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EDUCAÇÃO                 ESPECIAL




















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          Hessan e E. Vogt na conferência da Tech-Learn  processo de aprendizado. Ao professor caberá a
          em 1999 sobre e-Learning. E o passado é cinco  humildade de compreender todas as nuances do
          minutos atrás.                            relacionamento e que nem sempre aquele que
             Mas se tudo é uma alquimia, onde antes a  está em pé frente à lousa sabe mais.
          principal preocupação era criar uma substância   Para não ficar no Brasil, David Long cita a
          lendária capaz de transformar qualquer metal  Nasa como um business case de conhecimento
          em ouro, surge, agora, a nova pedra filosofal,  perdido. A saída de cérebros da Nasa logo após
          onde a humanização é capaz de combinar áreas  o término do programa espacial Apolo foi, se-
          de conhecimento para resolver problemas que a  gundo suas próprias palavras, “uma perda geral
          sociedade aguarda há muito tempo serem solu-  de capacidade de repetir um dos maiores feitos
          cionados.                                 da humanidade”. O relacionamento permite ir
             A velocidade da mudança dos valores da so-  muito além do conhecimento explícito, relativa-
          ciedade influencia grandemente a aprendiza-  mente fácil de ser obtido em livros e na internet
          gem atual. O autor Daniel Pink menciona esse  nos dias de hoje. Vamos rumo ao conhecimento
          fenômeno em seu livro “The New Social Lear-  tácito, que são ideias de difícil compreensão e
          ning” (em português, O Novo Aprendizado So-  que se formam pela experiência pessoal e, por-
          cial): “De muitas formas, aprender é fundamen-  tanto, transmitidas por meio da pessoalidade, da
          talmente um ato social. Desde a hora da roda no  conversa, da interação, seguindo uma tradição
          jardim de infância até os grupos de estudo na  oral, como índios em volta de uma fogueira.
          universidade, para projetos em equipe no mer-  Mas como as fogueiras são politicamente incor-
          cado de trabalho, a sociabilidade sempre moveu  retas, talvez em volta de uma cafeteira.
          as engrenagens da aprendizagem”.            Atuando no conhecimento tácito, teremos a
             Outro ponto a destacar é o espírito crítico.  oportunidade de identificar os falsos especialis-
          Não há ementa curricular em que vejamos a in-  tas. Aqueles que advogam ter a expertise, mas
          tenção em desenvolver o espírito crítico do fu-  que, no entanto, carecem de experiência neces-
          turo profissional. Contudo, a formação de cida-  sária para a formação do conhecimento tácito.
          dãos autônomos impele os alunos a não aceitar   É no conhecimento tácito que residem a
          passivamente tudo que é encontrado na internet  percepção, as regras não escritas, as crenças, os
          ou escrito em livros, ou ainda dito por profes-  sentimentos, enfim, tudo que modela o verda-
          sores. Sem desmerecer os livros, a atitude deve  deiro especialista.            n
          ser sempre questionadora. É preciso, novamen-
          te, contar com a humanização, inverter a sala de   *Mauro Andreassa é gerente sênior na Ford do
          aula, colocar o aluno como protagonista do seu   Brasil e professor na Escola de Engenharia Mauá

           julho/agosto/setembro                                                                            17
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