Page 19 - Revista EAA - Edição 82
P. 19

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL    ESPECIAL



           aplicações nos Estados Unidos e na Europa e em  em vários países, em projetos que a Meritor está
           outros países. Ver exemplo de aplicação em ca-  trabalhando nas diferentes aplicações e protó-
           minhões médios nos Estados Unidos na figura 4  tipos com fabricantes de veículos comerciais e
           com eixo elétrico 14Xe caminhão médio (PBT =  ônibus, assim como aplicações especificas, que
           12.000 kg) com motor elétrico de 200 kW confi-  incluem movimentação de carga em terminais
           gurado com baterias para 160 km de autonomia.  portuários, a Meritor do Brasil tem a vantagem
             Estes protótipos iniciais têm como objetivo  em poder estender os conhecimentos adquiri-
           principal avaliar as aplicações de distribuição em  dos para aplicações no Brasil.
           áreas metropolitanas quanto ao desempenho e   São grandes os desafios globais em desenvol-
           comportamento do veículo, a operação, a manu-  ver tecnologias do sistema e de infraestrutura,
           tenção e disponibilidade do veículo, e a relação  mas no lado positivo as vantagens e oportunida-
           custo-benefício.                         des da eletrificação são importantes principal-
             Na estratégia da Meritor, a arquitetura do sis-  mente para as grandes áreas metropolitanas na
           tema elétrico incorpora três componentes-cha-  redução das emissões. O Brasil tem vantagens
           ves: 1) sistema do motor elétrico, caixa de trans-  potenciais para a eletrificação automobilística e
           missão, eixo motor, freios e software de controle  comercial com base na geração de energia limpa
           da caixa de transmissão; 2) controle de potência  e geração de energia renovável, assim como pos-
           e acessórios dos subsistemas; 3) bateria e sistema  suímos reservas minerais com matéria-prima
           de gerenciamento da energia.             importantes para a mobilidade elétrica.   n

             No Brasil, dois projetos em andamento com
           a Meritor do Brasil, um para caminhão médio   * Carlos Eduardo Pinotti é diretor sênior de
           de distribuição local com fabricante de cami-  Engenharia de Transmissão Traseira da Meritor,
           nhões e outro para ônibus com empresa fabri-  Inc. Troy, MI, EUA e Membro do Comitê de
           cante. Com as experiências em desenvolvimento   Powertrain da SAE COMVEC, EUA













    192 HORAS DE CONTEÚDO
    SOBRE MOTORES



    Se você está buscando se aperfeiçoar e se destacar na área de Motores,
    participe!

    O Curso Modular SAE BRASIL em Motores conta com uma programação
    de 12 módulos, que serão abordados por doutores e pro ssionais no
    assunto, conferindo um diferencial qualitativo à capacitação.

              AGENDA:
              De 03 de agosto de 2019  a 18 de julho de 2020
              Aulas aos sábados!
              Horário: 8h às 18h


    Associados SAE BRASIL têm desconto. Aproveite!


    PARA MAIS INFORMAÇÕES
    (11) 3287-2033 ramal 223 | cursos@saebrasil.org.br                                                      19
           abril/maio/junho
    portal.saebrasil.org.br/educacao-continuada/agenda/ano/2019
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24