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EDUCAÇÃO
Programa de especialização
em engenharia
Ao longo dos anos, o programa evoluiu; novas disciplinas
foram introduzidas. Disciplinas ligadas à manufatura,
à manutenção de aeronaves, ao suporte de produtos e a serviços
entraram na grade, dando a visão de produto expandido
José Luís da Cruz e Paulo Tadeu de Mello Lourenção*
Ao analisarmos o cenário de capacitação de pes- cerca de 4.200 funcionários no Brasil e no exte-
soas para a engenharia da Embraer, vemos pleno rior. A maioria dos desligamentos aconteceu no
sucesso, mas não sabemos como a organização Brasil, sede das fábricas da empresa, onde traba-
chegou a esse diferencial. Como e por que a lhavam aproximadamente 13 mil pessoas.
Empresa evoluiu e se diferenciou nas ações de Os anos 90 foram cruciais para a Embraer.
capacitação em Engenharia? O que tem sido Nessa época, a empresa ainda era uma estatal
fundamental para que nesses últimos 15 anos e enfrentava graves dificuldades por conta dos
tudo acontecesse com tanto êxito? efeitos da crise econômica e política desse tempo.
O programa corporativo da Embraer, que
tem o objetivo de atrair e capacitar engenhei- O Sucesso do ERJ 145
ros recém-formados para atuarem nas áreas de A salvação da fabricante, que corria o risco de ir
Engenharia de Desenvolvimento do Produto e à falência, veio com sua privatização, iniciada em
Processos da Empresa, é o Programa de Espe- 1991, que foi um movimento acertado e repleto
cialização em Engenharia - PEE. Em parceria de bons frutos, como foi o caso do desenvolvi-
com o ITA, o programa oferece o título de mes- mento dos jatos ERJ – Embraer Regional Jets.
trado profissional em engenharia aeronáutica, O design e o sucesso da família de jatos de 37
reconhecido pela CAPES/MEC. Os cursos e a 50 lugares são verdadeiramente lendários na
atividades são ministrados nas dependências da aviação comercial. A aeronave revolucionou as
empresa por profissionais da Embraer, professo- viagens aéreas regionais, quando foram introdu-
res do ITA e consultores contratados. Com iní- zidas, e continuou a abrir novos mercados.
cio em 2001, o PEE já formou 25 turmas, com
um total aproximado de 1.400 engenheiros. Novo produto, o ERJ 170
A demissão de 1989, e a impossibilidade de
Histórico novas contratações até 1996, levou a empresa a
Figura 1. Esquema A Embraer, uma das maiores fabricantes de avi- uma situação inusitada: seu corpo técnico con-
de Desenvolvimento ões do mundo, tomou uma decisão necessária, tava com engenheiros experientes, sêniores e en-
de Produto mas dolorida: anunciou em 1989 a demissão de genheiros mais novos, juniores, sem, no entanto,
contar com engenheiros de média experiência,
engenheiros plenos.
Para o desenvolvimento da nova família de
jatos, a Empresa necessitava de um grande nú-
mero de engenheiros e, tão importante quanto
o número, era a capacitação em tempo relativa-
mente curto. O produto “avião” é complexo e
exige abordagem multidisciplinar, o que não se
encontrava disponível na formação dos enge-
nheiros (fig.1). Um dos desafios da academia
ainda hoje é desenvolver profissionais espe-
18 julho/agosto/setembro