comunidades e as mando-os em hacker spaces e garagens. As pa-
redes para nos salvar. O know-how cede lugar redes precisam ser derrubadas, mesmo porque
para o know-who. Gerir o conhecimento é saber o conhecimento não pode ser adquirido de
quem é a pessoa detentora do conhecimento. forma linear, uma vez que a vida profissional
Aparece, portanto, a necessidade de um am- simplesmente não é linear – os problemas não
biente fértil onde os profissionais diversos se re- acontecem como exercícios estruturados de um
lacionem e se humanizem. O ambiente nasce da livro. Durante a maior parte de nossas vidas nas
intrincada alquimia entre a indústria, a academia escolas, somos ensinados em um sistema que or-
e a sociedade. A indústria aporta com a pressão ganiza blocos de tempo para o aprendizado de
por resultados, pela velocidade das transforma- conteúdos específicos, muito semelhante a uma
ções e todas as vísceras do capitalismo. E desa- linha de produção.
prender é mais difícil que aprender. Contudo, novamente: a vida não é linear. E
Não será com as mesmas práticas vindas pior: tudo que não se aprende seguramente em
das eras de industrialização anteriores, como o um curso de engenharia é o relacionamento
surgimento da energia a vapor e das ferrovias, humano. Assuntos como filosofia, sociologia,
a eletricidade, o motor a combustão, a eletrô- psicologia e liderança soam com estranheza aos
nica e, por fim, a aviação, que a indústria de ouvidos de alunos de graduação, hipnotizados
hoje será sustentável. O impulso de software e por cálculo, termodinâmica, eletromagnetismo
redes a partir dos anos 1990 muda o cenário. e outros seres monstruosos e temidos. E são es-
A maior prova disso são as startups, as jovens sas habilidades que garantirão a sustentabilidade
empresas, que, com o vigor de engenheiros re- da profissão e do negócio. Um curso, qualquer
cém-formados, vêm através dos anos impul- que seja o curso, por definição, captura o co-
sionando a inovação. nhecimento do passado conforme dito por D.
16 julho/agosto/setembro