Page 14 - Revista EAA - Edição 82
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL



                                                                       po de simulação). Para melhorar ainda mais a
                                                                       fidelidade e variedade de modelos de sensores, a
                                                                       equipe de VTD está trabalhando com os fabri-
                                                                       cantes de sensores líderes mundiais como Leica
                                                                       e NovAtel (parte da Hexagon).
                                                                       Ambiente de condução em 3D

                                                                       Um ambiente virtual 3D pode ser gerado a par-
                                                                       tir do Vires ou do mapeamento de rodovias re-
                                                                       ais. Criar um ambiente dentro do Vires é mais
                                                                       flexível dando máximo controle aos mínimos
                                                                       detalhes, enquanto a geração do ambiente 3D a
                                                                       partir de medições (lidar/câmeras) é mais realis-
                                                                       ta e muito mais rápida. Com a nova plataforma
                                                                       de mapeamento desenvolvida pela Leica Pega-
          Figure 4: Portfólio   sistema de suspensão bem correlacionado. Sem  sus do Grupo Hexagon e sua integração com o
          completo de         mencionar que o estudo de conforto se tornará  Vires, espera-se que os engenheiros acelerem a
          simulação e testes   ainda mais crítico dentro do desenvolvimento de  “digitalização de rodovias” com um fator de 20
          de condução
          autônoma do         veículos autônomos para que os passageiros não  vezes em um futuro próximo.
          Grupo Hexagon       sintam enjoos enquanto leem suas revistas pre-
                              diletas ou trabalham em um laptop.       Cenários e gerenciamento de dados
                                                                       Com milhões de cenários a serem avaliados em
                              Sensores e modelo de sensores            cada etapa do desenvolvimento do veículo au-
                              O VTD possui uma série de sensores virtuais  tônomo, simplesmente não há como gerenciar
                              que replicam os sensores físicos utilizados em  todos esses componentes manualmente. E, de
                              veículos autônomos: câmeras (incluindo as in-  fato, a Intel calcula que são gerados 1 Petabyte
                              fravermelhas), lidar, radares e sensores ultrassô-  de dados a cada dia por um veículo autônomo.
                              nicos. Cada sensor pode ser representado em di-  É então que o SimManager, a plataforma de ge-
                              ferentes níveis de fidelidade, desde reproduzir o  renciamento de simulações da MSC, entra em
         Figure 5. Criando    raio laser sendo refletido em superfícies ásperas  cena para armazenar os dados gerados e organi-
         um ambiente Virtual   até uma simples captura de sensores básicos (a  zá-los facilmente para facilitar o acesso em qual-
         3D no VTD            fim de obter o máximo aproveitamento do tem-  quer estágio. Com os dados bem organizados,






























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