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EDUCAÇÃO                 ESPECIAL



           cialistas, mas com visão holística, enxergando  no campo do ensino e que estava próxima à fá-
           além de sua especialidade.               brica central da Empresa.
                                                      A forma de pensar da empresa encontrou eco
           Soluções                                 no outro lado, considerando interesses como te-

           As soluções de mercado apontavam para a con-  mas de dissertação, coorientação, complementa-
           tratação de estagiários, estabelecimento de pro-  ção de salários de professores, possibilidade de
           grama de trainee ou evolução normal dos enge-  ensino e pesquisa e problemas reais da indústria.
           nheiros internos.                          Somada aos interesses iniciais, havia a per-
             Mesmo com a contratação de estagiários ou  cepção de que os alunos estariam interessados e
           estabelecimento de programa de trainee, perma-  dedicados em função da mentalidade empresa-
           necia a necessidade de desenvolver engenheiros  rial e das condições do programa (figura 2).
           com visão de integração. Fazia-se necessário de-
           senvolver algum programa de capacitação para  A longevidade da solução

           complementação da formação dos Engenhei-  Para ambos os parceiros, a longevidade do
           ros. A saída pensada foi a constituição do PEE.  programa era fundamental. Manter ativo um
           Com um objetivo arrojado de consolidar apren-  mecanismo que parecia funcionar muito bem
           dizados de quatro anos em 18 meses, a Embraer  atendendo  a  ambos  os  lados  e  contribuindo
           iniciou sua jornada na formação in Company.  com a sociedade, necessitou de especial atenção.
                                                    As turmas foram dimensionadas em função da
           A parceria                               demanda da empresa, que tinha um  turnover
           A parceria foi a saída natural. Tendo um parcei-  natural que girava em torno de 2% em uma po-
           ro forte ao seu lado o programa decolaria e al-  pulação de 3.000 engenheiros.
           cançaria os objetivos inicialmente propostos: ser
           um programa com poder de atração de egressos  Construção do programa
           das mais renomadas escolas de engenharia, ca-  Na construção do programa aspectos como
           pitalizar no deslocamento de engenheiros para a  fundamentos básicos, disciplinas de interesse da
           região sudeste para trabalhar e morar nesta re-  empresa, integração entre as disciplinas, carreira
           gião e empregar pessoas que inicialmente viriam  dos  envolvidos  e  mecanismos  para  a  elabora-
           para continuar evoluindo em sua formação.  ção das dissertações, foram avaliados. A divisão
             O parceiro escolhido foi o Instituto Tecno-  em fases, as disciplinas em sequência buscando
           lógico de Aeronáutica - ITA. Uma instituição  o entendimento da integração e as fases finais
           pública, cuja vocação é evoluir a indústria aero-  de projeto davam um todo coerente com o am-
           náutica no Brasil, com sólidos conhecimentos  biente de desenvolvimento de produtos (fig. 3).

                                                                                             Figura 2.
                                                                                             Parceria na
                                                                                             evolução do
                                                                                             aluno























           julho/agosto/setembro                                                                            19
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