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EDUCAÇÃO


                              Programa de especialização

                              em engenharia




                              Ao longo dos anos, o programa evoluiu; novas disciplinas
                              foram introduzidas. Disciplinas ligadas à manufatura,
                              à manutenção de aeronaves, ao suporte de produtos e a serviços
                              entraram na grade, dando a visão de produto expandido

                              José Luís da Cruz e Paulo Tadeu de Mello Lourenção*


                              Ao analisarmos o cenário de capacitação de pes-  cerca de 4.200 funcionários no Brasil e no exte-
                              soas para a engenharia da Embraer, vemos pleno  rior. A maioria dos desligamentos aconteceu no
                              sucesso, mas não sabemos como a organização  Brasil, sede das fábricas da empresa, onde traba-
                              chegou a esse diferencial. Como e por  que a  lhavam aproximadamente 13 mil pessoas.
                              Empresa evoluiu e se diferenciou nas ações de   Os anos 90 foram cruciais para a Embraer.
                              capacitação em Engenharia? O que tem sido  Nessa  época,  a empresa  ainda  era  uma estatal
                              fundamental para que nesses últimos 15 anos  e enfrentava graves dificuldades por conta dos
                              tudo acontecesse com tanto êxito?        efeitos da crise econômica e política desse tempo.
                                O programa corporativo da Embraer, que
                              tem o objetivo de atrair e capacitar engenhei-  O Sucesso do ERJ 145
                              ros recém-formados para atuarem nas áreas de  A salvação da fabricante, que corria o risco de ir
                              Engenharia de Desenvolvimento do Produto e  à falência, veio com sua privatização, iniciada em
                              Processos da Empresa, é o Programa de Espe-  1991, que foi um movimento acertado e repleto
                              cialização em Engenharia - PEE. Em parceria  de bons frutos, como foi o caso do desenvolvi-
                              com o ITA, o programa oferece o título de mes-  mento dos jatos ERJ – Embraer Regional Jets.
                              trado profissional em engenharia aeronáutica,  O design e o sucesso da família de jatos de 37
                              reconhecido pela CAPES/MEC. Os cursos e  a 50 lugares são verdadeiramente lendários na
                              atividades são ministrados nas dependências da  aviação comercial. A aeronave revolucionou as
                              empresa por profissionais da Embraer, professo-  viagens aéreas regionais, quando foram introdu-
                              res do ITA e consultores contratados. Com iní-  zidas, e continuou a abrir novos mercados.
                              cio em 2001, o PEE já formou 25 turmas, com
                              um total aproximado de 1.400 engenheiros.  Novo produto, o ERJ 170
                                                                       A  demissão de  1989,  e  a  impossibilidade  de
                              Histórico                                novas contratações até 1996, levou a empresa a
          Figura 1. Esquema   A Embraer, uma das maiores fabricantes de avi-  uma situação inusitada: seu corpo técnico con-
          de Desenvolvimento   ões do mundo, tomou uma decisão necessária,  tava com engenheiros experientes, sêniores e en-
          de Produto          mas dolorida: anunciou em 1989 a demissão de  genheiros mais novos, juniores, sem, no entanto,

                                                                       contar com engenheiros de média experiência,
                                                                       engenheiros plenos.
                                                                          Para o desenvolvimento da nova família de
                                                                       jatos, a Empresa necessitava de um grande nú-
                                                                       mero de engenheiros e, tão importante quanto
                                                                       o número, era a capacitação em tempo relativa-
                                                                       mente curto. O produto “avião” é complexo e
                                                                       exige abordagem multidisciplinar, o que não se
                                                                       encontrava disponível na formação dos enge-
                                                                       nheiros (fig.1). Um dos desafios da academia
                                                                       ainda hoje é desenvolver profissionais espe-
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