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EDUCAÇÃO ESPECIAL
IMAGEN ADAPTADA DE FLICKR
Hessan e E. Vogt na conferência da Tech-Learn processo de aprendizado. Ao professor caberá a
em 1999 sobre e-Learning. E o passado é cinco humildade de compreender todas as nuances do
minutos atrás. relacionamento e que nem sempre aquele que
Mas se tudo é uma alquimia, onde antes a está em pé frente à lousa sabe mais.
principal preocupação era criar uma substância Para não ficar no Brasil, David Long cita a
lendária capaz de transformar qualquer metal Nasa como um business case de conhecimento
em ouro, surge, agora, a nova pedra filosofal, perdido. A saída de cérebros da Nasa logo após
onde a humanização é capaz de combinar áreas o término do programa espacial Apolo foi, se-
de conhecimento para resolver problemas que a gundo suas próprias palavras, “uma perda geral
sociedade aguarda há muito tempo serem solu- de capacidade de repetir um dos maiores feitos
cionados. da humanidade”. O relacionamento permite ir
A velocidade da mudança dos valores da so- muito além do conhecimento explícito, relativa-
ciedade influencia grandemente a aprendiza- mente fácil de ser obtido em livros e na internet
gem atual. O autor Daniel Pink menciona esse nos dias de hoje. Vamos rumo ao conhecimento
fenômeno em seu livro “The New Social Lear- tácito, que são ideias de difícil compreensão e
ning” (em português, O Novo Aprendizado So- que se formam pela experiência pessoal e, por-
cial): “De muitas formas, aprender é fundamen- tanto, transmitidas por meio da pessoalidade, da
talmente um ato social. Desde a hora da roda no conversa, da interação, seguindo uma tradição
jardim de infância até os grupos de estudo na oral, como índios em volta de uma fogueira.
universidade, para projetos em equipe no mer- Mas como as fogueiras são politicamente incor-
cado de trabalho, a sociabilidade sempre moveu retas, talvez em volta de uma cafeteira.
as engrenagens da aprendizagem”. Atuando no conhecimento tácito, teremos a
Outro ponto a destacar é o espírito crítico. oportunidade de identificar os falsos especialis-
Não há ementa curricular em que vejamos a in- tas. Aqueles que advogam ter a expertise, mas
tenção em desenvolver o espírito crítico do fu- que, no entanto, carecem de experiência neces-
turo profissional. Contudo, a formação de cida- sária para a formação do conhecimento tácito.
dãos autônomos impele os alunos a não aceitar É no conhecimento tácito que residem a
passivamente tudo que é encontrado na internet percepção, as regras não escritas, as crenças, os
ou escrito em livros, ou ainda dito por profes- sentimentos, enfim, tudo que modela o verda-
sores. Sem desmerecer os livros, a atitude deve deiro especialista. n
ser sempre questionadora. É preciso, novamen-
te, contar com a humanização, inverter a sala de *Mauro Andreassa é gerente sênior na Ford do
aula, colocar o aluno como protagonista do seu Brasil e professor na Escola de Engenharia Mauá
julho/agosto/setembro 17